quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Números
Naomi Campbell num Hospital do Brasil
Prozac
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Papa Bento XVI
AFP
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Aquilino Ribeiro
Contos
- A Filha do Jardineiro (1907)
- Jardim das Tormentas (1913)
- Valeroso Milagre (1919)
- Estrada de Santiago, onde se inclui O Malhadinhas (1922)
- Quando o Gavião Cai a Pena (1935)
- Arca de Noé I, II e III (todos de 1963)
- Sonhos de uma Noite de Natal (1934)
Romances e Novelas
- A Via Sinuosa (1918)
- Terras do Demo (1919)
- Filhas da Babilónia (1920)
- Andam Faunos pelos Bosques (1926)
- O Homem que matou o Diabo (1930)
- A Batalha sem Fim (1932)
- As Três mulheres de Sansão (1932)
- Maria Benigna (1933)
- Aventura Maravilhosa (1936)
- S. Bonaboião, Anacoreta e mártir (1937)
- Mónica (1939)
- O Servo de Deus e a Casa Roubda (1941)
- Volfrâmio (1943)
- Lápides Partidas (1945)
- Caminhos Errados (1947)
- O Arcanjo Negro (1947)
- Cinco Réis de Gente (1948)
- A Casa Grande de Romarigães (1957)
- Quando os Lobos Uivam (1958)
- Casa do Escorpião (1963)
- O Romance da Raposa (1959)
E. S. C. - Projecto Leituras Acordadas
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
O Lançador Iraniano
O Trabalho faz mal à saúde
Fonte: Jornal Público de 8 de Fevereiro 2008
R.A.C.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Madonna
Um livro para descobrir a rainha da música pop.
Quem é que, no começo dos anos 70, ouvia no carro do namorado a cassete do álbum de David Bowie Ziggy Stardust and the Spiders from Mars?
Quem é que colecionava apaixonadamente os 45 rotações da Motown?
Quem é que se revia no canto e na pose da vocalista dos Blondie, Debbie Harry? A resposta é sempre a mesma: Madonna foi esse vulcão pop que surgiu nos primeiros anos da década de 80, por assim dizer sugando as mais diversas referências e influências, umas iminentemente musicais, outras ligadas à arte da pose e da imagem.
Daí duas significativas consequências: por um lado, somos levados a compreender que, para além dos efeitos de moda ou das estratégias de marketing, a obra de Madonna possui uma dimensão eminentemente pessoal, por vezes confessional (releiam-se os poemas do álbum American Life de 2003); por outro lado, a sua trajetória e, em particular, o seu intransigente individualismo são inseparáveis das transformações do papel social das mulheres nas últimas duas décadas.
Fonte: Jornal Diário de Notícias
João Lopes
(fotos tiradas da net)
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Heath Ledger
Vídeo que relaciona Ledger com drogas não será emitido
(foto da net)
Fonte: Diário de Notícias
Heath Ledger morreu de overdose acidental. (foto da net)
Fonte: Jornal METRO
Nicole Kidman
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Maria da Escócia é decapitada
"Então o qué a História?/ Bem, corpos./E o que é que a Arte?/ Um corpo que perdeu a cabeça". Aconteceu com a cabeça de Maria Antonieta e aconteceu com a cabeça de Maria Stuart, decapitada em 1587 por ter conspirado para assassinar a prima Elisabeth. Mais do que uma cabeça coroada, Maria da Escócia é uma cabeça decapitada: é esse o lugar dela na História e também é esse o lugar dela na arte, como escreveu o poeta Joseph Brodsky em 20 Sonnets to Mary Queen of Scots. Houve outros artistas que se interessaram por ela: Schiller escreveu uma tragédia, Schumman compôs um ciclo de canções, Donizetti estreou uma ópera e Ford realizou um filme ( arainha dele foi Katharine Hepburn). Não é tudo: ainda este ano vamos ver Scaarlett Johansson neste papel, dirigida por Philip Noyce. Coroada quando tinha apenas seis dias, na sequ~encia da morte do pai, Maria Stuart foi educada na corte francesa e só regressou à Escócia para asumir o trono depois de ter perdido o primeiro marido, o rei FranciscoII de França. Era rainha dos escoceses mas queria ser mais do que isso: a partir de 1565, Maria da Escócia fez tudo o quepôde para garantir que ocuparia o trono Inglês assim que a prima, Elisabeth, morresse. A nobreza escocesa não lhe perdoou o terceiro casamento e prendeu-a até ela abdicar em favor do filho. Em 1568, conseguiu fugir para Inglaterra, onde a prima a colocou em prisão domiciliária por suspeitar do envolvimento de maria Stuart em várias conspirações.
19 anos depois, Maria era condenada à morte e decapitada por traição. O filho, James VI da Escócia, aceitou pacificamente a morte da mãe-e também foi pacificamente que subiu ao trono de Inglaterra em 1603, sucedendo à eterna rival de maria stuart. O corpo dela está onde estão os corpos que fizerama história de Inglaterra: em Westminster.
Fonte: Jornal Público
I.N.
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
Ciência
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
Miguel Torga
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Quadras de amor...II
Quadras de amor...I
Quadras de Amor...
Porque mais ridículo que uma carta de amor
È ter vivido sem nenhuma
Ao longo de toda a vida de dissabor.
Susana Ferreira
Sonhei contigo esta noite
Vi-te linda bela e nua
Pelas janelas do quarto
Envolvida em raios de lua
Manuel Martins
Meu amor tu és tão linda
Mais linda que um botão de rosa
Mas vou acaber a quadra
Porque não tenho mais prosa
António Fernandes
Amo-te, sei que te amo
E, no dia dos namorados
Didico-te esta quadra
Em perdão dos meus pecados
Célia Ruas
Amor é sentirmo-nos seguros
No calor de um simples abraço
Querer dar sem receber e encontrar aquele espaço
Em que nos sentimos simplesmente...realizados.
Célia Cristina
Palavras que se dizem no olhar
Um desejo irresistível de estar e de sentir,
Corações em plena sintonia, a palpitar,
È o amor, o sentimento mais puro que nos faz sorrir!
Célia Cristina Amador
Quem foi São Valentim?
No entanto, Valentine um bispo romano,continuou a celebrar casamentos, mesmo após esta proibição. As cerimónias eram celebradas em segredo. Claudius II viria a descobrir esta prática e Valentine foi preso e condenado à morte. Enquanto esteve preso, muitos jovens atiravam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.
Conta a lenda que também Valentine viria a ser tomado pela seta do Cupido. Asterius, uma jovem cega, filha do carcereiro, conseguiu permissão do pai para visitar Valentine e os dois acabaram por se apaixonar. A força do seu amor fez com que, milagrosamente, Asterius recuperasse a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem, onde assinava "do seu Valentine", expressão ainda hoje utilizada.
Valentine viria a ser decapitado a 14 de Fevereiro de 270 d. C.
Há também quem defenda que o costume de enviar mensagens amorosas neste dia não tem qualquer ligação com o Santo, datando da Idade Média, quando se pensava que o dia 14 de Fevereiro assinalava o príncipio da época de acasalamento das aves.
Na Roma antiga, Fevereiro era o mês oficial do ínicio da Primavera e era entendido como um tempo de purificação. Dia 14 de Fevereiro era dedicado à deusa Juno, que era para os romanos, a deusa das mulheres e do casamento e no dia 15 de Fevereiro iniciava-se o festival Lupercalia, dedicado ao amor e à juventude. Na véspera eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. No decorrer da festa sorteavam-se os nomes dos apaixonados, com cada rapaz a retirar um nome. Essa seria a sua namorada durante o tempo que durasse o festival. Muitas vezes estes casais apaixonavam-se e acabavam por se casar.
Em 494, o Papa Gelásio I proibiu e condenou esta festa pagã. Há quem defenda que a Igreja Católica optou por celebrar o Dia de São Valentim nesta data para cristianizar estas celebrações pagãs.
Charles, o duque de Orleães, terá sido no século XV, o primeiro a utilizar cartões de São Valentim enquanto esteve aprisionado na Torre de Londres, após a batalha de Azincourt, em 1415. Por altura do São valentim, terá enviado vários poemas e mensagens de amor à sua mulher, que se encontrava em França.
Durante o século XVII tornou-se costume os apaixonados escreverem poemas às suas almas gémeas, mas só em 1840, em Inglaterra, é que as mensagens de São Valentim passam a ser enfeitadas com fitas de tecido e papel especial, com expressões que ainda hoje nos são familiares, como "Would you be my Valentine?".
Por: Vânia Vieira