segunda-feira, 31 de março de 2008

Lourdes

150 anos de milagres
Lourdes está em festa até 8 de Dezembro de 2008. A comemoração dos 150 anos da primeira aparição de Imaculada Conceição a Bernardette Soubinours é o motivo das celebrações. O dia 11 de Fevereiro de 1958 marcou a história de uma pequena vila francesa e a vida de uma criança de 14 anos. Bernardette Soubinours contou que foi visitada 18 vezes pela imagem de Imaculada Conceição, entre 11 de Fevereiro e 16 de Julho de 1858, nas grutas de Massabielle, onde hoje é o santuário de Lourdes e estão edificadas a basílica e a moderna Igreja de Santa Bernardette.
As comemorações já começaram em Dezembro de 2007, mas prolongam-se até Dezembro do presente ano. O Santuário tem preparado um amplo programa de formação e divulgação do sentido teológico, devocional cultural para esta marcante data.
A pequena cidade situada no coração dos Pirinéus recebe, por ano, de mais de 140 países, cerca de seis milhões de visitantes, muitos deles doentes que esperam ser curados pelas águas da nascente da gruta de Massabielle.
Lourdes, hoje, é mais do que um lugar de espiritualidade. Com o crescimento do número de visitas, a cidade transformou-se num centro cosmopolita, com um património cultural e natural muito rico, que se adaptou à evolução turística e espiritual, oferecendo inumeros serviços e estruturas aos seus visitantes.
A cidade é conhecida pelas suas peregrinações e milagres, mas agora a fama estende-se ao turismo, pela sua privilegiada localização. É um ponto de partida ideal para sair á descoberta das montanhas dos Pirenéus e oferece condições para a prática de diversos desportos.
A grande oferta de actividades, turísticas ou de âmbito religioso, leva a que Lourdes tenha que albergar milhões de visitantes. Para, isso, na região, existem mais de 230 hotéis, fazendo com que seja considerada a segunda região hoteleira de França. Só a capital, Paris, consegue ultrapassar a cidade de Loudes.
Fonte: Jornal Sexta
29 de Fevereiro de 2008
(fotos da net)

domingo, 30 de março de 2008

No Passado 14 de Dezembro de 1911


Amundsen é o primeiro a chegar ao Pólo Sul


9 de Setembro de 1910. O explorador norueguês Roald Amundsen está na Madeira há três dias. Todos pensam que o arquipélago Português é um ponto de paragem na caminhada para chegar ao Pólo Norte, mas nessa altura já Amundsen tinha recebido a notícia do sucesso de Robert Peary no Ártico. Nessa noite, o aventureiro chamou toda a tripulação e comunicou-lhe o que apenas o irmão já sabia: o destino da viagem era o Pólo Sul. Foi também da Madeira que Amundsen enviou um telegrama para o rival Inglês Robert Scott, cuja expedição tinha sido anunciada em Setembro de 1909. " Lamento informar Fram a caminho da Antártida", dizia o telegrama enviado a Scott. Fram era o nome do navio de Amundsen.
Iniciava-se então uma das corridas mais emblemáticas do início do século passado. Por sorte ou melhor planeamento, Amundsen seria o primeiro a chegar. Eram três da tarde de 14 de Dezembro de 1911, quando o explorador e mais quatro homens chegaram ao pólo. Lá cravaram uma bandeira norueguesa e uma carta para Scott, qua a veria um mês depois a 18 de Janeiro. A notícia da façanha de Amundsen só conhecia a 7 de Março de 1912, quando finalmente conseguiu comunicar com o irmão.
Scott não chegaria a explicar as razões do seu fracasso, porque morreu durante uma tempestade, na viagem de regresso ao acampamento-base.
Fonte: Jornal Público P2
H.D.S.
(foto da net)

Portugueses ainda aderem pouco


Terapias não convencionais. Apenas 15,5% dos inquiridos na sondagem do DN revelaram já terem utilizado estas técnicas.
Apesar de apenas 15,5 por cento dos inquiridos na sondagem da Marktest para o DN ea TSF assumirem já terem recorrido a algum tipo de terapia não convencional ( como a acunpuntura, o yoga, a meditação, as massagens orientais, o reiki ou os programas de auto-ajuda, entre outros), a verdade é que a maioria da população mostra já bastante abertura e receptividade em relação a estas terapias.
Talvez a percentagem de utilizadores aumentasse considerávelmente se elas fossem reconhecidas pelo serviço nacional de saúde ( um desejo manifestado por 82,3 por cento dos inquiridos no estudo de opinião) e, mais ainda, se fossem comparticipadas (o que agradaria a 84,4 por cento dos inquiridos).
As mulheres, com 88,6 por cento de respostas afirmativas, são as grandes defensoras de um esforço do Estado nesta matéria.
Os custos associados a estes tratamentos poderão explicar o facto de grande parte dos que as utilizaram pertencerem à classe alta ou média alta. Na classe mais alta, 26,5 por cento responderam ter já utilizado estas técnicas, contra uns magros 10,7 por cento na classe economicamente mais desfavorecida.
As terapias não convencionais são igualmente apreciadas por homens e mulheres, embora a percentagem de utilizadores seja ligeiramente superior entre o sexo feminino, com os homens a aderirem ainda ainda de forma algo tímida.
Os mais velhos (cidadãos a partir dos 55 anos) mostram-se, naturalmente, mais reticentes em recorrer às terapias não convencionais. Apenas 9,8 por cento dos inquiridos responderam ter já utilizado alguma destas técnicas.
Da mesma forma, é fácil ver que é nas regiões mais industrializadas e populosas ( zona Grande Porto, da Grande Lisboa e o Litoral Centro) que elas têm mais adeptos. No outro Pólo está o Interior Norte.

Perguntaram num inquérito :

Já recorreu a alguma terapia alternativa, ou não convencional, como a acupuntura, o ioga, entre outros?

0,2% Não sabe
15,5% Sim
84,2% Não

Gostaria que algumas terapias alternativas fossem reconhecidas pelo serviço nacional de saúde?

82,3% Sim
8,2% Não
9,6% Ns/Nr

Gostaria que algumas terapias alternativas fossem comparticipadas?

84,4% Sim
7,8% Não
7,8% Ns/Nr

in: Diário de Notícias
M.J.C.
(foto da net)

sexta-feira, 14 de março de 2008

Arqueologia

Múmias de guerreiros incas jazem sob avenida de Lima
Um cemitério com 475 corpos mimificados de guerreiros incas foi encontrado acidentalmente em Lima, capital do Peru. O achado foi comunicado, por um capataz de obras que trabalhava no alargamento da Avenida Javier Prado, segundo noticiou o diário El Mundo.
Após escavar a via, os operários extraíram vários crâneos e restos de ossos humanos. No dia seguinte, uma equipa de paleontólogos foi para o local, recuperando 475 múmias, que se somam às 1836 que já haviam sido descobertas naquela zona, entre 1999 e 2001.
472 anos. As provas laboratoriais revelaram que os cadáveres eram todos de homens, com idade entre os 18 e os 22 anos, que terão falecido em 1536. Foi precisamente neste ano que Manco Inca Yupanqui se rebelou contra Francisco Pizarro, erguendo um cerco à volta das colónias hispânicas de Lima e Cuzco.
Fonte: Jornal Meia Hora
(foto da net)

A felicidade tem forma de U


A felicidade tem forma de U

Um estudo envolvendo dois milhões de pessoas em 80 países, incluindo Portugal, constatou um padrão mundial extraordinariamente consistente nos níveis de depressão e felicidade que torna a meia-idade o período mais problemático da vida. O trabalho, realizado por investigadores da Universidade de Warwick e do Dartmouth College, nos EUA, com o título " Terá o bem-estar a forma de U no ciclo da vida?", será em breve publicado na revista Social Science & Medicine, a publicação de ciências sociais mais citada em todo o mundo. Os cientistas constataram que os níveis de felicidade têm a forma curva de um U, com o ponto mais alto no início e final da vida e o mais baixo na meia-idade. Muitos estudos anteriores do decurso da vida sugeriam que o bem estar psicológico se mantinha relativamente estável e consistente com o avançar da idade.
Nos EUA encontraram uma diferença significativa nos dois géneros, com a infelicidade a atingir o pico por volta dos 40 anos nas mulheres e dos 50 nos homens. Os dois autores - os professores Andrew Oswald, da Universidade de Warwick, e David Blanchflower, do Dartmouth College - consideram que o efeito da curva em U tem origem no interior dos seres humanos, já que encntraram sinais de depressão no meio da vida em todos os géneros de pessoas, independentemente de terem crianças em casa, de divórcios, mudanças de emprego, ou rendimento, ou dos níveis de educação.

Fonte: Jornal Diário de Notícias
(foto da net)

domingo, 9 de março de 2008

Galápagos

Lobos-marinhos massacrados

Cinquenta e três lobos-marinhos, uma espécie protegida, foram massacrados nas ilhas Galápagos, a mil quilómetros da costa do Equador, anunciaram os responsáveis pela reserva natural.
Os cadáveres dos animais foram descobertos num estado avançado de decomposição, com fracturas no crânio, na ilha de Pinta, declarou Victor Carrion, um dos responsáveis do Parque Nacional das Galápagos. " As razões para este massacre de lobos-marinhos, entre os quais 13 pequenos, são ainda desconhecidas, porque os corpos não foram mutilados", acrescentou.
Este mamífero, do qual existem muitas espécies nas Galápagos, é particularmente procurado na
Ásia, onde a pele e o sexo do macho são considerados afrosidíacos.
Foi apresentada queixa e aberta uma investigação.


Fonte: Jornal de Notícias
(foto da net)

Comportamento

Ande menos distraído

Às vezes é impossível não andar tão preocupado, que nem sobram olhos nem coração para o que se passa á nossa volta. Um estudo americano pegou em 20 seminaristas católicos e pediu-lhes um trabalho sobre a parábula do Bom Samaritano, o homem que pára no caminho para ajudar um pobre na berma da estrada.
Depois colocou no precurso que os alunos tinham de fazer um sem abrigo, e filmou a cena. Apesar do tema de trabalho ser a compaixão, nenhum daqueles rapazes parou para perguntar ao infeliz se precisava de alguma coisa. Estavam tão concentrados na compaixão, que não tinham tempo para a praticar.
Fonte:Jornal Destak
(foto da net)

Pablo Picasso

Espanhol Pablo Picasso é o pintor favorito dos ladrões

ARTE O pintor espanhol Pablo Picasso encabeça o top 10 dos artistas mais cobiçados pelos ladrões: nenhum autor vivo ou morto tem tantas obras roubadas ou desaparecidas como ele. De acordo com a lista da empresa Art Loss Register (ALR), actualizada anualmente, o espanhol é o líderda lista e tem uma enorme e trágica vantagem em relação ao segundo posicionado. Picasso tem 693 obras roubadas, mais 305 do que Joan Miró e mais 327 que o terceiro, Marc Chagall.
Além dos roubos, a lista da Art Loss Registar inclui também as obras recuperadas que, a avaliar peos números, não são muitas. Os números foram divulgados pelo Jornal "El Mundo": por exemplo, das 693 obras de Picasso roubadas, 572 continuam em paradeiro desconhecido. É o caso de "Cabeça de Cavalo" (1962) e "Copo e Jarra" (1944), ambas roubadas em PfaeffiKon (Suíça) no início de Fevereiro e das quais não voltou a saber-se nada.
Pintores sofrem mais
A ALR obteve alguns êxitos, com a recuperação, em 1997 e 1999, de naturezas mortas de Manet e Cézanne, roubadas em 1977 e 1978, e também o resgate, há dois anos, do quadro "Mulher de Branco Lendo um Livro ", de Picasso, roubado em 1940. Da lista, sabressaem alguns pormenores como o facto de os pintores sofrerem mais roubos do que os escultores e de os artistas contemporâneos serem mais roubados que os clássicos. Para ambas as tendências há uma explicação: a primeira tem a ver com o volume e o peso das obras, a segunda com o facto de os quadros dos antigos mestres estarem sobretudo expostos em museus públicos, mais protegidos.

Fonte: Jornal Metro (Lusa) (Fotos da net)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Pamela Anderson

Até na cama usa saltos altos

A eterna musa de Marés vivas, Pamela Anderson, revelou que adora sentir-se sensual e, por isso até no quarto tem por hábito usar sapatos de salto alto. "O meu pior hábito é usar saltos agulha para dormir, algumas pessoas não gostam de ser picadas ", admitiu a bombástica loura de 40 anos, que neste momento está a divorciar-se do seu terceiro marido, Rick Salomon, o ex-namorado de Paris Hilton, que ficou famoso por divulgar o vídeo caseiro onde aparece a ter sexo com a socialite.

Fonte: Jornal Público P2

Pamela pede anulação do casamento

Vai ser tão bom, não foi? A actriz Pamela Anderson veio pedir a anulação do seu casamento com Rick Solomon, alegando que o mesmo foi uma "fraude". A canadiana esteve casada durante dois meses, tendo-se depois separado por, segundo ela, "diferenças irreconciliáveis". Solomon é o terceiro marido de Anderson, depois de Tommy Lee e Kid Rock. Solomon, mais conhecido por ter sido o parceiro de Paris Hilton num vídeo erótico de 2003 (divulgado por ele com o título "Uma noite em Paris"), foi casado antes com as actrizes Shannen Doherty e Elizabeth Daily.


Fonte: Jornal Global

Escrito na Pedra

"Acontece com os livros o mesmo que com os homens, um pequeno grupo desempenha um grande papel".

Voltaire, (escritor e filósofo francês 1694-1778)

"Todas as religiões se baseiam no medo de muitos e na esperteza de poucos".

Stendhal, (escritor francês 1783-1842)

"Nada conspira quem nada ambiciona".

Sófocles, (dramaturgo grego. 496 a.C.?- 406 a.C.)

"Há homens que já nascem póstumos".

Friedrich Nietzsche, (filósofo alemão 1844-1900)

"Para mim, o maior dos suplícios seria estar sosinho no Paraíso".

Johann Wolfgang von Goethe, (escritor alemão 1749-1832)

"Qualquer criança me desperta dois sentimentos: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá vir a ser".

Louis Pasteur, (químico francês 1822-1895)

"A inovação é o que destingue o líder do seguidor".

Steve Jobs, (co-fundador e CEO da Apple Inc. (1955-)

"Queremos ser do nosso tempo e já estarmos ultrapassados".

Eugéne Ionesco, (dramaturgo romeno (1912-1994)

Fonte: Jornal Público

quarta-feira, 5 de março de 2008

Portugal

(foto da net)
País reciclou mais 94mil toneladas do que em 2006

Apesar do aumento de 26% Quercus garante que ainda há muito por fazer até atingirmos as metas comunitárias.
Os Portugueses reciclaram, no ano passado, mais 94mil toneladas de embalagens do que em 2006, de acordo com dados da Sociedade Ponto Verde. Apesar de se congratular com o aumento de 26%, para a Quercus ainda há muito por fazer para que o país cumpra as metas comunitárias que apontam para que, até 2011, sejam reciclados 55% dos resíduos colocados no mercado. No que toca ao tipo de materiais reciclados em 2007, as embalagens de plástico foram as que obtiveram um crescimento maior (34%), seguidas pelo papel e o cartão (32%). Em contrapartida, a reciclagem de vidro (13%) foi a que menos aumentou.
RECICLADAS 33396 Toneladas de embalagens de plástico em 2007
Mais 34% do que em 2007
O Centro de Informação de Resíduos da Quecus, considera que as campanhas da Sociedade Ponto Verde terão sido aquilo que influenciou os cidadãos a participarem cada vez mais na recolha selectiva. "Mas é preciso olhar para o futuro, de forma a ultrapassar-mos as metas para 20011", diz.
A fazer. Segundo o especialista, a generalização do sistema de recolha porta a porta e a procura de soluções para aumentar a reciclagem dos materiais menos recolhidos, como o vidro, são algumas das medidas que poderãoajudar a cumprir os objectivos. Sublinha-se ainda a necessidade de se "investir em novos tratamentos mecânico-biológicos, como a vermicompostagem, para melhor aprovitar os resíduos".
Por: Cristina Espada Jornal Meia Hora

Saber

(foto da net)
Isolado gene do vírus ébola

Investigadores da Universidade do Wisconsin conseguiram isolar o gene do vírus ébola que permite a sua reprodução. Com este passo, os cientistas contam a breve trecho avançar para a formulação de uma vacina contra esta doença que mata 80% daqueles que infecta. O vírus ébola tem oito genes mas apenas um - denominado VP30 - garante a sua reprodução. Quando é destacado, o vírus fica praticamente inerte, não conseguindo atacar as células do corpo onde normalmente se aloja. O estudo foi publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences Journal. Para testar o novo sistema em organismos vivos, os investigadores desenvolveram células de fígado de macaco que contém uma proteína que inibe o tal gene. Neste ambiente, o vírua ébola não consegue sair do núcleo de células onde se alojou, ou seja , não é capaz de replicar-se. mesmo depois de transferido para um ser humano, demonstrou ser inofencivo. Para obter provas mais concretas, os investigadores simularam dezenas de ciclos infecciosos e de réplicas, não tendo observado nenhuma possibilidade de reprodução do ébola sem o tal gene. A ideia é criar um ébola "biologicamente controlado", afirmou um dos autores. " O vírus geneticamente alterado não cresce em células anteriormente não infectadas".
Fonte: Diário de Notícias

terça-feira, 4 de março de 2008

Toxicodependência

(foto da net)
Toxicodependência depende em 60% de factores genéticos
« Os factores genéticos contribuem em 60% para a vulnerabilidade dos seres humanos ao vício», conclui Wei Liping, director do Centro de Bioinformática da Faculdade de Ciências de Vida da Universidade de Pequim, com base num estudo que prova a relação entre os genes e a toxicodependência.
A pesquisa, financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China, permitiu a descoberta de 396 genes relacionados com a dependência de drogas como a cocaína, o ópio, a nicotina e o álcool, o que pode abrir caminho para tratar o abuso dessas substâncias.
Os cientistas da Universidade de Pequim descobriram ainda a informação genética relacionada com a dependência e identificaram cinco trilhas biológicas comuns ao vício nas quatro substâncias.
Nem tudo depende da genética, no entanto, o estudo não é único, pois nos últimos anos tem-se verificado «um grande investimento nas neurociências e na genética para explicar as dependências», explica o presidente do Instituto da Droga e da Toxicodependência.
João Goulão reconhece que «este campo de investigaçãotem um grande potencial», mas receia « que se esqueçam outras condicionantes das dependências».
«Esta visão organicista pode vir a alimentar atitudes xenófobas», por se deduzir que as pessoas nascem com esta vulnerabilidade à dependência de algumas substâncias, desvalorizando aspectos como os sociais. Isso poderia levar a um desinvestimento nos actuais programas de recuperação.
Cocaína tem ganho maior visibilidade
Segundo o Relatório anual sobre a situação do país em matéria de Drogas e Toxicodependências, referente a 2006 e recentemente divulgado, a cannabis é a substância ilícita mais consumida em Portugal. No entanto, é a cocaína que tem vindo a ganhar maior visibilidade nos últimos anos.

In Jornal Destak
Por : Patrícia Susano ferreira

Maçãs previnem alguns cancros

(foto da net)
A maçã Bravo Esmolfe e outras autóctones das beiras são as mais indicadas para prevenir alguns cancros e doenças cardiovasculares, segundo um estudo encomendado pela Cooperativa Agrícola de Mangualde. O trabalho científico vai dar origem a um livro e a uma campanha promocional do fruto. Segundo o trabalho do Instituto Superior de Ciências da Saude Egas Moniz, as espécies naturais da região fazem melhor à saúde do que outras variedades mais plantadas e que dominam o mercado. Maçãs Bravo Esmolfe, Malápio Fino, Malápio da Serra ou Pêro Pipo têm muito maior concentração de compostos activos e elevado poder antioxidante.
in: Jornal Meia Hora

Velhos são os Trapos

(foto da net)


Neste mundo é assim: uma vez rainha,para sempre rainha. E esse o caso da diva italiana Sofia Loren.
A actriz nascida em Roma, mas criada em Nápoles, foi uma das grandes estrelas do Carnaval 2008 de Santa Cruz, em Tenerife, na vizinha Espanha, e, como tal, foi recebida pelos foliões com toda a pompa e circunstância. Sofia, essa, continua a mostrar que a beleza não tem idade.
in: Jornal Meia Hora