terça-feira, 22 de abril de 2008

As Cidades da Devoção

ISLÃO
1. MECA
Arábia Saudita

Um muçulmano deve virar-se na sua direcção sempre que se ajoelha para cumprir cada uma das cinco orações diárias. Meca, a cidade mais santa do islão, berço do profeta Maomé, fica na Arábia Saudita – tal como Medina, a segunda mais santa. É aqui que devem peregrinar todos os muçulmanos, pelo menos uma vez na vida, se as condições económicas e de saúde o permitirem. Os fiéis do islão baseiam a sua fé na crença de um deus único (Alá) e nos ensinamentos do Alcorão, o livro sagrado que reúne os ensinamentos revelados ao profeta. As autoridades sauditas estimam que anualmente três milhões de pessoas visitam Meca. Uma concentração de multidões que, não raras vezes, acaba em tragédia.Só em 2006 morreu mais de 300 pessoas. Para impedir situações caóticas, as autoridades sauditas estabeleceram um regime de quotas de peregrinos por país de origem. A força e a beleza destas cerimónias passam pela concentração de pessoas de todas as classes e raças, vestidas com as mesmas vestes brancas de algodão. O islão conta, actualmente, com mais de mil milhões de crentes.

2. NAJAF
Iraque

Para os muçulmanos xiitas a cidade de Najaf é das mais importantes no seu roteiro religioso, porque aí foi sepultado Ali, primo e genro de Maomé e aquele que os xiitas sempre consideraram que devia ter sido o seu sucessor.
Também em solo iraquiano, na cidade de karbala, existe uma mesquita com o túmulo de Hussein Bin Ali, neto de Maomé. As divergências entre xiitas e sunitas, que se mantêm acesas até hoje, advêm desse momento histórico de sucessão de poderes no século VII. Os xiitas representam um décimo dos muçulmanos, concentrando-se, maioritariamente, no Irão e no Iraque.

CRISTIANISMO

3.
ROMA
Itália

O local que alberga o túmulo do apóstolo São Pedro, aquele a quem Jesus terá confiado a chave e a orientação da Igreja católica, é considerado o templo mais sagrado do cristianismo. A Basílica de São Pedro foi implantada no Vaticano há cerca de 500 anos, sendo local de peregrinação anula de milhares de cristãos ou simples turistas. É da janela dos seus aposentos, mesmo ao lado da Basílica, que o Papa, chefe da Igreja Católica, se dirige aos crentes e ao mundo. No seu interior, bem como nos circundantes museus do Vaticano, encontram-se inúmeras obras de artistas do renascimento, como a escultura La Pietà, de Michelangelo, e o baldaquino de Bernini. A Basílica acolhe também a sepultura de muitos Papas.

4. JERUSALÉM
Israel/Palestina

Na cidade sagrada de Jerusalém desembocam os caminhos das três principais religiões monoteístas do mundo: cristianismo, islão e judaísmo, transformando-a num local místico, mas palco de eternos conflitos políticos e religiosos. Aqui, os cristãos acreditam que Jesus Cristo entrou, foi julgado, condenado e crucificado. Por isso, os locais de culto a visitar são a Basílica da Natividade e a Basílica do Santo Sepulcro, onde o seu messias nasceu e morreu. Para os Judeus, Jerusalém simboliza três mil anos de história, desde o templo de David e Salomão. O muro das lamentações, junto ao qual os crentes se ajoelham para rezar, é o local mais sagrado do judaísmo, pois aí está o que resta do primeiro templo erguido para nele abrigar a Arca da Aliança que continha as duas Tábuas da Lei confiadas por Deus a Moisés. No local onde se ergueu o templo, paredes meias com o muro das lamentações, existe a Mesquita de Al – Aqsa, local onde o profeta do islão terá ascendido ao céu num cavalo.


5. ISTAMBUL
Turquia

A Basílica de Santa Sofia, na antiga cidade de Constantinopla – hoje Istambul, Turquia -, um dos locais mas importantes na história da Igreja Ortodoxa e destino maior de peregrinação. Construída durante o império bizantino, no século VI, para servir de catedral, foi 900 anos mais tarde convertida numa mesquita, tendo-lhe sido acrescentados quatro minaretes.
Actualmente, a catedral encontra-se transformada num museu, continuando a ser considerada um local especial para o mundo da ortodoxia. Ao contrário da Igreja Católica, na vertente ortodoxa do cristianismo, não há apenas um líder religioso máximo na hierarquia. Por isso, para além do patriarca de Constantinopla, com destaque para o de Moscovo.

SIKHISMO

6.AMRITSAR
Índia
Com barbas longas e turbantes a cobrir a cabeça, os sikhs têm como principal local de culto o Templo Dourado, situado em Amritsar, no estado indiano de Punjabe. Esta que é considerada a quinta religião do mundo foi fundada pelo guru Nanak no século XVI, e resulta de uma tentativa de sincretismo entre o hinduísmo e o islão. À entrada deste recinto ladeado por muros brancos, os crentes descalçam-se. Banham-se depois nas águas do lago da imortalidade e rezam. Os fiéis do sikhismo crêem num deus único e baseiam os seus comportamentos na disciplina e na moderação. Em todo o mundo, estima-se que existam cerca de 23 milhões de crentes, concentrados sobretudo na Índia, mas também em comunidades, emigrantes no Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

XINTOÍSMO

7.
ISE JINGU
Japão
Os santuários do xintoísmo estão espalhados por centenas de cidades e aldeias do Japão, mas Ise Jingu, na cidade de Ise, província japonesa de Mie, é o lugar mais querido para os crentes japoneses por estar mais ligado à casa imperial. Aí rumam anualmente milhões de fiéis para orar e se refrescar espiritualmente, embora a sua peregrinação ao local não seja imperativa para os fiéis, como o é, por exemplo, Meca para os muçulmanos. Aí se desloca também a família imperial, em ocasiões importantes, e aí se celebra a designação de um novo imperador. A importância espiritual e histórica do local é grande para a maioria dos japoneses que professa esta religião mais voltada para crenças e práticas que para os dogmas e regras morais.

HINDUÌSMO

8. BENARES
Índia

Todos os anos, milhões de hindus abeiram-se do rio Ganges, para aí se banharem e orarem com o objectivo de se purificarem dos seus pecados. Em Benares, na cidade indiana mais sagrada do hinduísmo, ergue-se o templo de Vishwanath, considerado o mais emblemático e motivo de peregrinação dos crentes. É uma das religiões mais numerosas do mundo. Tendo-se expandido muito para além da Índia e contando actualmente com quase mil milhões de fiéis, o hinduísmo é também a mais antiga. Baseia-se em escritos religiosos produzidos ao longo dos séculos, embora abarque práticas, crenças e filosofias distintas.

BUDISMO

9.
BODH GAYA
Índia

Neste local sagrado para o budismo, todas as suas correntes prestam culto a Buda. Naquele que é considerado o templo mais importante para todos os fiéis desta confissão, situado em terras indianas, os crentes rezam, fazem oferendas e meditam. É a este local místico, onde Buda – que nasceu príncipe indiano – terá recebido a iluminação, que milhares de fiéis peregrinam, mais precisamente para visitar o templo Mahabodhi. É um espaço de liberdade, universal, que dispõe de inúmeros locais de oração e mosteiros onde os peregrinos se podem instalar durante a sua estadia.

TEMPLOS MARIANOS

10.
LURDES
França

É hoje um dos santuários marianos mais emblemáticos do culto a Nossa Senhora, a par de Fátima. A igreja Católica acredita que aí a Virgem Maria, envolta em vestes brancas, apareceu em 1858 numa gruta a uma jovem chamada Bernardette Soubirous, trazendo um apelo à conversão através da oração e da penitência. Aliás, essa terá sido também a mensagem transmitida pela Virgem em Fátima aos pastorinhos. Após o encontro coma Virgem, Bernardette entrou para um convento, tendo sido canonizada 75 anos mais tarde (em 1933) depois de o Vaticano ter dado como provadas as suas virtudes e os milagres que lhe eram atribuídos. Todos os anos, o santuário francês recebe cerca de um milhão de peregrinos devotos de Nossa Senhora, que chegam de todos os cantos do mundo.

11.
FÁTIMA
Portugal

A devoção a Nossa Senhora de Fátima não é um dogma da Igreja Católica, pelo que muitos católicos se mostram cépticos em relação à verdade das aparições da Virgem aos três pastorinhos há 90 anos. Nem tão pouco os devotos de Fátima são todos fiéis da Igreja Católica. A devoção mariana é um fenómeno transversal e inclui milhares de pessoas oriundas de todo o mundo. Por isso, todos os dias 13 dos meses de Maio e Outubro, o recinto do Santuário enche-se de peregrinos que a pé, de carro, ou de autocarro, rumam à Cova da Iria para pedirem protecção à virgem ou lhe fazerem promessas, cumpridas caso a sua intervenção divina se cumpra. A proximidade do Papa João Paulo II a Fátima e a ligação que o próprio estabeleceu entre o seu atentado e a protecção da Virgem reforçaram o fenómeno.

Fonte: Jornal de Notícias
(Fotos da net)

domingo, 13 de abril de 2008

Números...


2 vezes mais expostas a radiações. É este o risco que as mulheres grávidas correm nos actuais exames médicos de imagem, em comparação com dados de há dez anos, segundo Elizabeth Lazarus, da Universidade Brown em Providence, EUA.
15,5 milhões de euros é o custo das obras que a autarquia de Sintra vai fazer para reduzir as perdas de água.
18 % dos habitantes da União Europeia, em 2006, tinham telemóvel mas não telefone fixo, de acordo com a Eurostat.
415 árvores dos Campos Elíseos, em Paris (França), oito vezes mais do que nos últimos anos, foram decoradas com iluminações de Natal em 2007.
51,4 foi o "share" global que a telenovela "Fascínios" transmitida pela TVI, conseguiu na noite de estreia; tornando-se no programa mais visto do dia, de acordo com dados da Marktest.
8,5 mil milhões de metros cúbicos deverá ser o consumo de gás natural em Portugal em 2015. O actual consumo deste combustível é de 4,4 mil milhões de metros cúbicos em 2006.
5 são as novas Regiões de turismo nacionais, deixando assim de ser 19. Estas vão coincidir com as regiões administrativas do país.
95 000 000 de euros é quanto a Câmara de Lisboa prevê investir nos bairros históricos da cidade até 2011. Alfama e castelo vão seros mais beneficiados, com26,5 milhões de euros no total.
250 doenças diferentes podem ser detectadas no novo teste de sangue, apresentado em Londres, pela Brompton Cross Clinic.
724 000 dólares, cerca de 492 mil euros, era o preço base de licitação de um colar que pertenceu a Maria Antonieta. A peça foi apresentada e leiloada na Christie's, mas não teve comprador interessado.
4,2 milhões de euros é o valor das cauções que já foram restituídas pela EDP aos consumidores de electricidade.
120 é o número de chamadas que a linha telefónica de apoio a doentes com cancro no intestino (808 200 199) recebeu em menos de duas semanas, desde o lançamento, este mês.

Fonte: Jornal Diário Metr0

quinta-feira, 10 de abril de 2008

A RANIA cosmopolita

O apelido de " Carolina jordana" é apenas uma forma velada de crítica. Rania al-Yasin, de 37 anos, nasceu no Kuwait, filha de uma família palestiniana muito rica, casou com Abdullah em Junho de 1993 quando ainda se pensava que o herdeiro do trono hachemita seria o irmão do rei Hussein, mas revelou-se mulher temível logo que subiu ao trono em 1999. Por familia e estilo não tem a tradicional reserva das esposas árabes. Após dar três filhos - um rapaz e duas raparigas, agora com 13, 11 e sete anos - a Abdullah decidiu partir à conquista do mundo. Passa a maior parte do tempo em viagem pelo Ocidente que não teve oportunidade de conhecer em jovem, por ter feito o seu diploma de Administração na Universidade Americana do Cairo, no Egipto. A recente presença no Fórum Económico de Davos mostrou os seus gostos. Entre as altas individualidades foi a única que se aguentou noite até de manhã. O presidente do BCE confessou não ter pedalada para ela. Rania, que veste exclusivos modelos ocidentais, não quer saber se a Jordânia é pobre. Enquanto Noor olha para a caridade, ela opta pela opulência.
Fonte: Jornal Correio da Manhã
(foto da net)

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Dama de Ferro

Londres; Reino Unido 16 de Novembro de 2004

Afinal, a verdadeira Dama de Ferro não era Margareth Thatcher,a ex-primeira-ministra Britânica. A prova pode ser encontrada no Guiness Book of Records atribuido a uma Inglesa com o corpo coberto de piercings.
A mulher mais agrafada do mundo chama-se Elaine Davidson. Com milhares de borbotos metálicos espalhados pelo corpo, qualquer cego que se cruzasse com ela podia lê-la em braille. Não se sabe se foi o desafio de entrar para o Livro dos Recordes que a levou a este extremo, ou a vontade de provocar detectores de metais. A verdade é que esta cidadã de sua majestade tem mais metal espetado no corpo do que um faquir ao acordar na sua cama de pregos depois de uma noite mal dormida.
Com 2520 Piercings aplicados no corpo, não se envelhece: enferruja-se!
Fonte: Revista Notícias Choque
25 de Novembro de 2004
(Foto da net)

Novo de Madonna é "Licorice"

A Diva da pop, Madonna está de volta aos discos já em 2008


O próximo disco de Madonna vai chamar-se "Licorice" e terá edição em Abril de 2008, revela a edição on-line da revista "Billboard".
O álbum já terá sido apresentadoaos executivos da Warner Music, uma vez que é o último registo da cantora para aquela editora. De acordo com o sítio de fãs da artista na internet, "Drowned Madonna", "Licorice" foi até apresentado numa festa decorada com doces, numa alusão ao tema "Candy Shop", uma das canções já conhecidas.
O novo disco terá 13 temas e nesta altura Madonna está a dicidir qual das cançõesserá o primeiro single. "Candy Shop" e "4Minutes to Save the Word: uma delas funcionará como avanço a "Licorice". "Give It to Me" é o nome de uma das 13 músicas.
Num disco já descrito como muito diferente de "Confessions On A Dance Floor", o último trabalho, Madonna conta com a colaboração de Pharrell Williams, Kanye West,Timbaland e Justin Timberlake. O anúncio da edição do disco surgiu menos 24 horas depois de Madonna ter recebido uma nomeação para os Grammy, na categoria de Melhor Vídeo Musical de Longa Duração, pelo filme "Confessions Tour".
O álbum será lançado na última semana de Abril e incluirá uma nova versão de um tema escrito há largos anos:" The Devil Wouldn't Recognize You ". A mistura final do disco já terminou, e os temas foram já apresentados numa audção privada.

Fonte: L.F.S. com agências. Jornal Correio da Manhã
(foto da net)