terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dificiência no fígado causa Obesidade?


Um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, mostrou que a obesidade pode ter origem num defeito no metabolismo que ocorre devido à baixa produção de enzimas que queimam a gordura. Isso naturalmente, explica porque razão algumas pessoas são muito gordas e outras muito magras, apesar das poucas diferenças ao nível da alimentação. 
Os especialistas dizem que se os dados obtidos com este estudo se comprovarem, futuramente será possível identificar indivíduos que correm o risco de ficar obesos, ainda na infância, altura em que será mais fácil um tratamento nutricional.

Fonte: Desconhecida
Foto da net


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fazer Psicoterapia na Internet

O mundo virtual invade cada vez mais o mundo real, e se havia dúvidas a esse respeito, elas começam a dissipar-se. Agora, investigadores da Universidade de Heidelberg, Alemanha, concluíram que é mais benéfico fazer psicoterapia online, do que pessoalmente. 
O estudo juntou 114 pessoas que se dividiram depois em grupos de oito a dez pessoas. Uma vez por semana, estes grupos encontraram-se durante 90 minutos, numa sala de chat com o terapeuta, ao longo de 15 semanas. 
Simultaneamente, fez-se o mesmo tratamento com outro grupo de pacientes, mas em vez dos encontros cibernéticos, ocorriam sessões presenciais. 
No final, os investigadores concluíram que a taxa de regressão, após o fim das sessões de terapia foi menor nos casos dos indivíduos que tiveram os encontros na internet, pelo que consideram que esta pode ser uma nova via parta optimizar o tratamento de doentes com perturbações mentais.

Fonte: Desconhecida
Foto da Net


Evitar o cancro do cólon com café


Embora muitos sejam os alertas para o perigo do consumo excessivo de café, um estudo efectuado por cientistas do Centro Nacional de Cancro, em Tóquio, leva a crer que a ingestão diária de três ou mais chávenas de café pode reduzir em 50% o risco de desenvolvimento de Cancro do Cólon. 
Segundo os especialistas, embora o estudo seja preliminar e exija muita investigação, esta associação pode estar relacionada com o facto de a cafeína estimular o trabalho do cólon e de o café possuir reconhecidas propriedades anti-oxidantes.

Fonte: Desconhecida
Foto da Net