terça-feira, 10 de novembro de 2009

Urina Detecta Cancro


A Fundação Puigvert, com sede em Barcelona, acaba de apresentar um marcador genético que detecta precocemente o cancro da bexiga através da análise de urina.
Trata-se de uma enorme simplificação em relação aos métodos actuais. Como funciona? Os médicos analisam 14 genes normalmente implicados neste tipo de cancro e vêem como reagem. O método foi testado junto de 600 pacientes e revelou uma taxa de êxito de 95 por cento. 
Os testes vão continuaram a internacionalizarem-se ao longo de 2008. Caso tudo se confirme, é possível que seja comercializado durante o ano de 2009.

Fonte: Revista Notícias Sábado (22/Dez/2007)
Foto da net

Atenção Carnívoros

Os resultados surpreenderam: após oito anos de estudos em mais de 500 mil norte-americanos dissecados, entre os 51 e 70 anos, os investigadores constataram que o consumo de carne aumenta consideravelmente o risco de cancro. 
De acordo com o Instituto Nacional de Cancro dos EUA, quem ingeriu carne vermelha ou processada tinha entre 20 e 60 por cento mais probalidades de sofrer de cancro do pulmão, cólon, esófago e figado. 
Apesar da credibilidade da pesquisa, ainda não são conhecidas as razões mais profundas do fenómono. Acredita-se que tenha a ver com a gordura contida na carne, assim como com as condições de conservação (fumada ou salgada) e de preparação (fumo do carvão e químicos utilizados num churrasco).

Fonte: Revista Notícias Sábado (22/Dez/2007)
Foto da Net