sexta-feira, 3 de junho de 2011




“As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado.”



Machado de Assis, Escritor Brasileiro (1839-1908)




Mikii


(Foto da net)

Charles Darwin

Aniversário.
O naturalista inglês Charles Darwin nasceu há 200 anos em Shrewsbury, na Inglaterra. A viagem que fez à volta do mundo no famoso navio “Beagle” acabaria por mudar a sua vida e repercutir-se profundamente na ciência. Mas não se livrou de polémica.

Ideia de evolução abriu caminho à biologia moderna





Quando embarcou, em 1931, como naturalista, no HMS Beagle, para uma viagem que devia durar dois anos, Charles Darwin não sabia que isso iria mudar a sua vida e muito menos revolucionar a história da ciência e a forma como a humanidade se vê a si própria e à vida.
Agora que se comemorou 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin, o legado do naturista inglês continua actual e vivo, nos caminhos trilhados pela biologia molecular e genética, mas também na biotecnologia e na própria biologia da evolução. Foram as suas ideias que abriram este caminho.






Em vez de dois anos, Charles Darwin esteve cinco anos em viagem à volta do mundo. Um percurso que, por circunstâncias da geografia, teve a sua primeira e última escala em território Português. A primeira, à ida, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, hoje independente. A última, no regresso, na Terceira, nos Açores. Entre ambas as paragens, o jovem Darwin teve o privilégio de observar a diversidade de espécies no Brasil, tropeçou em fósseis de animais gigantes, que o puseram a pensar na razão porque eles se teriam extinguido e, claro, passou mais de um mês nas ilhas Galápagos, onde se cruzou com tartarugas e pássaros e se horrorizou com o aspecto das iguanas.





.



Durante estes cinco anos no Beagle, o naturalista atento e curioso coleccionou 1529 espécies, que levou de regresso ao seu país, acondicionadas em garrafas com álcool, levou tartarugas vivas, 3907 espécimes secos, 368 páginas de notas sobre zoologia, mais1383 de geologia e um diário com 770 páginas. Teve tempo ainda para ler Princípios da Geologia, de Charles Lyell’s, que o familiarizou com os processos geológicos mudavam naturalmente a face da Terra, contra a Scientific American.







Darwin regressou a Inglaterra em 1836 e nos anos seguintes, publicar um livro sobre a viagem e desenvolveu o essencial da sua teoria da evolução, embora só tenha publicado On The Origin of Species (A Origem das Espécies) em 1959, depois de saber que um outro naturalista inglês, Russel Wallace, estava a desenvolver uma ideia idêntica.











On the Origin of Species (cujos 150 anos de publicação também se comemoram este ano) defendia a origem comum de toda a vida actual num organismo ancestral. A selecção natural dos mais aptos era uma das suas ideias centrais. O livro granjeou adeptos e causou polémica. Até hoje pela voz dos criacionistas, a polémica continua. Mas o que a ciência demonstrou de muitas maneiras neste século e meio foi que Darwin tinha razão. Na verdade, não há biologia sem evolução.












Estudos

Depois de uma infância traquinas, durante a qual preferia o campo e coleccionar bichos em vez da escola (rezam as crónicas que era um aluno medíocre), Darwin entra para Medicina em 1825, por pressão do pai. Sai pouco depois desgostoso com as autópsias e as cirurgias. Vai então estudar Teologia para Cambridge, e aí conhece John Henslow, qua acabaria por ser decisivo para a sua carreira de naturalista.

Casamento

Casa-se em 1939 com a prima Emma Wedgood e instala-se com a família (terá dez filhos) numa quinta em Downe, 30 quilómetros a norte de Londres. Passa o resto da vida a estudar, a escrever, a fazer experiências e a corresponder-se com os pares.
São conhecidas mais de 25 mil cartas de e para Darwin, incluindo com o naturalista açoriano Arruda Furtado.

Registo Permanente












Darwin era um excelente observador e anotava exaustivamente o que via. A exposição reproduz vários documentos escritos pela mão do cientista, mas a atenção vai para dois blocos onde estão inscritos igual número de momentos importantes para o legado do cientista.
Em cima, a página onde refere a passagem por terras portuguesas, e, em baixo o seu desenho da “árvore da vida”. O bloco em cima é tão valioso que está guardado numa caixa inviolável e só pode ser aberto com duas chaves em simultâneo, uma das quais manejadas pelo responsável britânico.


Charles Darwin, a grande exposição











Reconstituição.











Pela primeira vez pode-se ver como seria Darwin aos 18 anos. O modelo foi feito em Paris, no estúdio de Elisabeth Daynès, e refaz como seria o futuro cientista. Sobre a mão está um escaravelho, bicho que dominava a curiosidade do jovem.











A entrada da exposição A Evolução de Darwin é inesperada porque se faz pelo passadiço de bombordo de uma réplica da proa de um navio que lembra o famoso Beagle, aquele onde o cientista confirmou a paixão pela história natural que já vinha desde a adolescência. É o início de uma viagem histórica, conceptual e de associação de ideias segundo pretende o comissário do evento, o biólogo José Feijó.
Logo em seguida, o visitante depara-se com o enquadramento da época em que o cientista viveu, no qual dominava o fascínio pelos mistérios da natureza, e uma bíblia arménia, aberta na página do Génesis, antevê a polémica que as teorias expostas por Darwin iriam provocar junto da comunidade científica e da sociedade em geral. Seguem-se ilustrações reais que já denunciam preocupações científicas e mitológicas – uma hidra de sete cabeças exemplifica-as – testemunhando que a biologia contemporânea começa ali. A recriação de um gabinete de Curiosidades naturais dinamarquês, á semelhança do que o rei D. José fez (e que foi pilhado por Junot) mostra a desorganização de conhecimentos com que Darwin se confronta ao dedicar a vida à ciência.
São 1300m2 onde, após se recriar o passado, se explica como o cientista trabalhou durante décadas e qual foi o contributo até ao presente, através de muita interactividade e exemplos práticos do legado. Um vídeo de seis minutos explica a evolução uma escada do ADN e um escorrega do RNA divertirá as crianças, depoimentos de cientistas contemporâneos confirmam as teorias e um filme biógrafa Darwin. No fim na inevitável loja, os visitantes encontram lembranças e o catálogo à venda.













O que se sabia á época e o apoio ao trabalho do cientista

Vários painéis fazem o enquadramento histórico do conhecimento científico com que Darwin se depara. “Deus criou, Lineu ordenou“ explica como Lineu definiu o sistema seguido até hoje, baseado na procura de organização divina para entender a lógica de Deus ao criar a Natureza. Pela primeira vez coloca os homens junto a outros mamíferos – vampiros, por exemplo. É o conceito de espécie de Buffon desenvolve (ver imagens abaixo), Lemarck debate e que, com a extrema ajuda de Henslow, Darwin descobre a vocação. “ Sem Henslow, não havia Darwin”, disse-se.


Espécies.

“ Agarre-se no esqueleto do homem, dobre-se para a frente, estique-se a espinha, juntem-se as falanges, acrescentem-se três costelas e temos um cavalo.” É a frase de Buffon que questiona a independência da criação sem ascendência comum.














A adaptação e as diferenças

Três exemplos de observação de Darwin durante a viagem do Beagle. As tartarugas (em cima) que encontraram no chão o seu alimento têm uma carapaça diferente das que têm que elevar o pescoço para comer – a aba junto ao pescoço levantada. As iguanas (à esquerda) adaptam a sua cor à do local onde vivem e se o solo é claro não são escuras como as que vivem neste tipo de chão. Pode ver-se que as aves e os caranguejos ainda não se adaptaram ao seu meio devido às cores bem diferentes do habitat. A observação (mais á esquerda) das carapaças do tatu e do gliptodonte confirmam uma ascendência comum apesar do seu tamanho tão diferente.























A Reprodução do veleiro "Beagle"
























(O camarote e também gabinete de Darwin)













O modelo à escala realizado por três portugueses reconstrói como seria o navio onde Darwin percorreu o mundo durante cinco anos e recolheu as espécies - que ia enviando para Inglaterra - dos locais tão diferentes por onde passava. O seu gabinete situava-se na popa e era atravessado ao meio por um terceiro mastro, colocado para poder cumprir o objectivo de cartografar o globo para a Marinha inglesa. Para dormir, os três membros que partilhavam o espaço esticavam redes. darwin, mais alto que eles, retirava uma gaveta da cómoda para ai enfiar os pés.













Criacionistas, Huckabee e as presidenciais












(Caricatura de Charles Darwin)












A ideia da evolução, e do ser humano visto à luz desta ideia revolucionária, granjeou de imediato muitos detractores das ideias de darwin. A igreja opôs-se na época à ideia de seres humanos e macacos partilharem um mesmo ascendente comum.Darwin chegou a ser caricaturado na época como metade humano, metade macaco. Há sectores conservadores ainda hoje avessos ás ideias de Darwin. Nomeadamente nos Estados Unidos da América, onde recentemente, nas primárias para as presidenciais, o candidato Mike Huckabee, um antigo pastor, chegou a defender a ideia do criacionismo.























(Darwin, imagem do sábio, no fim da vida)











Mikii
Fonte: Jornal de Notícias
12 e 13 De Fevereiro de 2009
Por Filomena Naves
João Céu e Silva,
Natacha Cardoso