quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estratégias que aliviam a tensão


Muita burocracia, um chefe intolerante, prazos “para ontem”, duas horas de transportes de manhã e outas tantas à tarde, as greves intermináveis dos mesmos… Enfim, uma infinidade de contratempos de o deixar com os cabelos em pé e um stress incontornável. Olhe que esses problemas não são só seus! Há mais uns quantos milhões de trabalhadores que os enfrentam diariamente. Se essa contestação não o alivia, só tem três soluções: sonhar, mesmo de olhos abertos, com o totoloto que só sai aos outros; enfiar a casquinha de ovo do Calimero e viver tímido e sofrido… ou tornear a situação que, convenhamos, é o mais difícil.
De facto, se responder às agressões do quotidiano com uma pitada de humor e graça, vai ver que os fardos também parecem mais leves. Talvez as estratégias que apresento a seguir possam ajudar a aliviar a tensão laboral.




Fórmulas a seguir




Relaxe
Quanto mais se trabalha, mais se produz, certo? Mas também deve concordar que “ depressa e bem não faz ninguém”. Há momentos em que é necessário fazer uma pausa, seja com o kitkat , seja para tomar um cafezinho. Relaxa e clareia as ideias.




Cultive a Intuição
Ninguém questiona o valor da racionalidade, mas a verdade é que a intuição é mais preciosa a cada dia que passa. É como se fosse um sexto sentido que pode funcionar como uma arma poderosa em momentos importantes e decisivos da sua vida profissional ou particular.



Pratique o bem
Se acredita em valores como a generosidade, tolerância e honestidade, pratique-os no seu local de trabalho. De nada adianta ser uma pessoa má. Se cultivar estes valores ou esforçar-se por isso, será mais fácil tornear os problemas e até soluciona-los.



Seja Feliz
Ainda há muitos empresários e líderes que acreditam que uma postura menos rígida e mais relaxada não condizem com os objectivos da empresa ou com as funções que desempenham. Nada mais falso. Um comportamento deste tipo só afasta os colegas e subordinados. Ouse ser feliz, você e o seu ambiente profissional só lucram com isso.








A Lei das Prioridades




Há que saber identificar e escalar as prioridades. Um comunicado embaraçoso, um telefonema importante, uma conversa inadiável… Se resolver logo isso, relaxa e o dia sai-lhe mais produtivo.




Ouça Antes de Reagir
Imagine que alguém põe em causa o seu desempenho. Oiça, primeiro, os argumentos da outra parte. A seguir, faça uma rápida avaliação mental da acusação. Existirá de facto, um fundo de verdade nessa avaliação? Se aprender algo com esse comentário, tanto melhor. Se não existir fundamentos no que ouve, não estrague o seu dia.





Maldita Burocracia
Quem pertence à classe dos trabalhadores tem de lidar com regras e normas que parecem desafiar a lógica. De nada vale revoltar-se, só se cansará mais!




Não Queira Agradar a Todos
É praticamente impossível. Por mais que lhe custe desapontar os colegas, nalguns casos isso será inevitável. Por exemplo, se for chefe e tiver três pessoas a disputarem a sua atenção, das duas uma: ou dá dois berros (o que não convém) ou respira fundo, pede desculpa e, em tom decisivo, segue a lei das prioridades.



Evite as Intrigas
Ninguém gosta de ser acusado de intriguista, nem mesmo quem o é. Imagine quantas tarefas poderia ir adiantando se virasse as costas às intrigas no local de trabalho. O melhor é não se envolver muito em quezílias que só poderão prejudicar.



Não Dramatize!
Não desfie as pedras do rosário a qualquer hora e em qualquer lugar. Estar sempre a repetir a mesma coisa, a queixar-se do trabalho, do trânsito e das injustiças por tudo e por nada, só reforça e adensa os aspectos negativos. Se pensar de forma positiva, tudo será mais fácil.



Mikii
Fonte: Revista Mulher Moderna nº 580

sábado, 9 de julho de 2011

Psoríase



Pode surgir em qualquer idade e não tem cura. Afecta homens e mulheres e cerca de dois por cento dos portugueses sofre deste problema. Na maioria dos casos existe uma predisposição genética, mas há algumas excepções.
No entanto, não se sabe o que motiva o seu aparecimento.
A psoríase
É uma doença inflamatória da pele, crónica recorrente, que se caracteriza pelo aparecimento de áreas avermelhadas e cobertas de escamas secas e prateadas. Só em casos muito raros é considerada uma doença grave, mas pode afectar psicologicamente a pessoa que dela padece. As desagradáveis lesões que provoca na pele podem levar o indivíduo a sofrer de problemas emocionais.



O que o origina


Para melhor se compreender esta patologia é necessário perceber como é feita a renovação da pele. Ou seja, a pele está em constante renovação. À medida que na camada interna da epiderme se vão formando células novas, que são impelidas para fora, as células mortas vão-se soltando. Este é o processo normal para qualquer pele. Mas na psoríase as coisas não se passam bem assim. A formação das células é tão célere, que estas vão-se acumulando, formando escamas de uma coloração prateada.
A Nível da derme também ocorrem alterações. Novos vasos sanguíneos são formados para alimentar essas células precoces da epiderme. Daí a vermelhidão da pele, característica da psoríase.


Como são as lesões


As lesões, em forma de pápulas e placas escamosas, causadas por esta doença surgem em diversas zonas do corpo. Inicialmente parecem no couro cabeludo, pescoço, atrás das orelhas, cotovelos, joelhos, á volta das unhas das mãos e dos pés embora possam surgir em outras zonas.
A psoríase pode manifestar-se de uma forma ligeira, surgindo apenas uma ou duas lesões no corpo, ou de forma bem mais intensa, atingindo o corpo todo. Por sua vez as lesões possuem tamanhos muito diferentes, podendo medir apenas poucos centímetros ou atingir uma parte muito grande da pele. E em determinadas situações pode mesmo acontecer uma junção de placas, de forma a abranger grande parte da epiderme.


Predisposição genética



A psoríase costuma aparecer pela primeira vez entre os 15 e os 30 anos, embora possa manifestar-se durante qualquer idade. Pensa-se que exista uma certa predisposição hereditária.



Na maioria dos casos, as pessoas com antecedentes familiares de psoríase têm mais probabilidades de vir a sofrer desta doença. Alguns especialistas defendem mesmo que quanto mais cedo se manifesta, mais ligada está à herança familiar. Outros acreditam que uma pessoa tem cerca de 25 por cento de hipóteses de vir a sofrer da doença, caso o pai sofra desta patologia e aumenta para 75 por cento se ambos os progenitores foram afectados.
Porém, em determinadas situações - o que acontece geralmente em pessoas com mais de 40 anos - a psoríase não está ligada a factores genéticos e os especialistas não conseguiram ainda
encontrar uma explicação para estes casos em que a doença surge pela primeira vez num indivíduo que não tem antecedentes familiares com da doença.
Também se sabe que as pessoas de pele branca são mais vulneráveis e a raça branca é mais afectada do que as outras.


Comportamento imprevisível


A Psoríase varia de pessoa para pessoa, surgindo em alguns casos de forma brutal e noutros de um modo ligeiro. Aliás o mesmo paciente pode sofrer um episódio marcado por grandes lesões e outro com pequenas marcas. E a duração desses episódios também é variável. Trata-se de uma doença de comportamento imprevisível e a sua evolução pode caracterizar-se por permanência, melhoria ou desaparecimento das lesões. Neste último caso, as lesões podem desaparecer durante meses ou mesmo anos.


Embora seja uma doença que possa suscitar muitas dúvidas, sabe-se, pelo menos, que não é contagiosa nem dolorosa, embora alguns pacientes refiram um certo ardor (que na maioria dos casos é de sintoma psicológico). Na verdade, o grande problema desta patologia tem a ver com as complicações emocionais que desencadeia no individuo por causa do aspecto das lesões.



Outras formas da doença



Existem situações esporádicas em que o corpo fica todo vermelho e coberto de escamas, a que se dá o nome de eritrodermia. A psoríase pustulosa é outra forma grave da doença e caracteriza-se pelo aparecimento de escamas nas palmas das mãos e plantas dos pés.
Outra situação que pode suceder é o paciente desenvolver artrite psoriática (doença muito semelhante à artrite reumatóide), muito incapacitante, que pode ir desde as deformações nas mãos a lesões graves na coluna vertebral.
A psoríase nas unhas pode assemelhar-se a uma micose, com os mesmos sinais, desde descamação, engrossamento, descoloração e separação entre unha e carne, etc.



O que pode desencadear um episódio



Apesar de haver ainda muita coisa por descobrir, principalmente saber o que motiva o seu aparecimento, é ponto assente que a psoríase é uma reacção cutânea a determinados estímulos. Por exemplo, o calor e o sol são benéficos para a maioria dos pacientes, enquanto para outros pode agravar a doença. A reacção a alguns medicamentos, infecções e stress são situações que podem originar episódios de psoríase. Por outro lado, estudos efectuados relacionaram a doença com falta de cálcio.



Tratamentos possíveis



A psoríase não tem cura, pelo que existe alguma subjectividade quando se fala nos tratamentos para esta doença. Por exemplo, a única coisa que podemos esperar é a melhoria dos sintomas. Mesmo assim o tratamento a efectuar depende também da zona afectada. Se se tratar de áreas pequenas, a aplicação de uma pomada pode ter um bom resultado. Outro medicamento que se tem revelado promissor é um derivado da vitamina D, que retarda o desenvolvimento das células novas.



Quando as situações são mais graves é aconselhada a foto quimioterapia, através do qual a pele é exposta aos raios ultravioleta A. Mas esta parte do tratamento só é efectuado após a administração de psoraleno (um medicamento oral que intensifica a capacidade curativa da luz).
Outro método administrado aos casos mais graves são os medicamentos antineoplásicos, que atrasa a produção das células novas.
Por último, o etretinato, um antipsoriático de administração oral derivado da vitamina A tem-se mostrado benéfico no tratamento da psoríase.

Tudo o que agrava as lesões

Como lemos anteriormente, esta doença comporta-se de forma imprevisível e as lesões tão depressa surgem como também desaparecem. Mas se há factores que podem desencadear a doença e que desconhecemos, outros há que podem agravar as lesões, como os que a seguir refiro:



Se em algumas pessoas o sol pode ter efeito benéfico, causando algumas melhorias, em outras as lesões podem agravar-se;



As infecções sobretudo na garganta;



Golpes ou simplesmente fricções, nas zonas afectadas;



Pressões emocionais ou stress;



O frio. As lesões tendem a agravar no inverno;



Algumas alterações hormonais. Por exemplo a puberdade e a menopausa são períodos complicados;



Alguns medicamentos.

Mikii
Fonte: Revista Mulher Moderna nº 580
(Fotos da Net)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Realeza

Isabel II




Na sua vida pessoal sempre primou pela discrição, mas mesmo assim não consegue evitar os escândalos da família real Inglesa. Cumprindo o papel da matriarca tenta a todo o custo abafar os boatos e notícias provocadas pelas polémicas ligações afectivas dos seus filhos. Carlos e Diana, carlos e Camila, e mais recentemente o facto de o filho de Eduardo e a nora Sophia não viverem na mesma casa tendo dado origem a muita tinta nos jornais.



Diana Spencer







A sua história nada teve de encantada. O casamento com o príncipe Carlos e a sua simpatia tornaram-na uma das mulheres mais populares e queridas das últimas décadas. Mas o sonho dos primeiros anos na família real tornou-se um pesadelo, tendo passado por momentos muito difíceis, quer durante a separação e mesmo anteriormente, chegando a confessar publicamente que sofria de bulimia. Em Agosto de 1997, o mundo ficou chocado quando acordou com a notícia da morte da Princesa do Povo ou "rainha dos corações".


Isabel



A rainha-mãe de Inglaterra tem uma verdadeira obsessão pela sua imagem e qualidade de vida, gastando "rios de dinheiro" em roupas, acessórios e restaurantes. Para servi-la tem ao seu dispor, um elevado número de empregados, entre mordomos e cozinheiros, sempre disponíveis que vem acrescer as despesas reais. O problema consiste na enorme dívida contraida pela rainha, cerca de 96 mil contos que em muito ultrapassa o rendimento anual de 15 mil contos que lhe é atribuído. Esta é sem dúvida mais uma razão para a família real britânica ser uma das mais polémicas da Europa.


Victoria




A princesa da Suécia foi vítima da doença mais popular entre as adolescentes: anorexia. Este problema parece ter surgido como consequência de um desgosto amoroso, quando se separou de Danie Persson Cllert, um membro das famílias mais ricas daquele país. Depois de um intenso tratamento médico, Victoria recuperou totalmente é agora considerada uma das caras mais bonitas da nobreza europeia.


Stéphanie



Rebelde e defensora da sua liberdade, a princesa ficou muito cedo marcada pela tragédia, com a morte da sua mãe Grace Kelly. O estilo de vida que adoptou em nada se assemelha ao da princesinha dos contos de fadas. Experimentou o mundo da música quando ainda na adolescência decidiu ser cantora, passou pelo mundo da moda e dos perfumes, casou com o seu guarda-costas, do qual teve dois filhos e, ultimamente, com mais uma filha, divide o seu tempo entre as obrigações de mãe e o trabalho num restaurante. Apesar de tudo isto continua a cumprir as obrigações oficiais, aparecendo ao lado do pai em alguns eventos.




Mikii


Fonte: Revista Mulher Moderna nº 524 /2000


(Fotos da Net)