segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Casanova - Ladrão de Corações

Casanova, o sedutor, o alquimista, o cobridor incontinente, o violinista, o homem das mil mulheres…



Ao lado deste, o capitão Roby, D. Juan ou Porfírio Rubirosa são boatos de homem. Nenhum galanteador chegou aos calcanhares da fama (e proveito) de Giovanni Giacomo Casanova, cavaleiro de Seingalt, o aventureiro veneziano que incendiou de amores o século XVIII (1725-1795).




A reputação femeeira do artista – que também o foi, ultrapassou as fronteiras europeias e não houve país, por mais longínquo, que não reclamasse a sua passagem.
Atribui-se-lhe, amiúde, a paternidade de mais de três milhares de rebentos. Isto multiplicando em gerações daria em números redondos 300 mil herdeiros do seu afã cobridor. Porém a história do italiano esteve vai-não-vai para tomar outro rumo.
As evidências precoces de nato sedutor – antes de completar 14 anos já se engalfinhara, de uma maneira ou de outra, com todo o mulherio que mexesse na cidade de Veneza – obrigaram os pais a medidas drásticas. Sem ligar a ais nem uis de amantes em desespero de causa, que se perdia um bonito homem, que votá-lo aos altares seria um desperdício, fazerem orelhas moucas e enfiam o rapaz num seminário, na esperança de o senhor o devolver aos bons caminhos. Não contou a família que nas redondezas houvesse um mosteiro de novas donzelas…



Expulso do seminário por conduta indecorosa, experimenta um rol de ofícios. Para nomear alguns: amanuense, soldado do exército veneziano, espião, violinista, director de casas de jogos, tratador de fêmeas em desespero de causa, sapateiro, vendilhão e alquimista.
Ocupa-se entretanto da intriga palaciana, regendo-se pela cartilha d’’’O Príncipe’’
de Maquiavel, enquanto cita aos ouvidos das suas amantes as poesias hipnóticas de Ovídio. Decerto valendo-se das artes mágicas, corteja às três e sete de enfiada, entre elas uma vetusca, que ficará para a história como a Madame de Pompadour.

Esta, aliás, será a mais duradoura das suas investidas, que, por regra, não iam além das semanas. Podendo, contudo, repetir-se a proeza quando alguma donzela insistia com mais jeitinho, já que, por mais afadigado, o homem nunca descurou o ofício que lhe deu fama, nem fez, tão pouco por amansar as suas incontinências de líbido. Na corte de Luís XV, o monarca francês ícone de Iluminismo, Casanova ficará conhecido por “arranca-corações”, um título recuperado pelo escritor Boris Vian, que o perfila como o amante mais exímio de todos os tempos, dotado de membro infatigável, corpo comunicativo e doce palavra.




C@rlos@lmeida
Fonte:Revista Tv Mais
Texto: Tiago Salazar
Ilustração: Pedro Machado
(Fotos da Net)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Insólitos

Flamingos bebés


Esta é a 16ª cria do flamingo grande a nascer no Jardim Zoológico de São Diego. De recordar que é a maior espécie de flamingos existentes, podendo atingir mais de um metro e meio de altura. Veremos até onde chega a cria...


Vestígios de novos dinossauros


Quando já se estava à espera de conhecer tudo sobre os dinossauros, eis que surge mais uma espécie destes mamíferos. No Chile foram encontrados vestígios de dinossauros herbívoros de pescoço longo que percorreram a Terra há 70 milhões de anos. Diz-se que esta espécie é diferente das outras já encontradas.


Rainha com máscara de gás


A obra de arte intitula-se Selo de Destruição Massiva e é da autoria de James Cauty. Inspirado na Guerra do Iraque, o artista já foi processado pelo Correio Real por, alegadamente, ter plagiado uma colecção de selos com o perfil da rainha.


C@rlos@lmeida


Fonte: Revista Mulher Moderna nº 746

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Escrito na Pedra

“Não sejam tão humildes. Não são assim tão importantes.”


Golda Meir (1898-1978), líder política Israelita


“O que há de melhor numa coisa nova é aquilo que satisfaz um desejo antigo.”
Paul Valery (1871-1945), filósofo e escritor Francês


“ Não se preocupem por o mundo acabar hoje. Já é amanhã na Austrália.”
Charles Schultz (1922-2000), norte-americano, criador da BD Peanuts


“Porque onde Deus construiu uma igreja, também o demónio construirá uma capela.”


Martinho Lutero (1483-1546, teólogo e reformador alemão


“O rebentar de uma onda não pode explicar o mar todo.” Vladimir Nabokov (1899-1977), escritor russo


C@rlos@lmeida


(Fotos da net)

sábado, 21 de janeiro de 2012

Ciclámen

Em tons de vermelho e rosa

Os Ciclámes provêm, de regiões mediterrânicas. Esta espécie em concreto, está distribuída por toda a zona litoral compreendida entre a Grécia e a Síria.

O Ciclámen requer um sítio quente e bem iluminado, onde não receba o sol directo. O solo deve permanecer húmido; coloque um vaso num recipiente com água e deixe escorrer a excedente durante uns minutos antes de a voltar a pôr no seu lugar habitual. Desta forma evitará que o tubérculo apodreça. Depois da floração, vá diminuindo as regas até que as folhas fiquem secas. Coloque um vaso sobre um tabuleiro com seixos húmidos, uma vez que a planta é sensível á secura atmosférica e não admite que as folhas sejam pulverizadas.

Conselhos Práticos

Inicie o transplante depois da floração, deitando o vaso de lado num lugar fresco e mantendo-o seco. No início do verão troque o solo por um que seja rico em matéria
Orgânica, colocando o tubérculo a meio do vaso (o ciclâmen floresce melhor em vasos estreitos; não use um que seja demasiado grande). Coloque-o num local bem iluminado, retome as regas de forma habitual e ao fim de umas duas semanas a planta voltará a crescer. É normal que ao princípio as folhas apareçam curvadas. Se o solo for mudado uma vez por ano, não é necessário adubá-la, mas se apresentar um aspecto pálido use adubo líquido cada 15 dias antes da floração. Utilize um pincel suave para limpar o pó das folhas. Não precisa de ser podada, mas deve ir retirando as folhas e flores à medida que forem murchando.


Propagação

O mais habitual é plantar os pequenos tubérculos que aparecem á volta do principal. Esta espécie também se pode cultivar a partir de sementes. Escolha o final do verão para a sementeira. As plantas resultantes irão demorar alguns meses a florescer.

Pragas e doenças

A botritis, reconhecível pelo bolor acinzentado sobre as suas folhas, pode ser combatida se eliminar as folhas afectadas e colocar a planta num lugar mais quente e ventilado. As folhas curvadas, pegajosas e retorcidas, com pequenos insectos verdes, indicam a presença de pulgões. Limpe a planta com permetrinas ou com uma solução de sabão.



C@rlos@lmeida
(Fotos da Net)
Texto e Fotos: AEI
Revista correio da Manhã

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Caturra


Excelente companheira, a ninfa, como também é conhecida, adapta-se facilmente à vida em cativeiro.




Tem a sua origem nas savanas e pradarias australianas. A sua plumagem cinzenta-azulada, contrasta com o tom amarelo da cabeça e da crista. A fêmea distingue-se do macho pelo tom mais pálido da plumagem e pelas penas mais longas da cauda serem pintalgadas de negro, enquanto as do macho são cinzentas.
Vive e reproduz-se facilmente em cativeiro desde que disponha de uma gaiola ampla e de uma caixa-ninho com dimensões 35x25x45 cm e com um orifício circular entre 6 e 8 cm. O interior do ninho deve ser forrado com serrim ou turfa. A fêmea põe de quatro a sete ovos que são incubados por ambos os progenitores durante três semanas. As crias abandonam o ninho ao mês de idade.


Alimentação


A Caturra alimenta-se de uma mistura de sementes onde não deve faltar o girassol, a alpista, o milho-alvo e a aveia descascada. Na sua dieta incluem-se insectos, espinafres, alfaces e frutos, especialmente a maçã. Durante o período reprodutivo é aconselhável recorrer a suplementos de vitaminas e minerais, ovo cozido e cenoura raspada. Não esqueça a água fresca sempre disponível.



C@rlos@lmeida


(Foto da Net)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

As mansões dos famosos - 2

Ninho de amor de Brad Pitt e Jennifer Aniston




Esta casa em tempos pertenceu a Olivia Newton-John, sendo vendida a Brad Pitt e Jennifer Aniston.
Mansão de Tom Cruise e Nicole Kidman




O Castelo junto ao lago Windermere foi adquirido por Tom Cruise e Nicole Kidman. O casal de actores viveu neste antigo hotel com 22 quartos de dormir.
Mansão de Carolina do Mónaco e Ernest de Hannover



Foi o ninho de amor de carolina e Ernest de Hannover e pertencia, anteriormente, ao estilista Karl Lagerfeld, da casa Chanel.
Esta adquiriram longe do Mónaco. Escolheram no Kenya num local paradisíaco na Ilha de Lamu.

Mansão de Madonna




Madonna, que por estas alturas foi nomeada para o prémio Razzie como a pior actriz do Século, colocou à venda a sua mansão em Miami. Esta casa tem nove quartos e vista para a baía e esteve à venda pelo preço que custou à cantora/atriz.
Mansão de Cher






À primeira vista, a mansão que se vê na imagem parece ter sido recortada de um conto de fadas ou de alguma produção cinematográfica. Mas não foi. Ali tudo é real, das palmeiras á piscina, do interior ao exterior do edifício. Situada nas montanhas de Santa Mónica, com vista para o pacífico, este é o lar de cher, em plena localidade de Malibu.

Mansão de Natalie Imbruglia



Situada numa ilha privada no Rio tamisa. A mansão está localizada perto do castelo de Windsor e garante á estrela a sua privacidade.

C@rlos@lmeida
Fonte: Várias Revistas, Fotos