quarta-feira, 2 de maio de 2012

Torre de Pisa

Porque descai a torre
Pode parecer pouco, mas inclinando-se ao ritmo de um milímetro por ano a torre teve de ser encerrada em 1990, seis séculos após a conclusão da sua construção.
Apesar de reaberta ao público, corre o risco de ruir.
“ O Enigma da Torre de Pisa”, mostra-nos o trabalho de uma equipa internacional de cientistas que tenta compreender  e evitar o colapso, aparentemente inevitável, do célebre monumento.
Foram debatidas várias teorias de engenheiros e arquitectos que há anos estudam a torre, procurando descobrir o motivo da inclinação.
De acordo com alguns dos investigadores, a torre soçobra cerca de um milímetro por ano. A instabilidade da estrutura motivou o seu encerramento em 1990, por motivos de segurança. Reaberta anos depois, os turistas acorrem ao local, sem que o problema básico tenha sido resolvido.
A Torre de Pisa foi construída para albergar o sino da Catedral da cidade, e ao contrário do que muitos crêem, não foi projectada para ser inclinada. O fenómeno surgiu durante as obras de construção, realizadas entre 1173 e 1350. Os problemas estruturais que surgiram durante a construção foram o principal motivo da demora na edificação da torre.
Quando os primeiros três andares do monumento haviam sido construídos, já a inclinação começara a notar-se. Os trabalhos estiveram parados durante cerca de 100 anos, e os primeiros esforços para contrariar a inclinação da estrutura foram levados a cabo em 1275, quando as obras reiniciaram.
Fonte: Revista TV Correio da Manhã
Texto: Miguel Ângelo Ribeiro