sexta-feira, 27 de maio de 2016

A grande sorte de ser o mais feio

Califórnia, EUA

Elwood tem uma língua maior do que a boca. A sua origem resulta do cruzamento de um Chihuahua chinês com um dálmata.
O insólito cão foi eleito por ampla maioria do certame ‘O cão mais feio do Mundo’, durante a feira de Sonoma Marin (Petaluna, Califórnia). Segundo Karen Nau, uma das juradas, a razão do triunfo de Elwood reside na sua personalidade. A dona bem pode esfregar as mãos de contente. Pelo menos para os antecessores do animal, o título foi a sorte grande. Aparições no programa de Jay Leno, campanhas publicitárias e participações em filmes de terror abriram o caminho da fama.

Fonte: Revista Domingo
Foto da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

domingo, 15 de maio de 2016

Adoçante

Adoçante

Existem vários tipos de adoçantes no mercado. Na compra de qualquer um deles deve-se ter em atenção vários factores:
. O uso de adoçantes não deve ser indiscriminado, mas feito com peso e medida, uma vez que estes produtos têm calorias.
. Utilizar com cautela os produtos que têm sorbitol, pois possuem efeito laxativo (a sensibilidade varia de pessoa para pessoa).
. As pessoas com tensão alta (hipertensas) ou problemas nos rins devem ter atenção aos adoçantes cujo conteúdo tem sódio.
Tipo de adoçantes:


. Aspartame: tem um sabor semelhante ao açúcar, adoça 200 vezes mais do que ele e possui quatro calorias por grama. Não pode ser utilizado em produtos que vão ao forno.


. Frutose: é natural, pois é extraída de frutas; pode ser utilizada no preparo de receitas que vão ao forno e têm quatro calorias por grama; os diabéticos não podem, porém, usar sem receita médica.



. Ciciamato de sódio: não deixa sabor residual na boca e não tem calorias; adoça menos do que os outros adoçantes e não pode ser utilizado em produtos que vão ao forno.


. Sacarina: não tem calorias; adoça 300 vezes mais, mas deixa um sabor amargo na boca quando usada em grande quantidade; pode ser utilizada em receitas que vão ao forno.

. Sucralose: não é calórica e possui um sabor semelhante ao do açúcar; adoça 600 vezes mais do que açúcar e pode ser usada no forno.

Fonte: Revista Correio da Manhã Domingo
Foto da net

𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho 

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Salvador Dali

Herança maldita

 
Quando Salvador Dali disse “ Para mim, o erótico deve ser sempre feio, o estético divino e a morte bela “ nunca imaginou que, após a sua própria morte (23 de Janeiro de 1989), os direitos de utilização das suas obras fizessem correr tanta tinta…
A mais recente sentença, saída de um tribunal alemão, estabelece que a Demart Pro Arte, dirigida por Robert Descharnes – amigo e colaborador íntimo do pintor espanhol, tem todos os direitos sobre a obra de Dali e obriga a sociedade de autores Bild Kunst a pagar àquela empresa todas as transacções realizadas até ao momento, incorrendo numa multa de 250 mil de euros. A sentença serve também para o estado espanhol, a Fundação Gala-Dali e a companhia Vegap – dentro do território da Alemanha, até 11 de Maio de 2004, data em que expirou o contrato celebrado entre Dali e o amigo.

O tribunal civil de Frankfurt, na Alemanha, determinou ainda que  a sociedade de autores do seu país deve entregar a Descharnes toda a  informação relativa às licenças outorgadas desde 1997, altura em que decidiu rescindir o contrato que existia entre as partes, condenando-a igualmente a pagar à empresa Demart todos os gastos e perdas ocasionais pelas suas ações.
 
Toma lá dá cá contudo a fundação Gali-Dalí representante legal do Estado espanhol- não reconhece tal sentença, nem tão pouco a veracidade do contracto realizado entre o pintor e o amigo, afirmando que o mesmo foi apenas verbal. Um processo que se adivinha moroso, já que não se vislumbra uma solução satisfatória para os homens que fazem um braço-de-ferro sem cessar – Robert Descharnes, empresário e  Ramon Boixodós, presidente da fundação – ambos interessados na gestão dos direitos de propriedade intelectual do pintor.

Senão vejamos já em Setembro de 1994, o Ministério da Cultura espanhol enviara uma carta a Robert descarnes advertindo-o de que o documento firmado entre ele e Dalí não era um contrato de cedência de direitos, mas sim um mandato verbal que se extinguiu imediatamente após a morte do pintor. Mas há mais. Em Março um julgado de primeira estância de Madrid despojou Descharnes de tais direitos em benefício do Estado espanhol. Ficou ainda sentenciado que; até Janeiro de 2003, a Demart Pro Art deverá dar conta da sua gestão e entregar bens e rendimentos obtidos ao longo dos anos ao Ministério da Cultura espanhol.
 
O descobrimento da América por Cristóvão Colombo 
 
Ainda sobre a decisão do tribunal alemão, a fundação e o Estado espanhol consideram que a mesma não interfere na situação actual nem no contencioso existente entre a Demart e a Fundação. Esta entidade não só remeteu a sentença para o território Alemão, como é peremptória em afirmar que a tudo isto se sobrepõe as palavras de Dalí. “ Sempre que haja qualquer dúvida, dever-se-ão pautar pela legislação espanhola”. Quanto à cobrança, diz fonte daquela instituição que “Demart cobra agora à Bild Kunt, mas mais cedo ou mais tarde terá de prestar contas ao Estado Espanhol”.

Fontes de discórdia discreta tem sido a postura de Robert Descharnes, mas o empresário não deixa os seus créditos em mãos alheias e já recorreu ao tribunal de oito países, em quatro dos quais obteve sentença favorável contra o Estado espanhol e a Fundação Gala-Dalí. Os tribunais do Japão, França e Suiça reconheceram a veracidade do contrato celebrado entre Dalí e o seu colaborador sobre a “utilização dos direitos de propriedade intelectual” do mestre, vigente até 2004. Contudo tanto a Fundação como o Ministério da Cultura espanhol minimizam as sentenças de outros países. Alegam que compareceram apenas no tribunal francês para solicitar que se suspendesse o processo e afirmam que “determinar os direitos sobre a obra do pintor é competência dos tribunais espanhóis”.
 
O grande masturbador
Fonte da Fundação afirmou que o país vizinho lhe deu ouvidos, tanto que Descharnes foi expulso da sociedade de direitos franceses (ADAGP) e, ainda que tenha havido irregularidade nesta expulsão, a verdade é que nada se alterou. O Juiz não concedeu àquela sociedade de autores o direito de gerir a obra de Dalí em representação da Demart.

Mas afinal a quem pertence a exploração dos direitos de autor de Salvador Dalí? Para já é uma incógnita. Por muito surreal e bizarro, este é um conflito que se adivinha interminável e, infelizmente é graças a ele que muitos países não têm podido apreciar a obra do mestre espanhol. Sobretudo quando se trata de exposições comissariadas por Robert Descharnes.

O mestre Excêntrico

As suas aptidões para as belas-artes manifestaram-se bem cedo. Filho de um notário de Figueres, Salvador Dalí nasceu em Port Lligart, a 11 de Maio de 1904 e, desde muito jovem, dedicou-se ao desenho e à pintura. Em 1922 entrou nas Belas-Artes, em Madrid, e durante a sua estada na residência de estudantes manteve uma grande amizade com o Poeta Garcia Lorca e o cineasta Luis Buñuel, com o qual levou a cabo numerosos projectos artísticos vanguardistas.
Depois de estudar em Madrid e de participar nos debates artísticos renovadores dos anos 20 na Catalunha, Dalí rumou a Paris e integrou-se num grupo de pintores e escritores surrealistas. Deste período datam algumas das obras que o converteram num dos máximos representantes do surrealismo, como “O grande masturbador” ou “O Espectro do sex-appeal”.
 
 
O Espectro do sex-appeal

Em 1929 conheceu a jovem russa Helena Diakonova, conhecida por Gala, que se tornou sua modelo e companheira. Com o ínicio da Segunda Guerra Mundial, Salvador Dalí e Gala estabeleceram-se durante alguns anos nos Estados-Unidos, onde a sua pintura de estilo realista e onírica obteve enorme êxito.
Dali converteu-se num dos pintores mais famosos do outro lado do Atlântico mas em 1948 regressaria  à Europa.
A religião, a história e a ciência ocuparam grande parte da sua obra durante os anos 50 e 60. “A Última Ceia” e “O descobrimento da América por Cristóvão Colombo” são desse período e das pinturas mais conhecidas de Dalí.
 
Fundação Gala-Salvador
 
Nos anos 70 o pintor dedica-se à criação e inauguração do Teatro-Museu Dali em Figueres, onde se encontra exposta a maior colecção da sua obra, e em 1983 criou a Fundação Gala-Salvador Gali, a instituição que gere, protege e fomenta o seu legado artístico e intelectual.

Fonte: Revista Correio da Manhã Domingo
Texto de: Teresa Oliveira
Fotos da Net

𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

© Carlos Coelho 

terça-feira, 10 de maio de 2016

10 Incriveis factos sobre a civilização Maia

Porque caiu a civilização Maia?

A civilização Maia se concentrava na América Central e do Sul, e era a única a ter uma linguagem escrita na época pré-colombiana. Os Maias também são conhecidos pela sua arte, arquitectura, matemática e sistema astronómico. Existem várias concepções erradas sobre esta incrível civilização, então confira esta lista para descobrir várias curiosidades sobre os Maias!
Entre 700 e 800 d.C., uma mudança radical no regime das chuvas pode ter ajudado à queda da civilização Maia, na América Central, e da dinastia Tang, na China. A Conclusão é da Revista Nature, segundo a qual outras causas também deverão ter contribuído para o fim das duas importantes culturas.

1 - Mistério Antigo


 

O fim da civilização Maia ainda é um mistério muito debatido. Durante os séculos 8 e 9, as grandes cidades Maias foram entrando em declínio e depois foram abandonadas, deixando para trás uma arquitectura incrível e sinais da civilização. Algumas teorias acreditam que isso aconteceu devido à superpopulação, invasão de estrangeiros, revoltas da população e até problemas com as rotas usadas para trocas comerciais.
Outras teorias, entretanto, afirmam que o declínio pode ter ocorrido devido a desastres ambientais, como doenças e mudanças climáticas. Existem evidências que a população excedeu a capacidade de seu solo, acabando com o potencial da sua agricultura e caça. Actualmente, alguns estudiosos acreditam que uma seca de mais de dois séculos possa ter acabado com a civilização.
 
2 – A vida Continua
 

 

Ao contrário do que é muito divulgado, os Maias não têm um calendário, e sim vários calendários – e nenhum deles afirma que o mundo iria acabar em 2012. O que ocorre é que a mitologia Maia acredita que o mundo está na sua quarta “criação”. A última criação acabou em 12.19.19.17.19, na linguagem de um de seus calendários, esta sequência iria-se repetir no dia 20 de Dezembro de 2012. Esta data será, entretanto, marcada pelo fim de um ciclo e o início de outro, para os Maias, e não o fim do mundo, como o ano novo para a civilização ocidental.

3 – O último estado Maia

 
A cidade de Tayasal foi o último reino Maia, e acabou apenas em 1697, quando padres espanhóis entraram em contacto com o rei Maia e dominaram a população do local.
4 – Saunas
 
Uma espécie de sauna era um importante elemento de purificação para os Maias. Essas “saunas” eram construídas com paredes e tecto de pedras, com uma pequena abertura no topo. A água entrava por este buraco e entrava em contacto com as rochas quentes, produzindo vapor para retirar impurezas do corpo, segundo a crença da civilização.
5 - Quadras de desportos
 
O jogo mesoamericano era um desporto com associação com rituais, jogado por até 3 mil anos antes da chegada de Colombo na América. O desporto sofreu várias modificações com o tempo, e uma versão do jogo, chamada de Ulama, ainda é jogada em alguns lugares pela população Maia actual.
As quadras de desportos eram utilizadas como uma área para rituais religiosos e culturais e para os jogos. A quadra era feita em formato da letra “I” maiúscula, e o jogo era realizado com uma bola mais ou menos do tamanho de uma bola de vólei, feita de borracha (extraída de vegetais) e bem pesada. A decapitação é muito associada com o jogo, e há especulações que cabeças decepadas e caveiras eram utilizadas como bolas no jogo.
6 – O Uso de analgésicos
 
Mesmo na época pré-colombiana, o conhecimento médico dos Maias permitia que eles utilizassem plantas como analgésicos. Plantas alucinogénias utilizadas em rituais religiosos eram também usadas com este propósito.
7 – Sacrifícios humanos
 
A tradição Maia sempre teve o costume de realizar sacrifícios de sangue por motivos religiosos e médicos, e muitos Maias ainda realizam este tipo de sacrifícios. Mas não se preocupe, hoje em dia o sangue humano foi substituído pelo de animais para realizar as tradições ritualísticas de seus ancestrais.
8 – As Habilidades médicas
 
A saúde na sociedade Maia era uma mistura entre ciência, religião, mente e corpo. Poucos cidadãos estudavam a medicina a fundo e praticavam feitiçarias, de modo a curar, ver o futuro e controlar eventos naturais. A medicina tinha uma forte relação com a religião, mas as práticas médicas dos Maias eram muito avançadas. Sabe-se que os médicos realizavam suturas com cabelos humanos, cuidavam de fracturas, e até faziam próteses dentárias.
9 – A Infância Maia
 
A civilização Maia desejava características físicas específicas de seus filhos, e faziam intervenções para alcançar este padrão. Quando a criança ainda era pequena, blocos de madeira eram empurrados contra sua testa para que ela ficasse mais achatada. Outra intervenção era feita para deixar as crianças vesgas. Objectos eram balançados na frente de recém-nascidos, até que eles ficassem estrábicos.
Outra curiosidade é que os Maias davam os nomes de seus filhos de acordo com o dia em que eles nasciam. Cada dia do ano tinha um nome feminino e um masculino, e esta era uma tradição seguida fielmente pelos pais.
10 – Alguns Maias ainda vivem na sua região original
 
Actualmente, mais de sete milhões de Maias vivem nas suas regiões originais, e muitos ainda mantêm muito de sua cultura ancestral. Alguns estão integrados com a cultura dos países onde vivem, mas muitos ainda utilizam a linguagem Maia como idioma principal.
As maiores populações dos Maias modernos habitam os estados mexicanos de Yucatán, Campeche, Quintana Roo, Tabasco e Chiapas. Na América Central, eles costumam ser encontrados em Belize, Guatemala e nas regiões oeste de Honduras e El Salvador.
Fonte: Listverse /hypescience
Fotos da net
𺰘¨¨˜°ºð000/2016𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho 


segunda-feira, 9 de maio de 2016

D. Pedro I

D. Pedro I



D. Pedro I

“ Eu fico!”

Um Dia Brasileiro

Nove de Janeiro de 1822, Palácio do Governo, Rio de Janeiro. O príncipe regente D. Pedro, pressionado, de um lado pelas cortes a regressar a Lisboa e, de outro, pelos patriotas brasileiros que dele necessitavam para legitimar a independência, exclamou: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto: diga ao povo que fico!”D. Pedro I
 
D. Pedro I
 Foi neste momento, que o espírito brasileiro sintetizou como “Dia do Fico”, que se deu um passo irreversível no processo de independência do Brasil. Antes do ano terminar já D. Pedro teria sido coroado Imperador.

Aos 9 anos de idade, em 1808, tinha D. Pedro chegado a terras brasileiras. Vinha com sua avó, a Rainha D. Maria I, já enlouquecida, seu pai, o futuro D. João VI, acompanhados por quase toda a corte portuguesa, fugindo das invasões francesas.

Estabelecida a corte no Rio de Janeiro, assim elevada a capital do reino, o Brasil começou a libertar-se da condição colonial: os portos e mercados são abertos às nações estrangeiras, pondo fim ao monopólio comercial de Portugal; é concedida liberdade para o estabelecimento de indústrias; os serviços da administração central são reconstituídos no Brasil a todos os níveis, da economia à justiça e do ensino às artes.

(Um monumento ao proclamador da Independência fora idealizado em 1824 pelo Senado da Câmara, mas sua execução foi suspensa após a abdicação do primeiro Imperador do Brasil em 1831. No concurso de projetos, aberto pela Academia Imperial de Belas Artes em 1855, saiu vencedor o secretário da Academia, João Maximiano Mafra. O terceiro colocado no concurso, Luiz Rochet foi em seguida encarregado de executar o monumento em Paris. D. Pedro II inaugurou o monumento em 30 de março de 1862. Erguido no centro da praça Tiradentes é, na verdade, obra da concepção plástica do escultor francês. É um bem cultural excepcional sob diversos pontos de vista. Foi o primeiro monumento cívico da cidade; uma das maiores peças de arte de bronze das Américas daquele tempo e é obra introdutora da escultura romântica no Brasil. A escultura vigorosa e movimentada de d. Pedro se apresenta sobre cavalo, acenando com a carta constitucional de 1824. Na base as notáveis alegorias dinâmicas de quatro rios brasileiros (Amazonas, Paraná, Madeira e São Francisco) são representadas por grupos escultóricos com indígenas, animais selvagens e plantas nativas. No friso do pedestal estão os escudos das vinte províncias do Brasil. Na face principal, junto das armas brasileiras, lê-se: “a d. Pedro Primeiro gratidão dos brasileiros”. O embasamento de granito carioca tem 3,30m de altura, o pedestal de bronze mede 6,40m até o alto da cornija e a estátua eqüestre tem 6,00m de altura.)
Esta onda de progresso será traduzida pela elevação do Brasil à categoria de reino, o Reino Unido de Portugal, do Brasil e dos Algarves, criado por carta de Lei de Dezembro de 1815. Por esta altura, já havia quatro anos que os franceses tinham deixado o nosso País mas D. João, quando em 1816 ocupa o trono, não faz planos para regressar a Portugal; nem quando, no ano seguinte, estoira uma revolta antiportuguesa, independentista e republicana, em Pernambuco. Sua majestade mostra intenção de regressar. Será necessária a revolução Liberal de 1820 em Portugal, reivindicando uma Constituição e o regresso do Rei, para o trazer de volta a Lisboa, após nomear seu filho D. Pedro regente do Brasil.

A revolução tinha sido bem acolhida no Brasil, mas as eleições para as Cortes Constituintes tinham acabado com tal disposição ao estabelecerem um desequilíbrio de 100 deputados de Portugal para 69 de além-atlântico. Para agravar a situação foi restabelecido o monopólio comercial português, única maneira de fazer face à concorrência inglesa nos mercados brasileiros. Os benefícios concedidos anteriormente foram anulados, o direito do rei a nomear regente questionado e finalmente, D. Pedro intimado a voltar para Portugal, a fim de completar a sua educação democrática pois, como disse o deputado Fernandes Tomás “Sabemos que o príncipe tem talentos e desejos, o que lhe falta são estudos (…) Deve ver por seus olhos a diferente glória que é ser o chefe de um povo ou o tirano de um povo escravo. Mas se ele voltar iludido, o Congresso é superior e pode dizer-lhe: Vai-te!”

D. Pedro não foi, porque não veio. Ficou, e os brasileiros celebrá-lo-ão para sempre.

 
O grito do Ipiranga A partir daí o processo independentista no Brasil acelerou-se em definitivo: o governo foi remodelado com políticos partidários da separação e as tropas portuguesas estacionadas no Rio mandadas regressar. Institui-se o “Cumpra-se”, por outras palavras, nenhuma lei das Cortes portuguesas entrava em vigor no Brasil sem a autorização do regente que, a partir de 13 de Maio assumiu o título de “Protector e Defensor Perpétuo do Brasil”.
A 7 de Setembro de 1822, quando D. Pedro se encontrava junto ao Rio Ipiranga, recebeu cartas de sua mulher, a princesa Leopoldina, e do Ministro José Bonifácio, que lhe deram conhecimento de dois decretos das Cortes portuguesas, impondo novo governo do Brasil, de acordo com os interesses da metrópole e estabelecendo processos criminais para todos os que tivessem desobedecido a ordens anteriores. Dirigindo-se à sua escolta, D. Pedro lançou o famoso ‘grito de Ipiranga’, que marca a independência ou morte. Estamos separados de Portugal”, disse convicto.

Aclamado formalmente Imperador do Brasil em 12 de Outubro e coroado a 1 de Dezembro, o seu reinado duraria menos de nove anos. De espírito aventureiro e voluntarioso não assistiu passivamente à usurpação do trono de Portugal, por seu irmão D. Miguel, nem a hostilidade que, no Brasil, crescia contra si, a qual o levou a abdicar em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara, de seis anos: “Não querem mais saber de mim porque sou português… Meu filho tem sobre mim a vantagem de ser brasileiro”. D. Pedro II seria um Imperador moderno.

Fonte: Revista Correio da Manhã Domingo
Texto de: Manuel Rosado

Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºð000/2016𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho 

domingo, 8 de maio de 2016

A lenda do Croco ou açafrão


A Primavera vai em breve bater à porta, trazendo consigo o acordar da natureza. Estão de volta os pássaros, e as flores e outras plantas começam a despertar da sua letargia hibernal. Uma das primeiras flores de bolbo da estação é o croco. É a lenda desta pequena flor que vos vou contar.
Segundo essa lenda, Croco era um jovem pastor de espírito nobre e requintado. Um dia, ele viu a linda ninfa Smilax e ficou loucamente apaixonado por ela.
Impressionados com a intensidade desse amor, os deuses tornaram-no imortal, transformando-o numa flor, que a partir daí ficou a chamar-se croco. Para que os dois apaixonados pudessem ficar juntos para sempre, Smilax foi transformada numa árvore de folha persistente, o teixo.
O croco também se encontra associado ao Dia dos Namorados, pois a lenda conta-nos que na mensagem de adeus que São Valentim escreveu a Agostina, a filha cega do carcereiro, ele tinha embrulhado uma flor de açafrão (croco), uma das plantas medicinais que costumava usar para fins terapêuticos. Quando Agostina abriu a mensagem, recuperou imediatamente a vista e a primeira flor que viu foi o açafrão.
Fonte: Net
Texto: Dulce Rodrigues (escritora)
Foto da Net
© Carlos Coelho 

sábado, 7 de maio de 2016

Evita Perón

 
A vida de Evita Perón dava uma verdadeira novela: a história da menina pobre que conquistou o coração de um grande político. Uma vida de amor e ódio. E de profanação, que se iniciou após a sua morte trágica aos 33 anos.
Eva Maria Duarte nasceu a 7 de Maio de 1919, na cidade de Los Toldos. Se fosse viva teria 97 anos.
Morreu vítima de cancro no útero, aos 33 anos, a 26 de Julho de 1952. Aos 15 anos, deixou a sua casa para ir para Buenos Aires. Falhou nas artes de palco, mas acertou ao apostar num programa de rádio. Aqui revelou todo o talento de comunicadora, que lhe permitiu conhecer Juan Domingo Perón, em 1944. Um militar rico, que desempenhava o cargo de ministro. O casamento aconteceu a 10 de Dezembro. Em 1946 foi eleito presidente, e de imediato Eva começou a actuar junto dos desfavorecidos. A dedicação ao povo fez com que a tratassem carinhosamente por Evita.
 
Perón cumpre, Evita designa
Foi a primeira feminista da América Latina, e em 1947 conseguiu que fosse aprovado o sufrágio feminino. Criou o Partido Peronista Feminino, do qual era presidente. Em 1950, começou a revelar sintomas de grande debilidade física. Foi-lhe diagnosticado cancro no útero, lutando até à morte. Ficou presa à cama a 2 de Novembro de 1951, no dia das primeiras eleições em que as mulheres votaram, sendo-lhe levada a urna até ao seu quarto. Levantou-se no dia do seu aniversário, a 7 de Maio, para saudar, pela última vez, os seus descamisados – a forma meiga e carinhosa como tratava os pobres e deserdados da Argentina.
De Eva a Evita
 
Foi um verdadeiro tormento para os inimigos de Perón, e uma santa para o povo argentino. Ao longo da vida, várias foram as transformações que sofreu, tanto física como psicologicamente. De simples jovem provinciana, passou a mulher elegante e determinada. Os ricos e poderosos de Buenos Aires sempre fizeram questão de lembrar-lhe as origens humildes. Mas para o povo, foi uma heroína e passou facilmente de Eva Duarte, uma mulher anónima, a Evita Perón, a primeira-dama. E sempre querida até à morte.
 

Fonte: Revista Nova Gente
Texto: Lurdes de Matos
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho 

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Rainha Santa Isabel

Este ano vai ser possível venerar a mão, praticamente intacta, da Rainha Santa Isabel, no túmulo que está sepultado no Mosteiro de Santa Clara a Nova, em Coimbra, ou como também é conhecido no Convento da Rainha Santa
 
Só com ordem do bispo é que a mão intacta da Rainha Santa pode ser mostrada e, para isso, é necessário uma ocasião especial.
Este ano, de 1 a 13 de Julho, os fiéis, ou simplesmente os curiosos, podem ver a mão da rainha, beijada durante séculos pela família real portuguesa.
O motivo de correr a cortina e deixar à vista a mão é porque se comemora, este ano, os 500 anos da beatificação da Rainha Santa.
 
Quase 300 anos depois da sua morte, dizem os autos oficiais da primeira abertura do túmulo em 1612, que o corpo estava "mui são, inteiro e sem corrupção, de maneira a que a cabeça estava com os cabelos inteiros, louros e sãos, de maneira que pegando por eles estavam fixos. A testa e todo o rosto coberto pela mesma carne, muito alba e bem proporcionada, com nariz, orelhas, olhos e boca, sem corrupção".
Aquando desta abertura provocada pelo processo de canonização, médicos, professores da Universidade de Coimbra e entidades religiosas levantaram a mão para testemunhar o inédito.
O túmulo passou a ser visitado pelos membros da família real em cada deslocação que faziam a Coimbra, para beijar a mão da rainha.
Um túmulo, conta António Rebelo, presidente da Confraria da Rainha Santa, difícil de abrir porque "sempre que alguém da família real vinha a Coimbra trazia uma das chaves, porque o túmulo tinha três chaves: uma confiada ao bispo de Coimbra, outra à abadessa e outra ao rei".
Em 1852, D.ª Maria, rainha de Portugal, visitou o túmulo e decidiu mandar trocar as mortalhas da rainha que é santa. Quando o fizeram "despiram o corpo com receio que os ossos se desconjuntassem, mas nada aconteceu. O corpo estava íntegro, as carnes bem consolidadas, os ossos muito bem colocados", explica.
Nos anos 30, já com a república e sem expectativas de se voltar à monarquia, o corpo que permanecia intacto foi mandado isolar, deixando apenas à vista a mão direita. "Nós apenas removemos uma cortina que deixa ver a mão, porque dizem os antigos que nunca foi exposta sequer às pessoas da família real seus descendentes mais do que a mão para a beijarem", acrescenta.
Já este ano, nas duas primeiras semanas de Julho, a mão da Rainha Santa Isabel volta a poder ser vista. "Admirar olhando por um óculo de vidro poderão ver a mão direita, a mão benfazeja da rainha Santa, que era a mão que praticava as boas acções pelas quais ela ficou conhecida ao longo da história".
Uma mão seca pelo tempo, mas ainda com carne ligada às ossadas, que é descoberta, com autorização do bispo, apenas em ocasiões especiais.
Este ano é o Ano Santo da Misericórdia e comemoram-se os 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel.
As últimas descobertas da mão aconteceram em 2012 aquando da celebração dos 400 anos da primeira abertura do túmulo; em 2000 porque foi ano de jubileu e em 1996, nos 300 anos da sagração da igreja da Rainha Santa.
A rainha que ficou conhecida como pacificadora; uma mulher culta dedicada à arte, à arquitectura e à liturgia, mas sobretudo notabilizada pela acção sócio caritativa, sendo considerada a rainha amiga dos pobres.
A Confraria da Rainha Santa Isabel espera que milhares de pessoas passem pelo Mosteiro de Santa Clara a Nova, para ver a mão praticamente intacta da Rainha Santa Isabel, que morreu há 679 anos, entre 1 e 13 de Julho deste ano.
 
(Túmulo antigo mandado construir pela Rainha Santa onde esteve sepultada muito tempo. Hoje o seu corpo incorrupto encontra-se num túmulo relicário de prata e cristal no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.)
 
A festa de Coimbra e da Rainha Santa celebra-se no dia 4 de Julho, dia em que morreu D. Isabel.
Santa Isabel de Portugal era filha do rei D. Pere III, de Aragão, e D. Constança, de Navarra, e casou-se com o rei D Dinis, em 1282. Terá nascido em 1269(?) e morreu a 4 Julho de 1336 em Estremoz. Recebeu o nome da tia-avó, Santa Isabel da Hungria.
O episódio sobejamente conhecido sobre a Rainha é o milagre das rosas. Todavia, este milagre foi originalmente atribuído à sua tia-avó Santa Isabel da Hungria. Provavelmente por corrupção da lenda original, e pelo facto de as duas rainhas possuírem o mesmo nome e a mesma bondade perdura a ideia do milagre. Foi canonizada em 1626 pelo Papa Urbano VIII.
Fonte: © Agência Ecclesia
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºð000/2016𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Castor e Pólux

Irmãos inseparáveis

 
Castor e Pólux, os semideuses venerados tanto na Grécia como em Roma, eram inseparáveis desde o nascimento, apesar de um ser filho de um deus e o outro de um mortal. A mãe de ambos, Leda, mulher de Tíndaro, Rei de Esparta, foi violada por Zeus que se aproximou dela transformado-a em cisne. Em resultado dessa violação, Leda pôs dois ovos e de cada um nasceram duas crianças: Castor e Pólux, Helena e Clinemnestra. A paternidade das crianças ficou assim dividida: Pólux e Helena seriam filhos de Zeus, enquanto Clinemnestra e Castor teriam Tíndaro por pai.
Castor e Pólux cresceram juntos, como irmãos gémeos. Ambos partilhavam o gosto pelos combates e jogos, distinguindo-se Castor como domador de cavalos e Pólux como pugilista. Tinham grande amizade por dois primos, Idas e Linceu mas, chegados à idade adulta, começaram a ficar desavindos por desejarem as mesmas mulheres. Mais tarde tornaram-se mesmo inimigos, por motivo da partilha de uma manada que os quatro tinham roubado. Na luta que então travaram, Castor foi morto e Pólux, apesar de ferido, matou os seus primos. Pólux enterrou Castor e ergueu-lhe um monumento mas a tristeza era tão grande que pensou em suicidar-se. No entanto, por ser filho de Zeus era imortal, tendo que viver no Olimpo, enquanto o irmão ficaria para sempre no Hades, o Mundo Inferior.
A pedido de Pólux, Zeus permitiu que os gémeos ficassem juntos, em dias alternados, no Olimpo e no Hades. Os dois irmãos puderam assim, viver juntos para sempre, compartilhando o mundo um do outro.
Fonte: Revista Domingo Magazine
Texto: Manuel Rosado
Foto da Net
𺰘¨¨˜°ºð000/2016𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho