sexta-feira, 24 de junho de 2016

Osteoporose

A 24 de Junho assinala-se o Dia Mundial da Osteoporose.

Damos-lhe algumas dicas para a prevenção




A osteoporose ocorre quando a quantidade de massa óssea diminui, desenvolvendo ossos ocos, finos e de sensibilidade extrema, ficando mais sujeitos a fracturas. Apesar de ser considerada a doença da velhice, nem sempre aparece nessa altura e pode desenvolver-se durante anos ou décadas, por isso, a prevenção é importante. As instituições de nutrição recomendam a ingestão de 1200 miligramas de cálcio por dia partir dos 50 anos e 1000 miligramas antes dessa idade.

Infusão da Cavalinha


Esta planta é recomendada não pela grande concentração de cálcio, mas sim por ser rica em silício. Este mineral estimula a absorção do cálcio e, como consequência, fortalece a calcificação dos ossos.

Refeições equilibradas


Adira á comida tradicional portuguesa. Sabia que as sopas são ricas em cálcio? Escolha entre caldo verde, sopa de nabiças, de espinafres ou agriões. Os jaquinzinhos e a petinga frita também ajudam na calcificação dos ossos e, se conseguir, coma também as espinhas.

Leite em pó


Apenas uma colher (de chá) de leite em pó magro equivale a 50 miligramas de cálcio e tem a vantagem de não conter gordura. Basta adicionar uma colher a sopas guisados e bebidas.

Fonte: Revista Maria
Texto: Dr. Custódio César, Nutricionista
Foto da net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

segunda-feira, 13 de junho de 2016

A trindade Portuguesa dos Santos de Junho

Se fôssem vivos na Terra, S. João, o Baptista, e S. Pedro iriam fazer, não tarda muito, dois mil anos. S. João, que foi santificado no ventre da sua mãe, era um pedacinho mais velho que S. pedro. (Santo António de Lisboa)


(Santo António de Lisboa)

Quanto a Santo António, em comparação com os seus companheiros das festividades portuguesas de Junho - seria uma criança. Teria apenas, agora precisamente, 750 anos.
Em verdade, o nosso povo vê o santo de Lisboa como um rapazinho; fixou-o na idade adolescente, nimbou-o de lirismo e adormeceu-o às pedreiras da Sé ou nos Olivais de Coimbra – mas nunca em Pádua. Não está convencido o povo que o Santo de suaves mãos milagrosas e dôce jeito de sgurar o Menino Jesus, tivesse alguma vez saído de Portugal.(Igreja de Santo António de Lisboa)


(Igreja de Santo António de Lisboa)

Tudo quanto êle fez – teve de ser feito forçosamente na nossa terra, à sombra de um campanário de rústico semelhante ou junto das várzeas húmidas da água que escorre dos chafarizes, onde crescem violetas.

Quanto a S. João e a S. Pedro, o nosso povo aceita-os tal e qual êles nos chegaram na iconografia que já era velha quando Portugal nasceu para rezar, bailar e tecer redondilhas.

Dos três Santos de Junho, o Baptista é o único que usou sempre e nos transmitiu o seu verdadeiro nome: João, filho de Zacarias e de Isabel. S. Pedro não era Pedro – mas Simão. Santo António não era António – mas Fernando.
Isto são particularidades com os quais em rigor o povo nada tem. Contudo, se o santo de Lisboa se chamasse Fernando, era o chefe dos discípulos e apóstolos se se chamasse Simão – não teria isso poesia nenhuma. João, esse está muito bem. 


(São João Baptista)

Esta trindade gloriosa da Igreja tomou-a o povo português para si, ou à sua conta, conforme muito bem lhe apeteceu. Nos tempos da devoção mais pura, nunca a gente da nossa terra deixou de querer bem a qualquer dêstes santos, dentro dos ensinamentos da Igreja, acerca de suas vidas e obras, da sua bemaventurança. O lirismo português não sacrificou a verdade. Simplesmente, logo que cumpria o dever da oração, saltava á romaria e desfiava cantigas nas quais os santos de Junho já são outros. 


(Igreja de São João Baptista na Foz do Douro Porto)

Os atributos destes santos são para o povo aqueles que mais se enquadram ao entendimento simplista da sua obra. 



(Santo São Pedro Pescador)

São Pedro não é o discípulo apóstolo, o primeiro Papa, apedra angular. É o pescador. Tem as chaves do céu, mas as redes é que explicam a devoção dos homens dos litorais, das procissões à beira-mar, das irmandades marítimas.
S. João tem o cordeirinho ao colo, usa uma pele de ovelha, não era possível conceber para o conceito dos povos das terras e dos campos melhores atributos. O cordeirinho! Depois, parece que se alimentava de gafanhotos e de mel silvestre. Baptizou Jesus Cristo, mas a concha é atributo que escapa á observação de crentes através dos séculos. 


(Igreja de São Pedro Penaferrim - Sintra)

Santo António é só Lisboa – esta Lisboa onde em tôdas as igrejas e capelas houve e há sempre um altar de Santo António, nas ruas e ruelas existiam dezenas de nichos e de oratórios com a sua imagem, e ainda subsistem dezassete ruas ou serventias com o seu nome, mas onde – e é curioso – só há meia dúzia de meses se fez uma paroquial de Santo António. Talvez porque existisse como Casa da Cidade – a Igreja de Santo António da Sé.
Assim os Santos de Junho – a 13, 24 e a 29 – eram, até há pouco estridulamente festejados, numa série quase contínua de vésperas e de domingos, porque estes santos, através das idades e da evolução dos costumes e práticas, os compreendeu sempre o povo. As gentes das serras preferiam S. João, na sua primitividade silvestre; as das praias preferiam S. Pedro na sua humildade piscatória; as gentes da diocese lisbonense davam-se a Santo António na sua ingenuidade lírica e milagreira.


E por isso na cidade, que é um foco de gentes de todas as províncias, o S. João começa em Santo António e Santo António acaba em São Pedro.
Um anho de meia dúzia de dias, um barco de proa alta em bico, uma bilha que ninguém diz que esteve rachada – eis a explicação da trindade portuguesa dos Santos de Junho.
Não existe em outro qualquer país da cristandade.

Fonte: Revista Ver e Crer nº 2 de Junho 1945
Texto: Norberto de Araujo (escrito na integra como foi na época)
Fotos da net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

domingo, 5 de junho de 2016

António José Maia Pereira

Arte por Júlio Quaresma

António José Maia Pereira nasceu em Santo Tirso, em 1959, no seio de uma família de proprietários agrícolas. Desde muito cedo manifestou-se a sua vocação para as artes, para a qual foi incentivado por Fátima Azevedo, a sua professora no ciclo, e pela mãe que, desde os 5 anos de idade, o via desenhar sobre o pavimento de xisto negro da casa e, um pouco mais tarde, fazer os seus próprios brinquedos.
Entre 1980 e 85, licencia-se em pintura na Escola de Belas Artes do Porto, onde teve como mestres os pintores Domingos Pinho e Pedro Rocha, e chega mesmo a ser assistente nos últimos anos. Nessa mesma escola conhece Ana de Castro, escultora com quem vem a casar-se, em 1986. Nesse mesmo ano parte para Londres onde ficou a residir até 2000, altura em que regressa a Portugal. Faz uma pós graduação na St. Martins School em 86, e, em 89, e a vez do mestrado no Royal College.


“Botão”. Óleo sobre tela (75x100cm),datado de 2001

Galardoado com vários prémios, entre os quais se destacam o prémio “Benetton” da St. Martins School (86), o “Allen Lane Penguin Book”, no Royal College (89), e os primeiros prémios nacionais de pintura: I Bienal AIP (94) e Jovens Artistas BCM (95), José Maia apresenta-nos uma obra consolidada nos meios londrinos e sobretudo nas séries das Inundações, apresentadas na European Academy for Arts, que corporiza uma pesquisa sobre o tempo, os seus próprios fantasmas e a dimensão da pintura.

Fonte: Revista Caras
Texto: Júlio Quaresma
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Da Ignorância

Sabemos que não sabemos e por isso esforçamo-nos por clarificar aspectos que possam ter a ver com o que aí vem. Ou então angustiamo-nos. Porque o reino dos céus é só dos que da ignorância sabem nada.


1 – Sabemos que não sabemos.
Não sabemos muito mais do que o que sabemos sobre assunto algum, e o tamanho da nossa ignorância agiganta-se de forma directamente proporcional à quantidade de conhecimento que conseguimos assimilar e elaborar. Quanto mais sabemos, melhor percebemos o pouco que isso é e, sem querer, vamos chegando a um qualquer entendimento dos dizeres socráticos. Vamos dando conta das perguntas que somos capaz de formular, sem vislumbre de respostas. Vamos percebendo como crenças arreigadas ocupam o lugar de informação que não temos. Vamos entendendo como as nossas muitas duvidas nos facilitam a aceitação de verdades mal esgalhadas. Vamos, dia a dia, situando-nos como podemos, face às nossas incertezas e à volubilidade do conhecimento que julgamos deter.

2 – Sabemos que não temos a menor ideia de como será o que há-de vir.
Percebemos de forma indistinta que o que guardamos como memória do passado, o nosso e o do mundo, é parcial, rebuscado, opinioso e , eventualmente, mesmo falacioso.
Sabemos que aquilo que vamos assumindo como certo, como bom ou como útil, dura o que dura, o que é sempre demasiado, pouco para acalmar frustrações ou para permitir sonhos de certezas.
Vivemos, actuamos e procedemos cheios de uma atitude de segurança que só pode vir, em função do que sabemos sobre o que não sabemos, da nossa intrínseca capacidade de lidar com o desconhecido.

3 – Porque sabemos que não sabemos, alguns de nós, migalha a migalha, grão a grão, esforçam-se por aclarar aspectos novos, diferentes ou negligenciados, de uma qualquer realidade, tão parcelar e obscura como todas as realidades.
Outros, angustiam-se terrivelmente pela consciência de desamparo que tamanha ignorância pode querer significar e, ou invocam deuses novos e velhos em vão e a propósito de questões triviais, ou deprimem-se e azedam num funeral precoce de toda a capacidade de esperança.
Entre uns e outros, restam todos os outros, que de conhecimento têm pouco e da ignorância sabem nada. Parece que é deles um reino mítico dos céus.

Fonte: Revista Notícias Magazine
Texto: Isabel Leal (Psicologa)
Foto da Revista
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Frida Kahlo

Corrida contra a morte


Reza a história que Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón nasceu na manhã quente de 6 de Julho de 1907 na Cidade do México.
Aos 17 anos sofreu um terrível acidente foi perfurada por um corrimão de ferro, num autocarro – qua a obrigou a usar cintas ortopédicas durante dois anos. Forçada a viver deitada, começou a pintar.


(Esquerda: Diego Rivera no seu estúdio. Direita: Frida Kahlo no Jardim da sua casa.)

Recuperada, ‘foi atrás’ de Diego Rivera – o mais famoso pintor mexicano do século XX, por quem nutria uma grande admiração desde os seus tempos de menina – para que este lhe desse uma opinião sobre os seus primeiros trabalhos. Nessa altura, vivia a chamada ‘fase masculina’, ou seja, tinha especial aptidão para se vestir como se fosse homem. Mas, ao conhecer Diego, mudou. Rauda Jamis (‘Frida’) recorda que depois de ter encontrado Diego, trocou o trajo masculino pela imagem típica da mulher mexicana, usando saiotes, rendas, vestidos coloridos…”.


(Frida Kahlo na sua pintura no estúdio, Retrato de Meu Pai.)

Segundo Le Clézio (‘Diego & Frida’), Diego Rivera era “um homem provocador, inquietante, mentiroso, violento, vingador e terrivelmente sedutor na sua imensa fealdade…”. Mesmo assim, Frida apaixonou-se por ele e, contra a vontade da mãe, casou com o pintor, vinte e um ano mais velho que ela, em 1929. 

Ele era mulherengo, infiel e um péssimo marido. Mas o amor de Frida por este homem venceu todos os obstáculos. Casaram, perderam um filho, divorciaram-se e voltaram a casar. Eles partilhavam a paixão pela pintura. A vida de Frida Kahlo fou pautada pela dor e pela doença.


( Esquerda : Frida Kahlo no seu quarto. Direita: Frida Kahlo e Dr. Juan Farill fotografado na sua casa.)

Nunca recuperou do acidente que teve e o seu estado físico foi-se agravando. No entanto era uma mulher bonita, apesar das suas deficiências e, principalmente, determinada. Passou uma longa temporada nos EUA, ao lado de Diego e, em 1939, deslocou-se para Paris onde inaugurou uma exposição. Nessa altura, a Europa aplaudiu esta artista ‘Exótica’ e Frida conheceu Picasso, Breton, Duchamp e Kandinsky, entre outros. Farta das infidelidades, decidiu viver as suas próprias aventuras amorosas. 


A primeira ocorreu com Leon Trotski, quando este se refugiou em sua casa no México. Seguiram-se outros casos, como o fotógrafo Nickolas Muray. Mas foi ao lado de Diego que, aos 47 anos de idade, morreu. Entre os vários escritos de Diego encontra-se este: “Frida é o único exemplo na história da arte de alguém que arranca o seu próprio seio e o próprio coração para dizer a verdade biológica que sente neles”.

Fonte: Revista Correio da Manhã Domingo Magazine
Texto: Sofia Rato
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð