quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Polónia tem o maior Cristo-Rei


Com 58 metros de altura, a estátua de Jesus Cristo do Mundo, erguida na Polónia, supera os Cristos da Bolívia e do Brasil.

O Cristo Rei é uma estátua de Jesus Cristo em Świebodzin na Polônia, concluída em 6 de novembro de 2010. É considerada como a mais alto estátua de Jesus no mundo.
A estátua tem 33 metros de altura e juntamente com seu monte, chega a 52,5 metros. Pesa 440 toneladas e o projeto foi concebido e liderado pelo Sylwester Zawadzki, um sacerdote aposentado polonês.


A estátua foi construída sobre um aterro de 16,5 metros de pedras e entulho, com altura de 33 metros, simbolizando a idade de cristo, que morreu com 33 anos.
A cabeça tem 4,5 m de altura e pesa 15 toneladas. Cada mão tem 6 m de comprimento e da distância entre as extremidades dos dedos é de 24 metros. Ele é composto de concreto e fibra de vidro.


Tal como o Cristo Redentor, a estátua de Swiebodzin, cidade de 40 mil habitantes, é completamente branca, tendo como única diferença uma coroa dourada de três metros de altura.
Os últimos elementos da estátua - a cabeça e os braços - foram instalados com a ajuda de um enorme guindaste enviado especialmente ao local.

Fonte: Revista Domingo CM
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Poto

Família Araceae
(Acindapsus aureus)
Trepadeira por Excelência


Esta popular planta é originária das Ilhas Salomão, na Nova Guiné. Pelo seu porte peculiar é indiada para ser utilizada como trepadeira ou com os caules pendentes.
A Poto prefere zonas bem iluminadas, mas sem sol directo. Nos exemplares variegados a cor aparece atenuada, tornando-se verde, se a planta crescer com pouca luz. Está bem adaptada aos ambientes amenos do interior das casas, mas é sensível a mudanças bruscas de temperatura. As regas devem ser abundantes, excepto no Inverno.

Conselhos Práticos


O substrato utilizado deve ser esponjoso e rico em húmus, matéria orgânica. Adapta-se bem à vida em vasos pequenos. Efectue a plantação inicial e as posteriores em qualquer época do ano. É frequente enrolá-la á volta de uma haste com musgo, o que faz com que apresente um aspecto mais frondoso e organizado. Por causa do seu grande crescimento, a aplicação de adubo ao longo do ano é fundamental. Elimine o pó que se acumula sobre as folhas, com um pano húmido. Esta planta não requer demasiados cuidados e dura muitos anos.

Propagação
Para a multiplicação utilize estacas de caule em qualquer época do ano. O enraizamento é muito fácil. O ideal é cortar um ramo lateral com algumas folhas e coloca-lo num copo, de forma que só a parte basal esteja em contacto com água. Passados uns dias aparecerão as raízes, quando atingirem um tamanho adequado poderá transplantá-las para um recipiente com solo.

Pragas e Doenças
É muito resistente ao ataque de pragas e doenças, e raramente é afectada por estes males.

A linguagem das Plantas
Manchas pardas sobre as folhas: Excesso de humidade. Deve secar um pouco o solo antes de tornar a regar.
Folhas murchas: Demasiada exposição ao sol. Coloque-a num local iluminado, mas sem sol directo.

Fonte: Revista  Correio Mulher
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Machado de Castro


Ganha fama com a escultura de D. José, colocada em Lisboa no Terreiro do Paço em Abril de 1775. Escultor e estatuário nascido a 19 de Junho de 1731, cumpre-se esta semana a 17 de Novembro o aniversário da sua morte (1822). 
De Coimbra vai para Lisboa, onde aprende com o mestre Nicolau Pinto a arte de esculpir. Rapidamente a sua fama ultrapassa a do mestre e passa a trabalhar com José de Almeida, protegido do Rei D. João V. trabalhou 14 anos nas obras da Basílica de Mafra.

Fonte: Revista Focus
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Saúde

Truques saudáveis

Remédio infalível


Mel contra as inflamações
Tão doce, nutritivo e leve… é excelente para evitar inflamações em cortes e ferimentos, pois tem propriedades antibacterianas.

Cebola


Combate o cancro
Para além de ser um óptimo digestivo, este legume é eficaz no combate ao cancro dos intestinos, de alergias e inflamações respiratórias. Inclua-o na alimentação e ganhe saúde.

Farmácia na cozinha


Abacaxi baixa o colesterol
Uma fatia deste fruto ás refeições ajuda na metabolização da gordura e, como consequência, diminui os níveis de mau colesterol, para além de facilitar a digestão.

Laranja


Tensão alta
Se tem tendência para a hipertensão, damos-lhe uma dica óptima: ingira laranjas. Por ser rico em antioxidantes, potássio e vitamina C, este fruto ajuda a regular os problemas de tensãoarterial.

Soja


Fornece hormonas vegetais
A partir da menopausa verifica-se uma grande diminuição da produção das hormonas femininas. A soja e os produtos derivados fornecem fitoestrogénios (isoflavonas) compostos, importantes para ajudar a reter o cálcio nos ossos, favorecendo a sua mineralização.

Pimenta Vermelha


Descongestionante natural
Para quem sofre de sinusite, recomenda-se a ingestão de pratos temperados com este ingrediente. As pequenas vagens vermelhas contêm capsaicina, uma substância que estimula as fibras nervosas e desentope o nariz.

Sementes de Psílio


Prisão de ventre
Uma pasta elaborada com estas sementes funciona como um processo simples para aumentar a percentagem de fibras na alimentação. O Psílio é um laxante natural, onde pode encontrar á venda em farmácias, nas grandes superfícies comerciais e nos centros dietéticos.

Fonte: Revista Maria
Texto:Dr. Custódio César / Nutricionista
Foto da net

𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð