segunda-feira, 6 de março de 2017

Luís XI de França

Um órgão original


Luís XI de França, que no seu país soube criar o regime absoluto e foi o rei sinistro que mandou matar no cadafalso de Halles o infeliz Jacques d’Armagnac, duque de Nemours, era dado a excentricidades que, vistas à luz de hoje, provocam a censura. Conta-se que um dia, já cansado de ouvir os instrumentos do seu tempo, tão apreciados em festas cortesãs, resolveu falar com De Baigné, abade e director solícito da banda de música do palácio, a quem incumbiu de fazer um aparelho musical que lhe andava na imaginação como realidade consoladora dos seus ócios. O abade escutou o soberano com todo o acatamento, e principiou a construir esse maravilhoso instrumento. Tratava-se simplesmente de um órgão de porcos.
De Baigné escolheu porcos de várias idades e tamanhos, dividindo-os em diferentes grupos, conforme a qualidade sonora dos seus grunhidos. Em seguida, com admirável mestria, colocou-os em fila dentro de uma barraca de campanha, e perto desta pôs o teclado, em que os martelos, sob a acção dos movimentos, obrigavam a funcionar instrumentos pontiagudos, que feriam os porcos, os quais, ao experimentarem a dor provocada por tão cruel processo grunhiam desesperadamente.
De Baigné sentava-se em frente do teclado, e logo o aparelho começava a funcionar: o ruido dos suínos tornava-se ensurdecedor e convertia-se num espectáculo horrível. Luís XI alegrava-se ante o sofrimento dos pobres animais, e os palacianos que o cercavam gabava a invenção que lhe permitia ouvir sons gratos aos seus ouvidos.

Fonte: Almanaque Diário de Notícias
Texto/Autor: Desconhecido
Foto da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário