quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Xutos & Pontapés


A Editora Tugaland vai apresentar três colecções de livros de banda desenhada dedicados a artistas portugueses. O primeiro livro da colecção conta a história dos Xutos& Pontapés e será apresentado no Festival de Banda Desenhada da Amadora. Cada livro virá acompanhado por um CD; no caso dos Xutos & Pontapés, cujo livro é da autoria de Alex Gozblau, será oferecido o disco “Dados Viciados”, com dois temas extras ao vivo. Seguem-se livros sobre os GNR (Nuno Saraiva), Pop Dell’Arte (Fernando Martins),Sérgio Godinho (Miguel Rocha), Rui Veloso (Luís Henriques), Jorge Palma (Susa Monteiro), António Variações (Daniel Lima) e José Cid (Pedro Zamith.


Fonte: Jornal 24 Horas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Escrito na Pedra

(e.e.Cummings)
“Gosto do meu corpo
Quando está com o teu”.


e.e.Cummings.poeta
americano (1894-1962)

“Para mim, o maior dos
Suplícios seriam estar
Sozinho no paraíso”.

Johann Wolfgang Von
Goethe (Escritor alemão
1749-1832)

(Erasmo de Roterdão)

“Rir de tudo é coisa dos tolos,
Mas não rir de nada é coisa
Dos estúpidos”.

Erasmo de Roterdão
Humanista Holandês
(1466-1536)


“Não posso viver
Com alguém que não
Possa viver sem mim”.


Nadine Gordimer,
Escritora sul-africana
(1923-)

(Jean Cocteau)

“A arte produz frequentemente
Coisas feias que se tornam
Bonitas com o tempo.
A moda, por outro lado, produz
Coisas bonitas que se tornam feias”.


Jean Cocteau,realizador Francês
(1889-1963)


“ O amor é a mais barata
Das religiões”.


Cesare Pavese, escritor Italiano
(1908-1950)


“Importa que não haja ilusões
Sobre este ponto:
É que todos poderemos morrer
De sede em pleno mar”.

João Miguel Fernandes Jorge,
Poeta português (1943-)

Fonte: Jornal Público (Fotos da Net)

Remover Marcas


Se tem alcatifa ou carpetes em casa e se após um móvel ter estado há muito tempo no mesmo sitio em cima da mesma deixou marca no tapete ou carpete, a forma de eliminá-la é aproximando-lhe o ferro de engomar sem tocar, para não queimar. Dá-se algumas descargas de vapor. Depois escova-se no sentido contrário ao do pêlo.
Se for necessário repete-se a operação várias vezes até que desaparece a marca por completo.
(Foto da Net)

Mick Jagger na banda dos "dinossauros"


Mick Jagger, David Bowie e Elton John podem formar um grupo de rock, segundo avança oo site “Contact Music”. A banda será organizada para fazer um espectáculo na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A banda ainda pode contar com as prestações de Phil Collins, Sting, Van Morrison, Dave Gilmour, dos Pink Floyd, e Jimmy Page, guitarrista dos Led Zeppelin.

Fonte: Jornal 24 Horas.
(Foto da Net)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Conservar Ervas Aromáticas


Conservar no frigorífico por mais tempo os molhos de salsa ou coentros que não usou por completo no momento da compra pode ser complicado. A forma de conseguir que durem mais tempo passa por envolvê-los num pouco de papel de jornal ou papal absorvente molhado.
(Foto da Net)

Amiguinho de Madonna



O novo Director de programação da Tv Record, Alexandre Frota, anda eufórico com o documentário sobre Madonna que está a preparar.
A Diva fará dois espectáculos, no Rio de Janeiro e São Paulo, em Dezembro, e , creiam Frota já conheceu a cantora pessoalmente quando ela esteve no Brasil, no começo da década de 80. “Ela precisava de uma academia para malhar e a gente fechou uma para que ela pudesse fazer os exercícios em paz. Nem eu estava acreditando! É uma experiencia única.
Pude ver que ela não era nada daquilo que falavam. Achei que ela ia chegar com aquele apelo sexual como ela é no palco. Mas não. Ela é polémica? Sim! Mas é um personagem. Aos 50 anos, está a provar que panela velha é que faz comida boa”. Contou frota.


Fonte: Jornal 24 Horas.

(Fotos da Net)

Cogumelos Seguros


Apreciadores de Cogumelos, saibam que guardá-los dentro de plástico é um "convite" ao aparecimento de bactérias que podem provocar intoxicações alimentares. Para o evitar, após comprá-los, remeta-os ao frigorífico dentro de um saco de papel ou numa caixa de cartão.
(Foto da Net)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

No Passado 4 de Novembro de 1877


É Inaugurada a Ponte de D. Maria Pia

A cerimónia de Inauguração teve toda a pompa real que se esperava à época. Mas a confiança que toda que toda a gente parecia depositar na engenharia de Gustave Eiffel e no seu projectista principal Théophile Seyrig não fizeram esquecer as necessárias cautelas de Estado: O Príncipe D. Carlos e o infante D. Afonso, filhos de Luís I e de Maria Pia, não integraram a comitiva do comboio real, que por volta do meio-dia de 4 de Novembro de 1877, fez a viagem inaugural da primeira travessia ferroviária sobre o Douro, entre Gaia e o Porto. Os filhos reais ficaram na margem esquerda, e só atravessaram depois dos pais terem chegada a Campanha. Foi uma viagem histórica, que o Comércio do Porto reportou assim: “A extensão do comboio ocupava pelo menos dois terços da ponte. Foi uma grande prova para esta grandiosa obra. Quem ia dentro não sentiu a menor oscilação nem os estalidos que de ordinário se sentem na passagem dos comboios pelas pontes; parecia que atravessava por cima de terreno firmíssimo”. Estava concretizada uma das obras mais revolucionárias da engenharia mundial, nomeadamente pela largura do vão construído, “sem qualquer paralelismo anterior a cuja experiência se pudesse recorrer”, realçam Paulo Jorge de Sousa Cruz e José Manuel Lopes Cordeiro, no livro que escreveram sobre As Pontes do Porto. Eiffeil testava assim, em Portugal, um projecto que lhe daria a segurança para se aventurar na realização de desafios ainda mais altos, como a Torre Eiffel, em Paris, uma década depois. A Ponte Maria Pia fora construída também em tempo recorde de apenas um ano e dez meses, entre as primeiras fundações e a inauguração. Custou 1.284.000 francos suíços e, contrariando todas as previsões da época, esteve ao serviço ferroviário 114 anos - foi substituída apenas em 1991, pela Ponte S. João.
Actualmente está desactivada e em degradação evidente. Mas permanece uma escultura única sobre o Douro.

Fonte: Jornal Público S.C.A

(Foto da Net)

Os Estranhos «Baobabs» de Madagáscar


Em Madagáscar, há estes estranhos seres, árvores que parecem vir das profundezas do tempo, que se chamam «Baobab». Também existem noutros lugares do mundo, em África e na Austrália, mas só em Madagáscar existem as seis variedades de « Baobabs».
A presença destas árvores, perdidas no passado, na sua estranha forma de parecerem criaturas invertidas, transforma a paisagem num lugar habitado e singularmente fora do tempo.
«Baobabs estranhas e fantásticas árvores que parecem tomar personalidades humanas. Erguem-se, congeladas nas suas poses, mãos nas ancas, braços para o céu inclinadas umas para as outras para ouvirem as suas conversas. Quando caminhamos por entre elas damos-lhe logo nomes.
Não há dois carvalhos que pareçam iguais, mas tornam-se facilmente no mesmo. «Baobabs» nunca podem ser confundidos.
Não, eles são cada um, a sua própria árvore.»

In Revista Única de 18/10/08

(Foto da net)