segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Frases Célebres
Henry David Thoreau,
Escritor e folósofo Norte-Americano(1817-1862)
"Os grandes acontecimentos mantêm-me calma e sossegada;são apenas as pequenas ninharias que me irritam".
Rainha Vitória,
Britânica (1819-1901)
"A grande vantagem da fealdade em relação à beleza é que a fealdade permanece".
Serge Gainsbourg,
Músico Francês (1928-1991)
"Essa coisa do cariocão não tem muito a ver comigo, da mesma forma que acho paulistice chata, baianice chata, mineirice chata".
Chico Buarque,
Músico Brasileiro(1944-)
domingo, 11 de novembro de 2007
Tutankamon
Portugal tira energia das ondas
Frases
SOFOCLETO
Escritor Peruano (1926-2004)
«A boa Educação é moeda de ouro.Em toda a parte tem valor»
António Vieira
Padre e Escritor Português (1608-1697)
«Não há que ter vergonha de preferir a felicidade»
Albert Camus
Escritor e Filósofo Francês (1913-1960)
«O maior problema e o único que nos deve preocupar é vivermos felizes»
Voltaire
Escritor e Filósofo Francês (1694-1778)
«Nada é constante neste mundo senão a inconstância»
Jonathan Swift
Escritor Irlandês ( 1667-1745)
«Háquem morra desconhecido por não ter tido um teatro diferente»
Denis Diderot
Filósofo e Escritor Francês (1713-1784)
Sharon Stone
Sharon Stone no combate à Sida
(foto da net)
A actriz Sharon Stone vai organizar um leilão de fotografias no Festival de Cinema de Roma, em Itália, com o objectivo de angariar fundos para o combate à Sida. " A Sida não mata só lá em baixo, mata também na Europa e na América e as vítimas são sobretudo mulheres", alerta a actriz.
Metro
A actriz que se deslocou ao Mónaco para participar no " International Rendez Vous Cinema Verite", deslumbrou na gala de benificiência organizada pelo evento, onde estiveram os prìncipes Alberto e Carolina. O eterno solteirão Alberto não resistiu aos encantos de Stone, que surgiu deslumbrante num vaporoso vestido branco prateado e desarmou o prìncepe com uma graciosa vénia.
D. João V
O nosso Rei-Sol
Um catálogo com as obras do Victoria &
Albert Museum, de Londres, levou D. João V às páginas do The Guardian. Aquele que foi conhecido como o Magnânimo, mas também como Rei-Sol de Portugal, pelo luxo de que se
revestiu o seu reinado, era casado com uma austríaca e homem de bom gosto. E
por isso, no catálogo, lá aparece o nosso rei do século XVIII que encomendou a
um artista inglês, Paul Crespin, uma enorme e pesadíssima banheira de prata.
Num lado estava o desenho de Aecton a surpreender Diana no banho, “ sugerindo
que isso era o que o rei esperava, ou seja, surpreender uma freira no banho”.
Porque a história reconhece vários filhos ilegítimos a D. João V, nomeadamente
de freiras. A banheira não chegou ao destino porque uma tempestade destruiu o
palácio a que se destinava e a madre superiora entendeu aquilo como sinal de
Deus e fechou a freira na cela, forçando-a a renunciar ao seu ímpio amor.
Fonte: Revista Notícias Sábado
Texto/Autor: Manuel Queiroz (História)
Foto da Net
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Pode estar grávida
OS 12 MANDAMENTOS DAS MULHERES
Embaixadora dos Pinguins
Numa entrevista ao site Contact Music, recordou que na infância costumava passar férias nesta ilha onde existe um importante colónia destes animais. : "Estou orgulhosa de ver que este local ainda é preservado".
Jornal GLOBAL
31 de Outubro de 2007
Novo disco já á venda
sábado, 27 de outubro de 2007
Manobras de Diversão
Batalha Interminável
TOP 5 CIÊNCIA
terça-feira, 21 de agosto de 2007
Curas Caseiras
Durante o verão a maior parte do nosso tempo é passado ao ar livre, o que nos deixa mais expostos às picadas e ferroadas de mosquitos. O uso da cebola é um método corrente e simples para combater o desconforto e a dor das picadas. Use uma rodela de cebola, colocada na área atingida durante 15 minutos, e verá que este truque alivia o ardor e a comichão.
terça-feira, 10 de julho de 2007
Mary Edmonia Lewis
Mary Edmonia Lewis nasceu a 4 de julho de 1844 e faleceu a 17 de Setembro de 1907, foi uma escultora americana que trabalhou durante a maior parte de sua carreira em Roma, Itália. Ela foi a primeira mulher afro-americana de nativos americanos a alcançar a fama internacional e reconhecimento como uma escultora no mundo das belas artes. O seu trabalho é conhecido por incorporar na escultura, temas relacionados com negros e indianos americanos em estilo neoclássico. Ela surgiu durante os dias cheios de crises da Guerra Civil e, no final do século XIX, era a única mulher negra que tinha participado e foi reconhecida em qualquer grau pelo mainstream artístico americano. Em 2002, o estudioso Molefi Kete Asante listou Edmonia Lewis em sua lista de 100 maiores afro-americanos.
Início da vida
A data de nascimento de Edmonia Lewis foi registado como o 4 de Julho de 1844. Foi registada em Greenbush, Nova Iorque, que é agora a cidade de Rensselaer. O seu pai era afro-haitiano, enquanto sua mãe era de Mississauga Ojibwe e de ascendência afro- americana. A mãe de Lewis era conhecida como uma excelente tecelã e artesã, enquanto o seu pai era servo de um cavalheiro. O seu background familiar inspirou Lewis no seu trabalho posterior.
Quando Lewis chegou aos nove anos, os pais morreram. O seu pai morreu em 1847. As suas duas tias maternas adoptaram Lewis e seu meio-irmão mais velho Samuel. Samuel nasceu em 1835 do pai de Lewis e sua primeira esposa no Haiti; Essa família veio para os Estados Unidos quando Samuel era uma criança ainda pequena. Samuel tornou-se um barbeiro aos 12 anos quando o seu pai morreu. As crianças permaneceram com suas tias perto de Niagara Falls por aproximadamente quatro anos. Lewis e suas tias venderam cestas de Ojibwe e outras lembranças, como mocassins e blusas, aos turistas que visitam as Cataratas do Niágara, Toronto e Búfalo. Durante este tempo, Lewis passou por seu nome de nativo americano, Wildfire, enquanto seu irmão era chamado Sunshine. Em 1852 Samuel saiu para San Francisco, Califórnia, deixando Lewis ao cuidado de um capitão SR Mills, embora Samuel continuasse a fornecer o dinheiro para seu conselho e instrução. Mais tarde, em 1856, Lewis matriculou-se em New York Central College, McGrawville , uma escola abolicionista Batista. Durante o período do verão lá em 1858, Lewis fez exame de classes no departamento preliminar a fim preparar-se para cursos que mais tarde tomaria em programas colegiais. Numa entrevista posterior, Lewis afirmou depois de três anos na escola, que saiu porque foi declarada "selvagem".
Educação
Em 1859, quando Lewis tinha 15 anos, o seu irmão Samuel e os abolicionistas mandaram-na para Oberlin College, onde ela mudou seu nome para Mary Edmonia Lewis. Naquele tempo, o Oberlin College foi uma das primeiras instituições de ensino superior nos Estados Unidos a admitir mulheres e pessoas de diferentes etnias. A decisão de Lewis para assistir a Oberlin era uma mudança que significativamente mudaria a sua vida, porque foi onde começou os seus estudos de arte. Lewis embarcou com o Reverendo John Keep e sua esposa em 1859 até que ela deixou o colégio em 1863. O Reverendo Keep era branco e um membro do conselho de curadores, mas também era um abolicionista ávido e porta-voz para a coeducação. Durante o ano escolar de 1859-60, Lewis matriculou-se no Departamento Preparatório de Jovens Senhoras, que foi projectado "para dar a instalações de Young Ladies para a disciplina mental completa, e o treinamento especial, qualificá-los para o ensino e outros deveres de Sua esfera ".
Durante o inverno de 1862, vários meses após o início da Guerra Civil, Edmonia Lewis estava a frequentar o Oberlin College quando ocorreu um incidente entre ela e dois colegas de classe, Maria Miles e Christina Ennes. As três mulheres, que embarcaram na casa do fiduciário John Keep de Oberlin, planejaram ir andar de trenó com alguns rapazes mais tarde naquele dia. Antes do trenó, Lewis serviu a seus amigos um copo de vinho temperado. Pouco depois, Miles e Ennes ficaram gravemente doentes. Os médicos os examinaram e concluíram que as duas mulheres tinham algum tipo de veneno em seu sistema, aparentemente cantharides , um afrodisíaco de renome. Por um tempo, não era certo que eles iriam sobreviver. Dias depois, ficou claro que as duas mulheres iriam se recuperar do incidente e, por causa de sua recuperação, as autoridades inicialmente não tomaram nenhuma providência.
Notícias do incidente controverso rapidamente, espalhou-se por todo Ohio. Os habitantes de Oberlin não tinham as mesmas visões progressistas do colégio. Antes do seu julgamento de seis dias de duração, anti-abolicionistas vigilantes agrediram fisicamente Lewis. Enquanto ela caminhava para casa sozinha uma noite, ela foi arrastada para um campo aberto por assaltantes desconhecidos e bateram-lhe. Os responsáveis por seus ferimentos nunca foram encontrados. Devido ao ataque, as autoridades locais prenderam Lewis, acusando-a de envenenar seus amigos. O colégio defendeu-a durante todo o julgamento. John Mercer Langston , ex-aluno da Oberlin College, e único advogado afro-americano praticante em Oberlin, representou Lewis durante o seu julgamento. Embora a maioria das testemunhas tenha falado contra ela e ela não testemunhou, o júri absolveu-a das acusações.
O resto do tempo de Lewis em Oberlin foi marcado por isolamento e preconceito. Além disso, cerca de um ano após o julgamento, Lewis foi acusada de roubar materiais de artistas da faculdade. Ela foi absolvida devido à falta de provas, mas não totalmente esclarecida. Ela foi proibida de se inscrever para seu último mandato pela directora do Curso para Jovens, Marianne Dascomb, o que impediu Lewis de se formar.
Boston
(Minnehaha , mármore, 1868, coleção do museu de Newark)
Após a faculdade, Lewis mudou-se para Boston
no início de 1864, onde começou a perseguir a sua carreira como escultora. O Keeps escreveu uma carta de
apresentação em nome de Lewis para William Lloyd Garrison, em Boston, e ele foi
capaz de apresentá-la aos escultores já estabelecidos na área, bem como
escritores que publicaram Lewis na imprensa abolicionista. Encontrar um
instrutor, no entanto, não foi fácil para Lewis. Três escultores masculinos recusaram-se
a instruí-la antes de ser apresentada ao escultor moderadamente bem sucedido
Edward A. Brackett (1818-1908), que se especializou em bustos de mármore. Os seus
clientes eram alguns dos abolicionistas mais importantes do dia, incluindo
Henry Wadsworth Longfellow , William Lloyd Garrison, Charles Sumner e John
Brown . Para instruí-la, ele emprestou os seus fragmentos de esculturas para
copiar em barro, que ele então criticou. Sob sua tutela, ela criou suas próprias
ferramentas de escultura e vendeu sua primeira peça, uma escultura de uma mão
de mulher, por US $ 8. A sua relação não terminou amigavelmente como foi
mencionado por Anne Whitney , colega escultora e amigo de Lewis, em uma carta
que escreveu a sua irmã em 1864. A razão para a divisão, no entanto, nunca foi
mencionado. Lewis abriu o seu estúdio ao público e a sua primeira exposição de
solo em 1864.
Lewis inspirou-se nas vidas de abolitionists e de heróis da guerra civil. Os seus assuntos em 1863 e em 1864 incluíram alguns dos abolitionists os mais famosos de seu dia: John Brown e o coronel Robert Gould Shaw . Quando ela conheceu o Coronel da União Robert Gould Shaw, o comandante de um regimento da Guerra Civil Africano- Americano de Massachusetts, ela foi inspirada a criar um busto à sua semelhança, o que impressionou a família Shaw, que comprou sua homenagem. Lewis então fez reproduções de gesso do busto; Ela vendeu a cem dólares a 15 dólares cada. Anna Quincy Waterston, uma poetisa, então escreveu um poema sobre Lewis e Shaw.
De 1864 a 1871, Lewis foi escrita, e entrevistada por Lydia Maria Child , Elizabeth Peabody , Anna Quincy Waterston e Laura Curtis Bullard . Eram mulheres importantes em Boston e nos círculos abolicionistas de Nova Iorque. Devido a essas mulheres, artigos sobre Lewis apareceram em revistas abolicionistas importantes, incluindo Broken Fetter , o Christian Register e o Independent , bem como muitos outros. Lewis era perspicaz na sua recepção em Boston. Ela não se opunha à cobertura que recebeu na imprensa abolicionista, e ela não era conhecida a negar a ajuda monetária, mas ela não podia tolerar o elogio falso. Sabia que alguns não apreciavam realmente a sua arte, mas viam-na como uma oportunidade de expressar e mostrar o seu apoio aos direitos humanos.
Os trabalhos adiantados que provaram altamente populares incluem retractos do medalhão dos abolitionists John Brown e guarnição de William Lloyd. Lewis também se inspirou em Henry Wadsworth Longfellow e o seu trabalho, particularmente em seu poema épico The Song of Hiawatha . Ela fez vários bustos dos seus personagens principais, que ele tirou da lenda Ojibwe.
Roma
(Em Roma, Edmonia Lewis adotou o estilo neoclássico da escultura, como pode ser visto no Busto do Dr. Dio Lewis (1868)).
O sucesso e a popularidade dessas obras em Boston permitiram que Lewis suportasse o custo de uma viagem a Roma em 1866. No seu passaporte de 1865 está escrito: "M. Edmonia Lewis é uma menina negra enviada por assinatura para a Itália, tendo exibido grandes Talentos como escultora ". O escultor estabelecido Hiram Powers deu-lhe espaço para trabalhar no seu estúdio. Ela entrou num círculo de artistas expatriados e estabeleceu seu próprio espaço dentro do antigo estúdio do século 18 do escultor italiano Antonio Canova . Ela recebeu apoio profissional de Charlotte Cushman , uma actriz de Boston e uma figura fundamental para escultores expatriados em Roma, e Maria Weston Chapman , uma trabalhadora dedicada para a causa anti-escravidão.
Quando em Roma Edmonia Lewis adoptou o estilo neoclássico da escultura, como visto neste busto nu intitulado "busto do Dr. Dio Lewis" (1868). O museu de arte de Walters.
Roma foi onde Lewis passou a maior parte de
sua carreira adulta. A identificação racial / cor menos rigorosa da Itália
permitiu uma maior oportunidade aos artistas de cor. Ela começou a esculpir em
mármore, trabalhando de maneira neoclássica, mas focalizando o naturalismo em
temas e imagens relacionados com negros e índios americanos. Os arredores do mundo
clássico inspiraram-na e influenciaram o seu trabalho, em que recriou o estilo
clássico da arte. Por exemplo, ela apresentou pessoas nas suas esculturas como
drapejada em vestes em vez de em roupas contemporâneas.
Lewis era única no modo como se aproximava a esculpir no exterior. Ela insistiu em ampliar seus modelos de barro e cera em mármore, ao invés de contratar escultores nativos italianos para fazer isso por ela, o que era a prática comum. Escultores masculinos eram bastante cépticos do talento das escultoras, e muitas vezes acusavam-nas de não fazer seu próprio trabalho. Harriet Hosmer, um companheiro escultor e expatriado, também fez isso. Lewis também era conhecida por fazer esculturas antes de receber comissões para eles, ou enviou obras não solicitadas para os clientes de Boston solicitando que eles levantar fundos para os materiais e transporte.
O seu trabalho era vendido por grandes somas de dinheiro. Em 1873 um artigo no New Orleans Picayune afirmou: "Edmonia Lewis tinha arrecadado duas comissões de 50.000 dólares." Sua nova popularidade tornou o seu estúdio um destino turístico. Lewis teve muitas exposições importantes durante a sua ascensão à fama, incluindo um em Chicago, em Illinois , em 1870, e em Roma em 1871.
Carreira posterior
A Morte de Cleópatra ,
(A Morte de Cleópatra, detalhe, mármore, 1867, colecção do Smithsonian American Art Museum.)
Um grande golpe na sua carreira foi participar da Exposição do Centenário de 1876 na Filadélfia. Para isso, ela criou uma monumental escultura de mármore de 3,015 libras, A Morte de Cleópatra, que retractou a rainha em meio à morte. Da peça, JS Ingraham escreveu que Cleópatra era "a mais notável peça de escultura na seção americana" da Exposição. Grande parte do público foi chocado com o retracto franco de Lewis de morte, mas a estátua atraiu milhares de telespectadores. Cleópatra foi considerada uma mulher de beleza sensual e poder demoníaco. A sua auto-aniquilação tem sido retratada numerosa em arte, bem como na literatura e no cinema. Em Death of Cleopatra , Edmonia Lewis acrescentou um talento inovador ao retratar a rainha egípcia de uma maneira desgrenhada, desleixada, uma saída da abordagem vitoriana de representar a morte. Apesar dos seus contemporâneos brancos também esculpir Cleópatra e outros assuntos comparáveis (como Zenobia de Harriet Hosmer), Lewis era mais propenso a escrutínio sobre a premissa de raça e de género devido ao fato de que ela, como Cleópatra, era do sexo feminino:
"As associações entre Cleópatra e uma África negra eram tão profundas que... qualquer representação da antiga rainha egípcia teve que lidar com a questão da sua raça e a expectativa potencial de sua escuridão. A rainha branca de Lewis ganhou a aura de precisão histórica através de primárias sem sacrificar seus vínculos simbólicos com o abolicionismo, a África negra ou a diáspora negra, mas o que se recusava a facilitar era a objetificação racial do corpo da artista, e Lewis não podia tornar-se tão facilmente sujeita da sua própria representação se seu sujeito fosse corpo realmente branco. "
Depois de ter sido colocada em armazenamento, a estátua foi transferidaem 1878 para a Chicago Interestadual Exposição, onde permaneceu invicto. A escultura foi adquirida por um jogador com o nome de "Blind John" Condon que comprou de um salão na rua Clark para marcar a sepultura de um cavalo de corrida chamado "Cleopatra". A sepultura estava na frente da arquibancada de sua trilha de raça de Harlem no subúrbio de Chicago do parque da floresta , onde a escultura permaneceu até que foi movido para um pátio de armazenamento da construção em Cicero . Enquanto no pátio de armazenamento. A Morte de Cleópatra sofreu danos extensivos nas mãos de escuteiros bem intencionados que pintaram e causaram outros danos à escultura. Dr. James Orland, um dentista em Forest Park, e membro da Forest Park Historical Society adquiriu a escultura e realizada em armazenamento privado no Forest Park Mall.
Mais tarde, Marilyn Richardson, um curador independente e estudioso da arte afro-americana que estava a trabalhar numa biografia de Lewis, foi à procura de A Morte de Cleópatra . Richardson foi encaminhada para a Forest Park Historical Society e Dr. Orland pelo Metropolitan Museum of Art que anteriormente tinha sido contactado pela sociedade histórica sobre a escultura. Richardson, depois de confirmar a localização da escultura, contactou a bibliógrafa afro-americana Dorothy Porter Wesley e os dois ganharam a atenção do NMAA George Gurney. De acordo com Gurney, curador emérito no Smithsonian American Art Museum , a escultura estava numa pista de corrida em Forest Park, Illinois, durante a Segunda Guerra Mundial . Finalmente, a escultura veio sob a alçada da sociedade histórica do parque de floresta, que doou-a ao Museu de arte americano de Smithsonian em 1994, a base Chicago Andrezej Dajnowski conjuntamente com o Smithsonian restaurou-lhe o seu estado quase-original após reparar o nariz , Sandálias, mãos, queixo, e extensa "sugaring" (desintegração), a um custo de cerca de US $ 30.000.
Um testamento ao renown de Lewis como uma artista veio em 1877, quando o presidente anterior Ulysses S. Grant dos EU comissão lhe fazer seu retrato. Ele se sentou para ela como modelo e ficou satisfeito com sua peça acabada. Ela também contribuiu com um busto de Charles Sumner em 1895 para a Atlanta Exposition .
No final da década de 1880, o neoclassicismo declinou em popularidade, assim como a popularidade da arte de Lewis. Continuou a esculpir em mármore, criando cada vez mais retábulos e outras obras para patronos católicos romanos. No mundo da arte, ela se tornou-se eclipsada pela história e pela fama perdida. Em 1901 ela tinha-se mudado para Londres. Os eventos de seus últimos anos não são conhecidos.
Raça e recepção
Como artista de cor, Edmonia Lewis teve que
ser hiper-consciente das suas escolhas estilísticas, porque a sua audiência em
grande parte branca, muitas vezes gravemente mal interpretado o seu trabalho como auto-retrato. Para evitar
isso, as suas figuras femininas normalmente possuem características europeias.
Lewis teve de equilibrar a sua própria identidade pessoal com a sua identidade
artística, social e nacional, uma actividade cansativa que afectou sua arte. Ela tinha que atender às expectativas do mundo
da arte ao mesmo tempo em que evitava ser cercada por pombos nas categorias
inescapáveis De ser apenas um "artista de cor" ou uma "senhora
escultora".
"É difícil exagerar a incongruência visual do corpo feminino negro-nativo, muito menos essa identidade num escultor, dentro da colónia romana. Como o primeiro escultor nativo negro de ambos os sexos para obter reconhecimento internacional dentro de uma tradição escultórica ocidental, Lewis era uma anomalia simbólica e social dentro de uma comunidade burguesa e aristocrática predominantemente branca ".
Família
Lewis nunca se casou e não teve filhos conhecidos. O seu meio-irmão Samuel tornou-se um barbeiro em San Francisco, eventualmente mudando-se para campos de mineração em Idaho e Montana . Em 1868, ele instalou-se na cidade de Bozeman, Montana , onde montou uma barbearia na Main Street. Ele prosperou, acabou investindo em imóveis comerciais e, posteriormente, construiu a sua própria casa, que ainda está em 308 South Bozeman Avenue. Em 1999, a Casa Samuel Lewis foi colocada no Registro Nacional de Lugares Históricos. Em 1884, casou-se com a Sra. Melissa Railey Bruce, uma viúva com seis filhos. O casal teve um filho, Samuel E. Lewis (1886-1914), que se casou, mas morreu sem filhos. O Lewis mais velho morreu após "uma doença curta" em 1896 e é enterrado no cemitério de Sunset Hills em Bozeman.
Morte
(Sepultura de Edmonia Lewis)
Durante anos, o ano da morte de Edmonia Lewis
foi especulado para ser 1911 em Roma. Uma visão alternativa sustentava que ela
morreu no condado de Marin, Califórnia, e foi enterrada numa sepultura não marcada em San Francisco.
Estudos recentes descobriram que ela morava na área de Hammersmith em Londres, Inglaterra,
antes de sua morte em 17 de setembro de 1907, na Enfermaria Hammersmith
Borough. De acordo com sua certidão de óbito, a causa de sua morte foi a doença
crónica de Bright. De acordo com os registros paroquiais ela é enterrada em St.
Mary's Roman Catholic Cemetery , em Londres.
Trabalho
Descrições das obras mais populares
(Hiawatha , mármore, 1868, museu de Newark)
(Para Sempre Livre , 1867)
Esta escultura de mármore branco representa um homem que está parado, olhando acima, e levantando seu braço esquerdo no ar. Envolvido em torno de seu pulso esquerdo é uma corrente; Entretanto, esta corrente não o está restringindo. À sua direita está uma mulher ajoelhada com as mãos em posição de oração. A mão direita do homem é gentilmente colocada em seu ombro direito. Forever Free representa a emancipação dos escravos afro-americanos após a Guerra Civil, uma celebração da libertação negra, salvação e redenção. Lewis tentou quebrar estereótipos de mulheres afro-americanas com esta escultura. Por exemplo, ela retractou a mulher como completamente vestida enquanto o homem estava parcialmente vestido. Isso atraiu a atenção para longe da noção de mulheres afro-americanas sendo figuras sexuais. Esta escultura também simboliza o fim da Guerra Civil. Enquanto os afro-americanos estavam legalmente livres, eles continuaram a ser contidos, mostrado pelo fato de que o casal tinha correntes enroladas em torno de seus corpos. A representação da raça e do género tem sido criticada pelos estudiosos modernos, particularmente as características eurocêntricas da figura feminina. Esta peça é realizada pela Howard University Galeria de Arte em Washington, DC
(Hagar , 1868)
Inspirado por um personagem do Antigo
Testamento, este foi feito de mármore branco. Mostra Agar com suas mãos em
oração e olhando fixamente um pouco para cima, mas não em frente. Agar era a
serva ou escrava da mulher de Abraão, Sara. Sendo incapaz de conceber uma
criança, Sara deu Agar a Abraão para que ele pudesse ter um filho por ela. Agar
deu à luz o filho primogénito de Abraão, Ismael . Depois que Sara deu à luz seu
próprio filho Isaque, ela se ressentiu com Agar e fez Abraão "lançar Agar
no deserto". Lewis usa Hagar para simbolizar a mãe africana nos Estados
Unidos. Ela representava o abuso de mulheres africanas. Lewis tinha uma
tendência para esculpir mulheres historicamente fortes, como demonstrado não
apenas em Hagar, mas também na peça de Cleópatra de Lewis. Lewis também
descreveu mulheres normais em grandes situações, enfatizando sua força.
Esta escultura foi inspirada pela herança do
nativo americano de Lewis. Um fabricante de seta e sua filha sentam-se em uma
base redonda. Eles estão vestidos com roupas tradicionais nativas americanas e a
figura masculina tem características faciais nativas americanas reconhecíveis.
Lewis escolheu "branquear" as características faciais de suas figuras
fêmeas, removendo todas as características faciais associadas às raças
"coloridas". Lewis empurrou os
limites com a precisão das suas esculturas. Ela queria ser o mais realista
possível.
Fotos da net
quarta-feira, 27 de junho de 2007
MADONNA
(foto da net)
Cabala
Originalmente, uma organização baseada nas leis orais e no misticismo judaico sobre a natureza de Deus, a criação do Universo, a origem e o destino da alma e o papel dos seres humanos. Consiste em práticas devotas, místicas e mágicas que só são ensinadas a um grupo restrito de pessoas , por isso, a Cabala é vista como uma ramificação esotérica do Judaísmo. Nos últimos anos sofreu uma renovação, incorporando vários elementos do espiritualismo da nova era, o que atraiu muitas celebridades e desagradou à maioria dos judeus.
Madonna aconselhou o Governo Britânico a usar um fluído místico da Cabala na limpeza de desperdício radioactivo. A cantora, juntamente com o marido, Guy Ritchie, abordou o primeiro-ministro, o Departamento do Comércio e Indústria e os Combustíveis Nucleares Britânicos com esta ideia inovadora. Madonna acredita que a « água da Cabala pode ter poderes curativos mágicos através da meditação e da consciência da partilha».
AMORES PROÍBIDOS é este o título da canção de Madonna (na foto durante um concerto em Itália). A cantora é uma das seguidores da Cabala.
Revista ÙNICA 16 de Setembro de 2006
Jornal Expresso
Nicole kidman
Condóminos travam anúncio de Nicole Kidman
Numa curta estadia em Roma, onde se encontrava a fazer um anúncio para a « Sky Itália TV», a actriz Nicole Kidman viu-se confrontada com uma situação pitoresca. Os moradores do edifício histórico situado no nº 41 da Via Vespucci, onde decorriam as filmagens, impediram a equipa de Kidman de continuar a trabalhar, por quererem ser recompensados pelo desassossego provocado no condomínio. Os moradores exigiam 25 mil euros, bem mais do que tinha sido proposto inicialmente (6.000 ). E, enquanto Kidman aguardava calmamente o desfecho da situação no interior de uma carrinha de filmagens estacionada na rua, conseguiram o que queriam. E o anúncio lá acabou por se fazer…
Revista Única , 16 de Setembro de 2006