segunda-feira, 19 de novembro de 2007

SABER

# Decifrado código genético de cancro

Uma equipa de investigadores norte-americanos identificou mais de 50 anomalias genéticas em tumores cancerígenos no pulmão, abrindo caminho à identificação das origens de uma das principais causas de morte no mundo. Analisando o ADN de 528 tumores, os cientistas descobriram a implicação, insuspeita até agora, do gene NKX2-1 situado sobre o cromossama 14, numa parte significativa dos adenocarcinomas pulmonares, ou cancro glandular do pulmão. Em Portugal, o cancro do pulmão ocupa o segundo lugar nas mortes por cancro (13,9%), seguido do colorrectal (14%).

# Peixes correm risco de extinção


Um terço do total das espécies de peixes da Europa está sobre ameaça da extinção, indica um estudo publicado no livro Handbook of European Freshwater Fishes (Guia dos Peixes de àgua Doce da Europa). O trabalho, realizado em perceria com a organização ambiental internacional World Conservation Union (IUCN) diz que 200 das 522 espécies de peixes de água doce do continente (38%) podem desaparecer, e afirma que 12 já estão extintas. De acordo com uma " lista vermelha" elaborada pela Conservation Unon, os peixes estão mais ameaçados do que aves e mamíferos.

#Cientistas querem reabrir "dossiers" ovnis


A investigação oficial sobre os ovnis (OBjectos voadores não identificados) terminou há quase 40 anos, mas pode agora recomeçar. Pelo menos é esse o desejo de um grupo de 14 cientistas, pilotos e ex-militares de sete países, que pediram ao governo norte-americano que reinicie a investigação sobre este mistério, interrrompida em 1969.Os especialistas criticam a falta de liderança dos EUA nesta matéria, assim como o secretismo governamental sobre o fenómeno. O comandante e piloto reformado das forças armadas peruanas Alfonso Santa María, relata um encontro com um ovni e confessa que este assunto ainda hoje lhe provoca "calafrios".Santa María relembrou a manhã de 11 de Abril de 1980, em que os 1800 soldados em formação na basa Aérea de la Joya viram um objecto imóvel no ar "semelhante a um globo ". Dispararam 64 abuses de 30 milìmetros." Alguns acertaram em cheio, mas sem nenhum efeito". O comandante peruano acrescentou que o objecto " não tinha motores, nem tubos de escape, nem janelas, nem asas ou antenas. E também não tinha nenhum sistema visível de propulsão".

In Diário de Notícias

( fotos tiradas da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário