sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Torre de Pisa

No passado 7 de Janeiro de 1990

Torre de Pisa é encerrada

O que seria hoje a cidade de Pisa se a sua torre tivesse tido um processo de construção e uma história igual á de tantas outras? E mais: o que seria da humanidade se a torre não tivesse “nascido” inclinada?

À primeira questão é fácil responder: a cidade seria mais uma, entre outras tantas da mesma dimensão, em Itália, com mais ou menos monumentos, mais turista menos turista. Já para a segunda questão não será tão fácil responder, principalmente se considerarmos aqui a figura de um ilustre nascido em Pisa, Galileu, que se terá “inspirado” na inclinação da torre para fazer algumas das experiências que haveriam de mudar o rumo da ciência e a nossa visão do mundo.

Mas do que aqui se trata hoje é não discutir a sorte do mundo, mas antes lembrar que foi num dia 7 de Janeiro, há 17 anos, que a torre foi encerrada ao público para mais uma série de trabalhos e intervenções com o objectivo de interromper a sua tendência “natural” e histórica para a inclinação e, em ultima instância, salvaguardar a sua integridade.

A história é bem conhecida. A torre começou a ser construída em 1173 e, quando estavam encastelados apenas os primeiros três dos oito pisos do projecto (não se sabe muito bem quem foi o arquitecto: Bonnano Pisano ou Diotisalvi?), as paredes começaram a ceder.

E o processo nunca mais parou: calça daqui, calça dali, compensa aqui, compensa acolá… A história da torre de Pisa é a história da sua inclinação mais ou menos continuada e do equilíbrio precário entre a luta dos habitantes contra essa inclinação de modo a evitar que ela caia, mas, ao mesmo tempo, não a endireitar demasiado para não a tornar numa torre igual a tantas outras, e assim fazê-la perder o interessa turístico.

Depois do fecho ao público em 1990, e de mais uma operação recheada de complicadas intervenções técnicas, a torre reabriu a 15 de Dezembro de 2001.

Fonte: desconhecida

Texto/autor: S.C.A.

Foto da net



Sem comentários:

Enviar um comentário