sexta-feira, 15 de maio de 2009

S. Guinefort

S. Guinefort: 750 anos de culto a um acto heróico

Chamava-se Guinefort e viveu em Neuville, cerca de 40 quilómetros a norte de Lyon, na França rural de meados do século XIII. Mais de 750 anos passados sobre o acto de heroicidade que praticou e lhe custou a vida, o culto popular em torno do seu nome parece vivo.
Galgo fiel e dedicado, favorito de um grande senhor feudal, Guinefort foi o escolhido para, num trágico dia de ausência do dono, ficar de guarda ao berço do seu filho recém-nascido. Tudo corria bem quando de repente uma serpente entrou no quarto do bebé. Guinefort lançou-se de imediato sobre o intruso, atacando-o até à morte. 
Atrás de si ficou um rasto de sangue, mas, mesmo ferido, Guinefort manteve-se de guarda ao bebé. Ao regressar , e ao ver com horror o quarto coberto de sangue, o dono julga que Guinefort atacara o seu filho. Trágico equívoco: depois de matar Guinefort, o grande senhor feudal apercebe-se do erro que acabara de cometer – o bebé que o seu dedicado cão salvara, estava apenas adormecido. 
Para se redimir, manda sepultar Guinefort num lugar nobre da propriedade, erguendo um memorial em sua homenagem. Ecos do acto heróico de Guinefort rapidamente chegam às localidades vizinhas, passando a população a invocá-lo como um Santo mártir.


Fonte: JN
Foto da Net


Sem comentários:

Enviar um comentário