segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

René Descartes

(O Filósofo terá sido assassinado com uma hóstia de arsénico)

Facto: René Descartes morreu em Estocolmo a 11 de Fevereiro de 1650. Durante séculos acreditou-se que o filósofo francês tinha morrido com uma grave pneumonia. 
Mas o lugar de conselheiro da Rainha Cristina da Suécia é a principal justificação para uma nova teoria. Descartes foi assassinado por um padre que temia que as suas ideias radicais sobre Deus impedissem a convensão da Rainha protestante ao catolocismo.
A conclusão está no livro A Misteriosa Morte de René Descartes, editado na Alemanha por Theodor Ebert. Depois de pesquisar em arquivos de Paris e Estocolmo, o investigador da Universidade de Erlanger, na Baviera, conclui que o padre Jacques Viogue terá envenenado Descartes, dando-lhe uma hóstia com arsénico. 
Descartes terá, então, pedido ao médico algo para vomitar. Uma prova de que "acreditava que tinha sido envenenado", diz Erbert.
René Descartes pôs Deus em causa, mas teve educação religiosa, com 11 anos entrou para o colégio jesuíta Royal Henry-le-Grand. Aprendeu Latin, Francês, Retórica e Matemática.

Fonte: Revista Sábado de 18 de Fevereiro de 2010
Foto da Net



Sem comentários:

Enviar um comentário