quarta-feira, 4 de maio de 2011

Um dia para celebrar a energia solar

Porque o sol nasce todos os dias, mesmo que não o vejamos sempre, o Dia Internacional do Sol é assinalado um pouco por todo o mundo, com o pretexto de dar a conhecer a estrela central do Sistema Solar. Em tempo de crise, o sol é um exemplo de uma fonte inesgotável de energia, que deve, contudo, ser preservada e racionalizada. A efeméride pretende sensibilizar a população para o grande défice no aproveitamento da energia solar, quer fotovoltaica quer nos sistemas solares térmicos.
Portugal é um dos países mais ricos da Europa ao nível da energia solar, variando o número médio anula de horas de sol, no território continental.





Até 15 de Maio, decorre em Portugal a Semana Oficial do Sol, coordenada pelo quarto ano consecutivo, pela Associação Portuguesa de Indústria Solar (Apisolar)
O projecto “Dias Europeus do Sol” é promovido pela comissão Europeia, no âmbito do programa “Intelligent Energy Europe”, que visa sensibilizar e promover a utilização da energia solar em cada Estado-membro e o uso do sol como fonte de energia significativa.








A Apisolar quer envolver o maior número de entidades nesta iniciativa, com a realização de mais de 100 eventos pelo país. Segundo a Apisolar. ”Estas actividades, divertidas e criativas pretendem mostrar ao público a diversidade das tecnologias solares existentes e as suas várias aplicações, bem como demonstrar o potencial de soluções disponíveis num futuro próximo”.





Uma Estrela Divina





Ao longo da história, em várias religiões e culturas espalhadas por todo o mundo, o sol é tido como uma divindade, com o seu poder a ser respeitado e adorado desde os primórdios dos tempos. No Hinduísmo, presta-se culto ao grupo de divindades Adityas através do ritual de Sandhyavandanam, um conjunto elaborado de gestos e movimentos do corpo para receber e venerar o sol. Para a mitologia chinesa Hou Yi é um herói adorado ainda hoje, pois derrubou nove dos dez sóis que existiam no céu para salvar o povo da terra.




(Tonatiuh, deus Sol azteca)







No antigo Egipto, Ra, Deus Sol, era figura central pois a vida local dependia da importância da agricultura e das cheias do Nilo. Para os Astecas, a estrela é uma divindade, com a sua própria era cósmica.








As coisas boas












Saiba que os benefícios do sol nos dá, tanto a nós mesmos, como a toda a mãe Natureza.
Um amigo inestimável:








1. O Sol é essencial para produção e absorção da vitamina D, indispensável para a formação do cálcio responsável pela estrutura dos ossos. Esta vitamina também previne o surgimento de alguns tipos de cancro.















2. A energia de origem solar, como renovável que é, surge como uma das principais alternativas sustentáveis para produção de electricidade.















3. O Sol aumenta o nosso apetite e melhora a digestão e aumenta o metabolismo.















4. A energia solar é indispensável para a fotossíntese das plantas, que consiste no processo de transformação de dióxido de carbono em oxigénio.















5. Activa a circulação sanguínea, favorece a actividade intelectual e ainda ajuda a combater os problemas de acne.










Os contras dos abusos















O Sol, estrela que dá nome ao sistema solar, pode de facto ser amigo da Natureza e dos seres humanos, mas os riscos de excesso de exposição solar são muitos. Em primeiro lugar deve evitar “banhos de sol” prolongados, principalmente entre as 11h00 e as 16h00 as horas de maior calor e incidência dos raios ultravioleta (UV).




A sua pele sofre com a excessiva exposição e os maiores perigos são a ocorrência de queimaduras solares caracterizadas pele vermelhidão, a degeneração actínica (envelhecimento), cataratas e cancros de pele.
Os cancros de pele geralmente não são fatais se tratados apropriadamente, mas se for do tipo melanoma e a abordagem não for precoce o risco pode ser mortal.
Para evitar os danos dos raios UV deve-se utilizar um protector solar adequado ao seu tipo de pele, beber muita água, utilizar óculos de sol e roupas leves.






Mikii






Fonte: Jornal Metro





Fonte: http://www.solardays.eu/.





Terça-feira 3 de Maio de 2011



Fotos da Net