História da Coca-Cola: 1886-1892
Atlanta Beginnings
Era 1886, e no porto de New York, os trabalhadores
foram à construção da Estátua da Liberdade. Oitocentos quilómetros de
distância, outro grande símbolo americano estavam prestes a ser revelado.
Como muitas pessoas que mudam a história, John
Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, foi inspirado por simples curiosidade.
Uma tarde, ele despertou um perfumado, líquido cor de caramelo e, quando ele
foi feito, ele levou algumas portas à Farmácia Jacobs. Aqui, a mistura foi
combinado com água gaseificada e amostrados por clientes que todos concordaram
- esta nova bebida era algo especial. Então Farmácia Jacobs 'colocá-lo à venda
por cinco centavos (cerca de 3p) um vidro.
Contador de Pemberton, Frank Robinson, com o nome da
mistura de Coca-Cola, e escreveu no seu roteiro distinto. Para este dia, a
Coca-Cola é escrito da mesma maneira. No primeiro ano, Pemberton vendeu apenas
nove copos de Coca-Cola por dia. Um século mais tarde, The Coca-Cola Company já
produziu mais de 10 bilhões de galões de xarope.
Ao longo de três anos, entre 1888-1891, Atlanta
empresário Asa Griggs Candler assegurou os direitos para a empresa para num
total de cerca de 2,300 dólares (cerca de £ 1.500). Candler se tornou o primeiro
presidente da Coca-Cola, e o primeiro a trazer a visão real para o negócio e a
marca.
História da Coca-Cola: 1893-1904
Além Atlanta
Asa Candler, um vendedor nato, transformou a Coca-Cola
a partir de uma invenção de um negócio. Ele sabia que havia pessoas sedentas
por aí, e Candler encontrou formas brilhantes e inovadoras para apresentá-los a
este novo refresco emocionante. Ele deu cupons para os primeiros gostos de
cortesia de Coca-Cola, e equipado distribuiu aos farmacêuticos uns relógios,
urnas, calendários e escalas boticário com a marca Coca-Cola. As pessoas viram
Coca-Cola em todos os lugares, e a promoção agressiva funcionou. Em 1895,
Candler tinha construído fábricas de xarope em Chicago, Dallas e Los Angeles.
Inevitavelmente, a popularidade da bebida levou a uma
demanda por ele para ser apreciado em novas formas. Em 1894, um empresário
chamado José Mississippi Biedenharn tornou-se o primeiro a colocar a Coca-Cola
em garrafas. Ele enviou 12 deles a Candler, que respondeu sem entusiasmo.
Apesar de ser um homem de negócios brilhante e inovador, ele não percebeu,
então, que o futuro da Coca-Cola passaria por, bebidas engarrafadas portáteis
para que os clientes pudessem levar para qualquer lugar. Ele ainda não sabia
que, cinco anos depois, quando, em 1899, dois advogados de Chattanooga,
Benjamin Thomas e Joseph Whitehead, garantiram os direitos exclusivos de
Candler para engarrafar e vender a bebida - por a soma de apenas um dólar.
História da Coca-Cola: 1905-1918
Salvaguardar a marca
A imitação pode ser a forma mais sincera de lisonja,
mas a The Coca-Cola Company não ficou nada satisfeita com a proliferação de
bebidas copycat aproveitando o seu sucesso. Coca-Cola foi um grande produto e
uma grande marca. Ambos precisavam de ser protegidos. Publicidade focada na
autenticidade da Coca-Cola, incitando os consumidores a "demanda o
genuíno" e "Aceitar nenhum substituto.”
A empresa também decidiu criar um formato de garrafa
distintiva para assegurar às pessoas que estavam na verdade a comprar uma
verdadeira Coca-Cola. The Root Glass Company de Terre Haute, Indiana, venceu um
concurso para desenhar uma garrafa que pudesse ser reconhecida no escuro. Em
1916, eles começaram a fabricação da famosa garrafa de contorno. A garrafa de
contorno, que continua a ser a forma de assinatura de Coca-Cola, hoje, foi escolhida
por sua aparência atractiva, design original e do fato de que, mesmo no escuro,
você pode identificar o artigo genuíno.
Como o país rugiu para o novo século, The Coca-Cola
Company cresceu rapidamente, movendo-se para o Canadá, Panamá, Cuba, Porto
Rico, França e outros países e territórios norte-americanos. Em 1900, havia
duas engarrafadoras de Coca-Cola, em 1920, havia cerca de 1.000 .
História da Coca-Cola: 1919-1940
O Woodruff legado
Talvez nenhuma pessoa tivesse tido mais impacto na
The Coca-Cola Company que Robert Woodruff. Em 1923, quatro anos após seu pai
Ernest comprou a empresa de Asa Candler, Woodruff tornou-se presidente da
empresa. Enquanto Candler tinha introduzido nos EUA a Coca-Cola, Woodruff iria
gastar mais de 60 anos como empresa líder na introdução da bebida para o mundo
além.
Woodruff foi um gênio do marketing, que viu as
oportunidades de expansão em todos os lugares. Ele liderou a expansão da
Coca-Cola no exterior e em 1928, introduziu a Coca-Cola para os Jogos Olímpicos
pela primeira vez, quando a Coca-Cola viajou com a equipa dos EUA para os Jogos
Olímpicos de Amsterdão 1928. Woodruff empurrado desenvolvimento e distribuição
do six-pack e muitas outras inovações que tornaram mais fácil para as pessoas beberem
Coca-Cola em casa ou fora. Esta nova forma de pensar fez da Coca-Cola não só um
grande sucesso, mas também um sucesso na grande parte da vida das pessoas.
História da Coca-Cola: 1941-1959
A guerra e seu legado
Em 1941, a América entrou na Segunda Guerra Mundial.
Milhares de homens e mulheres foram enviados para o exterior. O país, e a
Coca-Cola, reuniram-se atrás deles. Woodruff ordenou que: “todo o homem em
uniforme ganha uma garrafa de Coca-Cola por cinco centavos, onde quer que
esteja, e custe o que custar à empresa”. Em 1943, o General Dwight D Eisenhower enviou
um telegrama urgente à Coca-Cola, solicitando envio de materiais para 10
plantas de engarrafamento. Durante a guerra, muitas pessoas experimentaram o seu
primeiro gosto da bebida, e quando a paz finalmente chegou, foram lançadas as
bases para a Coca-Cola fazer negócios no
exterior.
A visão de Woodruff que a Coca-Cola ser colocada
dentro do “alcance do desejo de braço” estava se tornando realidade - a partir
de meados dos anos 1940 até 1960, o número de países com operações de engarrafamento
quase dobrou. A América do pós-guerra estava viva com optimismo e prosperidade.
A Coca-Cola era parte de um estilo de vida divertido, despreocupado americano,
e as imagens da sua publicidade - casais felizes no drive-in, mães despreocupadas
a conduzir grandes descapotáveis amarelos
- reflectia o espírito
dos tempos.
História da Coca-Cola: 1960-1981
Um mundo de clientes
Após 70 anos de sucesso com a marca, a Coca-Cola, a
empresa decidiu expandir-se com novos sabores. Fanta, originalmente
desenvolvido na década de 1940, foi introduzido na década de 1950, enquanto o
Sprite seguido em 1961, com TAB em 1963 e Fresca, em 1966.
A presença da empresa em todo o mundo foi crescendo
rapidamente, e ano após ano, a Coca-Cola encontrou uma casa em mais e mais
lugares: Camboja, Montserrat, Paraguai, Macau, Turquia e muito mais.
A Publicidade da Coca-Cola, sempre uma parte
importante e emocionante do seu negócio, realmente entrou no seu estado de alta
em 1970, e reflecte uma marca conectada com diversão, amigos e bons tempos. O
apelo internacional da Coca-Cola foi incorporado por um 1971 comercial, onde um
grupo de jovens de todo o mundo reuniram-se no topo de uma colina em Itália
para cantar “Eu gostaria de comparar o mundo à Coca-Cola.”
História da Coca-Cola: 1982-1989
Diet Coke e Coke novo
A década de 1980 - a era da legwarmers, bandanas e a mania de fitness, e um tempo de
grande mudança e inovação na The Coca-Cola Company. Em 1981, Roberto Goizueta C
tornou-se presidente do conselho de administração e CEO da The Coca-Cola
Company. Goizueta remodelou completamente a empresa com uma estratégia que ele
chamou de "risco inteligente a tomar.”
Entre os seus movimentos ousados organizou
as inúmeras operações de engarrafamento dos
EUA em uma nova empresa pública,
a Coca-Cola Enterprises Inc. Ele também liderou a introdução de Diet Coke, a primeira extensão da marca Coca-Cola. Em
dois anos, tornou-se a bebida de baixa caloria topo do mundo, segundo o sucesso
apenas para a Coca-Cola.
Uma das outras iniciativas de Goizueta, em 1985, foi
o lançamento de um novo sabor para a Coca-Cola, a primeira mudança na
formulação em 99 anos. Em testes de sabor, as pessoas adoraram a nova fórmula,
com o nome chamado de New Coke. No mundo real, eles tinham uma profunda ligação
emocional com o original, e implorou e suplicou para obtê-lo de volta. Os
críticos chamaram o maior erro de marketing de sempre. Coca-Cola escutou, e a
fórmula original foi devolvido ao mercado como Coca-Cola Classic e o produto
começou a aumentar a liderança em relação à concorrência - uma liderança que
continua até hoje.
História da Coca-Cola: 1990-1999
Novos mercados e marcas
Os anos 1990 foram um período de crescimento contínuo
para a The Coca-Cola Company. A longa associação da empresa com o desporto foi
reforçada durante esta década, com o apoio permanente dos Jogos Olímpicos, Copa
do Mundo FIFA ™ de futebol, a Copa do Mundo de Rugby e da Associação Nacional
de Basquete.
O ano de 1993 viu a introdução da campanha
publicitária popular, sempre Coca-Cola, e o mundo conheceu a adorável Coca-Cola
Urso Polar, pela primeira vez. Novos mercados abertos como Coca-Cola foi
vendida na Alemanha Oriental em 1990 e retornou à Índia em 1993.
Novas bebidas juntou de Coca-Cola line-up, incluindo
Powerade bebidas desportivas e Oasis bebidas de frutas. Família de marcas da
Coca-Cola expandida por meio de aquisições, incluindo Limca, Maaza e Thums Up,
na Índia, root beer do Barq e nos EUA, Inca Kola, no Peru, e Cadbury Schweppes
marcas de bebidas em mais de 120 países em todo o mundo. Em 1997, a Coca-Cola
já vendeu um bilhão de porções de seus produtos em cada dia, mas sabia que a
oportunidade de crescimento ainda estava em cada esquina.
História da Coca-Cola: 2000-Now
A última década marcou um aumento nos esforços da
Coca-Cola para criar uma estrutura sustentável para o futuro. Em 2009, a
empresa lançou, “viver positivamente” - um compromisso público que faz uma
diferença positiva no mundo por redesenhar a forma como trabalhamos e vivemos,
para que a sustentabilidade é parte de tudo o que fazemos. “Viva Positivamente”
inclui metas para a prestação de alfaiataria e bebidas para cada estilo de
vida, apoio, programas activos de vida saudável, a construção de comunidades
sustentáveis, reduzir e reciclar as nossas embalagens, reduzindo as nossas
emissões de carbono, estabelecendo uma operação sustentável da água e a criação
de um ambiente de trabalho seguro, inclusive para todos .
A empresa continuou a desenvolver as relações
existentes com os eventos desportivos globais, como o 2010 FIFA World Cup ™ e
se preparar para o Jogos Olímpicos de Londres 2012, e a empresa continuou a
cuidar de nossa filiação com a Special Olympics, que começou em 1968.
A Coca-Cola se manteve-se dedicada a oferecer bebidas
de qualidade para cada estilo de vida e ocasião, a comercialização dessas
bebidas com responsabilidade e prestação de informações que os consumidores
podem confiar. A partir de 2008, a Coca-Cola pode contar com mais de 160 baixas
e sem bebidas calóricas na faixa da empresa, como a Coca-Cola Zero e Powerade
Zero. A empresa agora também lista a informação nutricional na frente de todas
as bebidas na Grã-Bretanha, com planos para a implantação de todo o mundo.
Em 2011 a Coca-Cola
chegou à grande idade de 125 anos, e agradecemos a vocês, nossos consumidores,
espalhando momentos de felicidade ao redor do globo.
Desde os primórdios, quando apenas nove bebidas por
dia foram servidos, a Coca-Cola tem crescido e tem sido a marca mais omnipresente
do mundo, com mais de 1,6 biliões de doses de bebidas vendidas a cada dia.
Agora bem no seu segundo século, a meta da empresa é ainda a fornecer magia
cada vez que alguém bebe uma de suas marcas mais de 400 - e fazê-lo de forma
sustentável que beneficie os consumidores e as comunidades onde operamos.
O segredo da receita da “Coca-Cola” vazou na Internet
Tem coentros mas não é açorda, tem canela mas não é arroz-doce, leva folhas de coca mas não é uma droga. A receita da Coca-Cola foi revelada por um programa de rádio norte-americano e nela podemos encontrar ingredientes que, curiosamente, poderiam fazer parte de qualquer prato de culinária nacional. Além destes, o sabor (até agora) secreto, chamado de “7X”, leva óleos de laranja, limão e noz-moscada, além do óleo de néroli, produzido a partir das flores de laranjeira Bergamota. Uma mistura de essências que remete ao propósito inicial desta bebida: John Pemberton, o homem que inventou a fórmula da Coca em 1885, criou-a como bebida alcoólica intelectual e medicinal, revigorante do cérebro e tónica para os nervos. A fórmula “vazou” imediatamente na Internet.
Durante 125 anos, a receita desta bebida foi um dos segredos mais bem guardados de sempre. Mas um grupo de amantes dos refrigerantes decidiu procurar e acabou por encontrar o “segredo” impresso nas páginas de um jornal da terra natal da Coca-Cola e de Peter Pemberton, Atlanta.
Os produtores do programa de rádio This American Life descobriram o artigo com uma história da Coca-Cola numa velha cópia do Atlanta Journal Constitution. Publicada na página 2B em 18 de Fevereiro de 1979, a notícia recebeu pouca atenção na altura. Mas os responsáveis do programa de rádio acham que isto aconteceu porque ninguém se deu conta da ilustração que acompanhava o artigo: uma foto de uma cópia manuscrita com a receita original de Pemberton, anotada por um amigo deste num livro de receitas de pomadas e medicamentos, que foi passado entre amigos e família de geração em geração.
A longa história do segredo da Coca-Cola começa com o próprio criador, um veterano nascido no estado da Geórgia que sobreviveu à Guerra Civil Americana com uma adição á morfina. Com esperanças de curar a sua doença, sonhou em criar a Pemberton’s French Wine Coca, uma bebida fermentada à base de noz de cola e vinho de folha de coca.
Só que a sua cidade resolveu estragar-lhe os planos e em 1886 passou uma lei proibitiva que o obrigou a reformular a bebida para não conter álcool. Deu-lhe o novo nome de Coca-Cola e começou a vendê-la em farmácias do estado da Jórgia.
Asa Candler, um dos primeiros presidentes da Coca-Cola, que comprou a fórmula em 1887, teve a preocupação de impedir que os seus rivais tivessem acesso à receita, por isso insistiu que esta nunca mais fosse escrita. Os funcionários removeram qualquer identificação nos frascos dos ingredientes e começaram a identificá-los pelo aspecto e pelo cheiro.
O presidente chegou, inclusive, a analisar todo o correio para evitar que houvesse algum funcionário a querer vender a receita a concorrentes. Segundo reza a história, a única cópia escrita da receita está guardada num cofre de um banco norte-americano e apenas dois funcionários da empresa conhecem a fórmula completa que dá ao refrigerante o seu sabor característico.
Livro de receitas
Caso os produtores do programa de rádio tenham razão e esta for a verdadeira receita da Coca-Cola, Candler e outros membros da direcção da empresa propuseram estas medidas quando o estrago já estava feito: o livro de receitas medicinais com a cópia da receita da bebida já tinha começado a “viajar”. O programa This American Life descobriu que o livro estava na posse de uma viúva da localidade de Griffin, Jórgia, que lhes contou que o seu marido era companheiro de pesca do jornalista do Atlanta Journal Constitution.
Enquanto outras empresas, como a Pepsi, deduziram os ingredientes gerais, nenhum deles conseguiu descobrir o segredo do “7X”, que dava o sabor único e ardência às bolhas. Agora falta destronar o marketing que colocou esta Cola no topo das bebidas refrigerantes.
Receita
• Extracto líquido de folha de coca: 11,07 mililitros (ml)
• Ácido cítrico: 90ml
• Cafeína: 30ml
• Açúcar: 30 (não se distingue a medida na receita)
• Água: 9,46 l
• Sumo de lima: 0,946 l
• Baunilha: 28,35 gramas
• Caramelo: 42,525 gramas
• (60ml de 7X por 18,927 l de xarope)
• Álcool: 240 ml
• Óleo de laranja: 20 gotas
• Óleo de limão: 30 gotas
• Óleo de noz-moscada: 10 gotas
• Coentros: 5 gotas
• Néroli: (extracto de flor de uma espécie de laranjeira chamada Bergamota) 10 gotas
• Canela: 10 gotas
TOP SECRET
Fonte: Jornal Diário de Notícias
16 De Fevereiro de 2011
Por Bruno Abreu