sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Caturra


Excelente companheira, a ninfa, como também é conhecida, adapta-se facilmente à vida em cativeiro.




Tem a sua origem nas savanas e pradarias australianas. A sua plumagem cinzenta-azulada, contrasta com o tom amarelo da cabeça e da crista. A fêmea distingue-se do macho pelo tom mais pálido da plumagem e pelas penas mais longas da cauda serem pintalgadas de negro, enquanto as do macho são cinzentas.
Vive e reproduz-se facilmente em cativeiro desde que disponha de uma gaiola ampla e de uma caixa-ninho com dimensões 35x25x45 cm e com um orifício circular entre 6 e 8 cm. O interior do ninho deve ser forrado com serrim ou turfa. A fêmea põe de quatro a sete ovos que são incubados por ambos os progenitores durante três semanas. As crias abandonam o ninho ao mês de idade.


Alimentação


A Caturra alimenta-se de uma mistura de sementes onde não deve faltar o girassol, a alpista, o milho-alvo e a aveia descascada. Na sua dieta incluem-se insectos, espinafres, alfaces e frutos, especialmente a maçã. Durante o período reprodutivo é aconselhável recorrer a suplementos de vitaminas e minerais, ovo cozido e cenoura raspada. Não esqueça a água fresca sempre disponível.



C@rlos@lmeida


(Foto da Net)