No mundo da construção, o céu é o limite. E se falarmos de arranha-céus, especialmente no Dubai, o limite é tentar, pelo menos, bater recordes. Há cinco anos, começava a construção do Burj Dubai, a estrutura feita pelo homem mais alta do mundo.
É também o edifício com mais pisos (160) e o edifício mais alto com espaços residenciais. Mede 818metros de altura. Os arranha-céus como o Burj Dubai “são actos de optimismo, são sonhos transformados em aço e betão”, dizia William Baker, o engenheiro de estruturas responsável pela obra, á BBC.
Só no final de 2009 é que o Burj deve estar plenamente funcional. O prédio só podia ser feito com materiais superlativos: tem como base a ideia de que há um contraforte central cujo poço de serviço é feito de… superbetão. Está pensado como uma hélice, tendo três braços a sair do núcleo, o que lhe permite, entre outras coisas, uma grande estabilidade face ao vento.
E se as descobertas feitas pela investigação dos engenheiros do Burj tivessem chegado mais cedo, ele podia ser ainda mais alto, garante William Baker, que estima que o Burj podia mesmo vir a ter um quilómetro de altura.
Fonte: Jornal Público 21 de Setembro 2009
Fotos da net
Sem comentários:
Enviar um comentário