quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estratégias que aliviam a tensão


Muita burocracia, um chefe intolerante, prazos “para ontem”, duas horas de transportes de manhã e outas tantas à tarde, as greves intermináveis dos mesmos… Enfim, uma infinidade de contratempos de o deixar com os cabelos em pé e um stress incontornável. Olhe que esses problemas não são só seus! Há mais uns quantos milhões de trabalhadores que os enfrentam diariamente. Se essa contestação não o alivia, só tem três soluções: sonhar, mesmo de olhos abertos, com o totoloto que só sai aos outros; enfiar a casquinha de ovo do Calimero e viver tímido e sofrido… ou tornear a situação que, convenhamos, é o mais difícil.
De facto, se responder às agressões do quotidiano com uma pitada de humor e graça, vai ver que os fardos também parecem mais leves. Talvez as estratégias que apresento a seguir possam ajudar a aliviar a tensão laboral.




Fórmulas a seguir




Relaxe
Quanto mais se trabalha, mais se produz, certo? Mas também deve concordar que “ depressa e bem não faz ninguém”. Há momentos em que é necessário fazer uma pausa, seja com o kitkat , seja para tomar um cafezinho. Relaxa e clareia as ideias.




Cultive a Intuição
Ninguém questiona o valor da racionalidade, mas a verdade é que a intuição é mais preciosa a cada dia que passa. É como se fosse um sexto sentido que pode funcionar como uma arma poderosa em momentos importantes e decisivos da sua vida profissional ou particular.



Pratique o bem
Se acredita em valores como a generosidade, tolerância e honestidade, pratique-os no seu local de trabalho. De nada adianta ser uma pessoa má. Se cultivar estes valores ou esforçar-se por isso, será mais fácil tornear os problemas e até soluciona-los.



Seja Feliz
Ainda há muitos empresários e líderes que acreditam que uma postura menos rígida e mais relaxada não condizem com os objectivos da empresa ou com as funções que desempenham. Nada mais falso. Um comportamento deste tipo só afasta os colegas e subordinados. Ouse ser feliz, você e o seu ambiente profissional só lucram com isso.








A Lei das Prioridades




Há que saber identificar e escalar as prioridades. Um comunicado embaraçoso, um telefonema importante, uma conversa inadiável… Se resolver logo isso, relaxa e o dia sai-lhe mais produtivo.




Ouça Antes de Reagir
Imagine que alguém põe em causa o seu desempenho. Oiça, primeiro, os argumentos da outra parte. A seguir, faça uma rápida avaliação mental da acusação. Existirá de facto, um fundo de verdade nessa avaliação? Se aprender algo com esse comentário, tanto melhor. Se não existir fundamentos no que ouve, não estrague o seu dia.





Maldita Burocracia
Quem pertence à classe dos trabalhadores tem de lidar com regras e normas que parecem desafiar a lógica. De nada vale revoltar-se, só se cansará mais!




Não Queira Agradar a Todos
É praticamente impossível. Por mais que lhe custe desapontar os colegas, nalguns casos isso será inevitável. Por exemplo, se for chefe e tiver três pessoas a disputarem a sua atenção, das duas uma: ou dá dois berros (o que não convém) ou respira fundo, pede desculpa e, em tom decisivo, segue a lei das prioridades.



Evite as Intrigas
Ninguém gosta de ser acusado de intriguista, nem mesmo quem o é. Imagine quantas tarefas poderia ir adiantando se virasse as costas às intrigas no local de trabalho. O melhor é não se envolver muito em quezílias que só poderão prejudicar.



Não Dramatize!
Não desfie as pedras do rosário a qualquer hora e em qualquer lugar. Estar sempre a repetir a mesma coisa, a queixar-se do trabalho, do trânsito e das injustiças por tudo e por nada, só reforça e adensa os aspectos negativos. Se pensar de forma positiva, tudo será mais fácil.



Mikii
Fonte: Revista Mulher Moderna nº 580