quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A importância dos minerais

Apesar de frequentemente relegados para segundo plano, os minerais são uma inesgotável fonte de beleza e saúde do nosso organismo. Saiba quais os minerais essenciais ao seu bem-estar.

Encontrando-se no nosso organismo, numa percentagem muito reduzida, os minerais são oligoelementos indispensáveis, já que a sua carência pode influenciar negativamente o nosso bem-estar e a nossa saúde.
Apesar de termos a possibilidade de os fornecer ao organismo através dos alimentos, em especial das frutas e das verduras, é provável que, ao ingerirmos poucas quantidades destes alimentos, estejamos a contribuir para a sua carência, pelo que, também os minerais ou oligoelementos nos podem ser fornecidos através de produtos químicos, em suplementos alimentares.

Flúor é indispensável para os ossos




O flúor é um oligoelemento imprescindível e um constituinte básico dos ossos, bem como dos dentes e ajuda à absorção do cálcio, essencial para o aumento do nível do mesmo no organismo.
Onde encontrar: Água fluorada, chá, café, soja, carne e crustáceos.

Magnésio para a boa disposição





Ajuda-nos a conservar a boa forma e a boa disposição, sendo um elemento que regula a actividade da bomba cardíaca, das células nervosas e dos músculos, evitando que se formem cálculos renais. Sintomas como cãibras e estado depressivo são sinais de carência deste oligoelemento.
Onde encontrar: Farelos, cereais integrais, aveia, cacau, nozes, beterraba, peixe, soja, bananas, maçã, chocolate, leite e levedura.

Zinco para sexo vigoroso



É um mineral que é indispensável, pela capacidade que tem de regular o funcionamento de certas enzimas, sendo muito importante para uma actividade sexual saudável. Actua, igualmente, como um excelente cicatrizante, pelo que é utilizado em cosméticos específicos, para peles acneicas com lesões cutâneas. Como tal, a pele ficaria seca e descamada sem a sua presença.
Onde encontrar: Cereais integrais, banana, cereja, uvas, leite, beterraba, crustácea, fígado, carne de vaca, ovos, carne de aves, levedura, batata e feijão.

Músculos tonificados com manganésio



Actua sobre a tonificação muscular. Juntamente com a vitamina B1, intervém no metabolismo dos carbohidratos e é indispensável ao funcionamento das enzimas. Intervindo nos processos reprodutivos, relaciona-se com os níveis de açúcar no sangue.
Onde encontrar: Nozes, cereais integrais, aveia, fígado, hortaliças de folhas verdes, ananás, leite, cerejas, cogumelos, chá, café e cacau.

Organismo purificado com enxofre





Existe nas células e é um depurador do organismo. É indispensável para as funções hepáticas em geral, porque participa na formação de parte dos compostos sulfurados que, ao entrarem em contacto com as substâncias tóxicas, as eliminam.
Onde encontrar: Brócolos e outras hortaliças verdes.

Iodo para conservar a linha




O iodo é necessário para a produção de uma substância chamada tireoxina, uma das hormonas que é produzida na tireóide. Ajuda a conservar a linha e encontra-se presente em climas marinhos e alimentos do mar. A sua carência dá origem a obesidade, desiquilibrio de peso e bócio. Como curiosidade, diremos que os banhos de sol moderados ajudam a aumentar o nível de iodo no organismo, um mineral indispensável para o bom funcionamento da glândula tireóide, aquela que regula o peso do corpo.
Onde encontrar: Alho, peixes do mar, crustáceos, sal iodado e tomate.

O cobre potencia a acção da vitamina C



Estimula a respiração celular e participa na formação de glóbulos vermelhos, quando associado ao ferro e ao cobalto; intervém na formação do pigmento capilar e funciona como catalisador das enzimas, relacionadas com a formação das fibras musculares e nervosas. Desenvolve, ainda, a actividade da vitamina C para aumentar as defesas naturais do organismo.
Onde encontrar: Fígado de porco e de vaca, rins, cacau, nozes, crustáceos, leguminosas secas, uvas, óleo de milho.

Potássio beneficia o controlo muscular



Já o potássio é um mineral que se associa ao sódio e é muito importante para o controlo muscular, incluindo o do músculo cardíaco, que intervém na estimulação dos impulsos nervosos; ajuda, ainda, a equilibrar a osmose e os níveis de água no organismo.
Onde encontrar: Batatas, leite, banana, maçã, ananás, laranjas, trigo, leguminosas secas, café, chá e cacau.

Coração forte com selénio



É reconhecido como um antioxidante e, por isso, o mineral da juventude. Participa no bom funcionamento do coração e mantém os tecidos elásticos. Relacionado com a vitamina E, parece ter uma acção preventiva contra certos tipos de cancro. Existindo em quantidade ao nível da retina, parece ser importante para a visão.
Onde encontrar: Peixe, crustáceos, gema de ovo, cereais integrais, alho, tomate, frango e outras carnes.

Ossos fortes com cálcio



Essencial para a formação e conservação dos ossos e dos dentes. Intervém na coagulação sanguínea, na transmissão nervosa e na contracção muscular e ajuda a regularizar a tensão.
Onde encontrar: leite e derivados, salmão, sardinhas, espinafres e brócolos.

Fósforo para o crescimento



Sendo o mais activo de todos os minerais, o fósforo existe em todas as células do organismo, especialmente necessário ao crescimento, à sobrevivência e à regeneração das células, intervindo na transmissão da energia e dos impulsos nervosos. É este mineral que transmite as características genéticas hereditárias.
Onde encontrar: Leite e queijos, peixes, carne, gema de ovo, leguminosas secas, frutos secos e oleaginosas, alho, cenoura, couve, limão e cacau.

C@rlos@lmeida
Fonte: Revista Ana
Texto: Helena Gameiro
(Fotos da Net)