terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ilhas Gregas


Um presente dos deuses
 
Dotadas de um mar turquesa e um sol escaldante que contrastam com a arquitetura branca e a aridez das ruinas, são estes alguns dos motivos que apaixonam quem por lá passa. Tornando impossível não entrar no clima histórico-cultural do lugar e mergulhar no passado da Humanidade. Na parte peninsular do país situa-se Atenas, considerada a cidade dos profetas. Aí não deve perder o museu, o Teatro Dionísio, O Odeon, O Arco de Adriano, O Templo de Zeus e a Torre dos Ventos. Todas estas atrações contam capítulos importantes da história das pessoas e dos deuses.
Já nas ilhas Gregas, os destaques são sem dúvida as belezas naturais e a vibrante vida nocturna. Até meados de Novembro, é possível visitar várias delas, como Creta, Rhodes, Mikonos, Santorini e Corfru, depois disso, e até Abril, devido às condições climatéricas – muito vento – os barcos não conseguem atracar nas ilhas menores. O passeio marítimo fica restrito ao convés do navio e a poucas ilhas.
ilha de Mikonos
ilha de Santorini
 
Mikonos, Santorini e Rhodes são as ilhas mais procuradas para o turismo devido às magníficas praias, umas com extensos areais, outras bem mais pequenas e destinadas a quem gosta de fazer nudismo. Na alta temporada, 8de Abril a Novembro), estas ficam cheias de turistas que animam lojas, restaurantes e hotéis. A primeira, Mykonos, é a mais conhecida, sendo também o maior centro cosmopolita de todo o Mar Egeu. É o paraíso das top models e porto discreto de celebridades. O seu símbolo, considerado uma mascote, são os petrus ou pelicanos, que passeiam pelo cais e pelas ruas. As casas caiadas de branco contrastam com as portas coloridas e cheias de flores: Não pode deixar de visitar a Igreja de Paraportiani ou o Mosteiro de Panaya Turliana, entre muitas outras atracções.
 
ilha de Santorini
Santorini destingue-se pela sua densa vegetação quase em estado selvagem, que circunda as praias de águas claras e límpidas. Talvez por isso seja chamada a Pérola do Mar Egeu. A sua capital, Fira, está construída em forma de anfiteatro na parte ocidental da ilha, unida ao porto por cerca de 600 degraus, que podem ser descidos a pé ou por teleférico. Já Rhodes é conhecida como a Ilha das Borboletas, e está dividida em duas partes: a cidade medieval e a cidade nova, que brilha ao sol durante 300 dias por ano, oq eu faz com que as suas praias sejam sempre perfeitas.
Atenas
Outra das características das várias Ilhas Gregas são as artes, que têm sido parte integrante da vida grega desde há muitos séculos. No verão, os dramas gregos são encenados nos antigos teatros onde foram originalmente representados, uma forma agradável de se sentir um verdadeiro Deus grego.
Mitologia

Apolo – Filho de Zeus, é o deus do Sol e das Artes.

Atena – Filha de Zeus, é a deusa da Sabedoria, das Artes e das ciências.

Hades – Irmão de Zeus, é o deus dos infernos.

Hera – Irmã e mulher de Zeus, é a protetora do casamento.

Héstia – Irmã de Zeus, é a deusa do lar, protetora das casas.

Hermes – Filho de Zeus, é o deus das viagens e do comércio.

Poseidon – Irmão de Zeus, é o deus do Oceano

Zeus – Filho mais novo de Cronos (deus do Tempo e do Destino) é o deus dos deuses.Fonte Revista Nova Gente
Texto: Lurdes de Matos
Fotos da net

 

Sem comentários:

Enviar um comentário