domingo, 26 de maio de 2013

Picadas de Morte

As férias são, por excelência, momentos inesquecíveis. Mas muitos destinos de sonho podem transformar-se em autênticos pesadelos. São necessários cuidados e na hora de fazer as malas não se devem esquecer as legiões de mosquitos e moscas que podem ser fatais.

 

Malária – Transmite-se através de um mosquito que existe em quase todo o continente africano, parte da América Central e do Sul e  ainda a sul da Ásia. Febre, anemia, insuficiência renal, convulsões e dificuldades respiratórias são alguns dos sintomas. Não existe vacina, pelo que é necessário proteger-se contra as picadas. Deve consultar-se um médico antes da viagem.
 

Febre Amarela – O período de incubação desta doença grave, que mata um em cada quatro contaminados, é de cerca de uma semana. Pela sua gravidade, a vacina da febre-amarela é obrigatória em cerca de 40 países do hemisfério sul.

Dengue – Causada por um mosquito, trata-se de uma doença caracterizada por febres altas, dor de cabeça e muscular. Existe na região dos Trópicos, na África, Caribe e Ilhas do Pacífico. Não há vacina.

 
Doença do Sono – Provocada pela mosca tsé tsé, tem cura, mas o tratamento implica o recurso a fármacos tóxicos que acarretam riscos importantes para a saúde.
 

Febre Tifóide – É mortal, mas existe vacina para esta doença.
 

Encefalite Japonesa B – O mosquito que a transmite, através de picada, existe em determinadas regiões da Ásia. É uma doença que pode ser mortal ou deixar sequelas graves.
 

 

Fonte: Revista Nova Gente nº 1456
32/04/NG – Infografia Impala/Caldeira
CarlosCoelho