segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Selam, a menina australopiteca


Depois de milhares de horas de escavações durante cinco anos, uma equipa de antropólogos desenterrou, finalmente, o esqueleto de uma menina de 3 anos que viveu há 3,3 milhões de anos – e que surge assim perante os nossos olhos como a criança mais antiga até hoje conhecida.
Foi encontrada na região de Dikika, no Nordeste da Etiópia, onde terá morrido devido a uma inundação, e ali ficou, coberta por areias e rochas, adormecida no tempo.
Neste regresso à luz do dia, a criança foi rebaptizada pelos antropólogos de Selam – que significa ‘paz’ em armárico, a língua etíope -, embora a revista Nature, que anunciou a descoberta, tenha falado dela como «a filha de Lucy», por esta ser tida pelo nosso antepassado mais antigo até há pouco conhecido e por pertencer à mesma fase histórica, a dos Australopithecus afarensis.
Mas Selam terá vivido 150 mil anos antes de Lucy e o seu estado de conservação é bem melhor: tinha o crânio, a face e o tronco praticamente intactos, além de partes dos membros superiores e inferiores.
Os investigadores acreditam que podem, através dela, desvendar muito mais sobre o modo de vida dos seres que são considerados os nossos mais remotos antepassados.

Fonte: Revista Visão
Texto/Autor: Desconhecido
Foto da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário