domingo, 18 de dezembro de 2016

A Necrópole de Alcácer do Sal


Perto de Alcácer do Sal, a pouco mais de mil metros para o ocidente, existe uma vasta necrópole, cuja exploração tem prendido, de há meio século a esta parte, as atenções de distintos arqueólogos, como por exemplo, o sr. dr. Vergílio Correia que dedicou uma larga actividade ao estudo da interessante região.
Todo o espólio da necrópole de Alcácer do Sal, é composto por coisas romanas e coisas anteriores ao domínio Romano em Portugal. Daqui se pode facilmente concluir que a necrópole foi utilizada durante um largo período.


Dos inúmeros objectos que lá foram encontrados e cujo estudo pode prestar óptimos esclarecimentos ao investigador de diversos povos habitantes desta zona, reproduzimos uma interessante falcata, uma adaga de antenas e a empunhadura de um escudo.

Falcata é uma espada de folha curta e recurva que se encontra com frequência na península, principalmente ao sul, e que já no século V era usada pelos guerreiros gregos.


Não é fácil determinar como entrou o seu uso na Iberia, no entanto, introduzida por via guerreira ou comercial, o que é certo é que este instrumento se encontra em quantidade por toda a região da Meseta.


A mais rica Falcata que se conhece, é de Almedinilla, e constitui uma bela peça, de maravilhosa execução, encantadoramente decorada com motivos característicos Jónicos.
A Falcata que reproduzimos, apresenta ainda duas braçadeiras da bainha, tam largas como o bocal, o que indica que ela era rectangular, á maneira grega.


A adaga de antenas encontra-se também em Espanha meridional e central e abunda segundo a sistematização de Jimpera, no século IV e princípios do III.

Esta arma que foi introduzida nas coortes romanas por altura da segunda guerra púnica, depois dos formidáveis movimentos bélicos dessa época, que arregimentaram mercenários de toda a conca mediterrânica, era dsnominada, pela sua origem, por hispânica, e usada sobre a coxa direita.


A empunhadura de que igualmente damos reprodução é idêntica aos fragmentos de peças congéneres que foram encontrados em Almedinilla e que passaram para o Museu Arqueológico de Madrid.

Fonte: Almanaque Ilustrado O Século (1931)
Texto/Autor: Desconhecido
Fotos da net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário