quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cerveja

A Loura que todos associam ao verão
Uma aliada da saúde

Já sabíamos que é a bebida alcoólica mais consumida em todo o Mundo. O que nunca se disse é que a cerveja protege contra os enfartes.

(A Estela de Hamurabi, onde estão escritas as leis mais antigas sobre a cerveja, no Museu do Louvre, em Paris)

A primeira cerveja de que há conhecimento foi fabricada há cerca de 5500 anos, pelos sumérios, um povo que habitava a Mesopotâmia. A estes é atribuída uma notável arte cervejeira a partir de um cereal que mais tarde seria chamado de cevada. Por ser uma nutritiva e agradável fonte de líquidos, era distribuída aos trabalhadores.

(Na altura essa bebida foi baptizada de Cerevisia, provavelmente em homenagem a Ceres, conhecida como sendo a “deusa das plantas que brotam” )(principalmente dos grãos).

(O primeiro documento escrito relatando o processo de produção de cerveja é uma placa de barro com inscrições cuneiformes, chamado de Hino à Ninkasi, escrito por um poeta Sumério, datado de 1800 a.C. Porém o Hino em si prova-se muito mais antigo que a escritura encontrada.)

Os sumérios difundiram a sua técnica a outros povos da Antiguidade, como os Assírios e os babilónios, que por sua vez a passaram a hebreus e a egípcios, entre outros. Mas foram os romanos que a difundiram pela Europa. No inicio da Idade Média, os mosteiros Europeus dedicaram-se à fabricação da bebida, que adquiriu o seu sabor característico pelas mãos dos monges. No tempo da quaresma, os padres alimentavam-se exclusivamente da cerveja. Em Portugal, esta bebida é consumida desde o século XII.
Uma das características principais desta beberagem é a sua capacidade de formar espuma abundante e estável. Para que esta seja realçada, o copo deve estar limpo e seco, sem vestígios de gordura. As cervejas são ricas em aromas e gostos diversos, de acordo com as matérias-primas, o processo de produção utilizado e a levedura escolhida.

Os Portugueses e a Cerveja

Segundo dados fornecidos pela Associação Portuguesa de Produtores de Cerveja, no ano de 2003 produziram-se 735 milhões de litros desta bebida. O consumo total rondou os 601 milhões de litros, sendo que cada habitante bebeu aproximadamente 60 litros.

Cerveja Milagrosa

Beber cerveja de forma moderada apresenta vários benefícios para a saúde.
Coração – Ajuda a manter o nível de HDL, colesterol benéfico ao organismo. Diminui o risco de doenças cardiovasculares. Protege contra enfartes do miocárdio.
Cancro da Mama – Compostos presentes na cerveja podem inibir o crescimento do cancro da mama.
Digestão – A cerveja aumenta a produção de ácidos no estômago, estimulando o fluxo de sangue e facilitando a digestão.
Diurese – A cerveja tem um efeito diurético superior à água.

Matérias-Primas da Cerveja

Água – De preferência muito pura.
Cevada – Utilizada por ser muito rica em amido. Para a sua transformação em malte, os grãos são macerados em água até germinarem.
Lúpulo – Planta utilizada para aromatizar a cerveja. É ela que lhe confere o travo amargo que é característico desta bebida.
Levedura – É um organismo molecular que actua nos açucares provenientes do malte, transformando-os em álcool. O paladar e o carácter da cerveja dependem muito da levedura utilizada.

Fonte: Revista Nova Gente nº 1456
32/04/NG – Infografia Impala/ Luís Gaspar
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð