quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Morrer pode ser Ridículo

Casos insólitos em Portugal e no estrangeiro
Se bem que dramática, a morte pode, por vezes, revestir-se de características ridículas. Há casos verídicos que parecem saídos da Imaginação mais fantasiosa. Vejamos alguns deles…

Brandon Lee

Causa da morte: saco de papel
O filho de Bruce Lee estava a conseguir uma carreira interessante nos filmes de acção, quando a morte o ceifou, aos 28.Numa cena do filme O Corvo, Brandon era alvejado por um bandido que tinha a pistola escondida num saco de papel. As balas eram de pólvora seca, mas fragmentos de metal saíram do cano, furaram o saco e alojaram-se na coluna vertebral do actor, que morreria cinco horas volvidas.

Natalie Wood

Causa da morte: meias de lã

Uma das actrizes mais belas da sua geração, natalie Wood, morreu quando descia do iate, onde se divertia com o marido, Robert Wagner e com o também actor Christopher Walken. As meias de lã que calçava escorregaram no convés, fazendo-a cair à àgua. Seria depois arrastada para o fundo pela roupa encharcada. Os outros convivas, fechados na cabina a beber champanhe, não ouviram nada.

William Holden

Causa da morte: mesa
O actor que chegou a conquistar um Óscar, foi incapaz de encarar o declínio da sua carreira: Tornou-se alcoólico e, um dia, estava de tal maneira embriagado que caiu na sua casa de Santa Mónica. Bateu com a cabeça na mesinha do café e fez um traumatismo craniano. Não sofre morte imediata, mas a bebedeira era de tal forma que não sentiu qualquer dor, acabando por morrer horas depois. 

Jane Mansfield

Causa da morte: tractor

A voluptuosa actriz loira que partiu corações na década de 50, famosa pelo seu busto de 99centímetros, morreu quando atravessava uma zona rural a alta velocidade, ao volante do seu descapotável, e bateu violentamente num tractor. A peruca loira que usava na altura do acidente voou para longe, fazendo surgir, o rumor de que tinha sido decapitada.


Cass Elliot

Causa da morte: sandes de presunto

Membro da famosa banda, da década de 60, Mamas and Papas, Cass foi encontrada morta no dia 29 de Julho de 1974, aparentemente de ataque cardíaco fulminante. A autópsia, porém, revelou que a cantora tinha um pedaço de sanduíche de presunto entalado na garganta, pelo que se concluiu que, afinal, Cass Elliot tinha sido vítima de asfixia. 

Marat

Causa da morte: banheira

O pintor David imortalizou, numa cena célebre, uma das mais peculiares mortes da história. Marat, um dos ideólogos do jacobinismo e da Revolução francesa, foi assassinado à facada pela amante, Carlota Cordet, enquanto tomava banho e escrevia uma intervenção que ia fazer na Assembleia Nacional. Portugal Pedro Oom


Portugal 
Pedro Oom
Causa da Morte: revolução

Poeta surrealista e contestatário do Estado Novo, não chegou a ver concretizado o sonho de viver num Portugal livre e democrático. A notícia do levantamento do Movimento dos Capitães, a 25 de Abril de 1974, provocou-lhe tal comoção que acabou por morrer de ataque cardíaco.

Antero de Quental

Causa da morte: esperança.
O estado suicida do grande escritor do século XIX era de tal forma poderoso que encostou uma pistola à cabeça e disparou: Até aqui nada de estranho.
Só que Antero teve a determinação necessária para dar três tiros antes de, finalmente, levar a cabo os seus intentos. Tudo se passou num jardim de Ponta Delgada, sob uma âncora que tinha inscrita a palavra… “esperança”.Pardal Monteiro


Pardal Monteiro

Causa da morte: hotel.

Depois de ter revolucionado a arquitectura lisboeta com a idealização do Hotel Ritz, pardal Monteiro ficou de tal forma ligado à sua obra que se suicidou, quando correu o rumor de que o hotel estava a “fundar-se”, por ter sido construído em terreno demasiado mole! 

Salazar

Causa da morte: cadeira

O ditador, que ainda consta no Guinness como sendo o mais longevo de todos os tempos, estava já velho e doente quando mediu mal as distâncias e caiu, ao tentar sentar-se numa cadeira, no Forte de S. Julião da Barra. Salazar não mais recuperou desse acidente. A sua saúde deteriorou-se rapidamente e acabou por morrer, passado algum tempo, no Hospital da Cruz Vermelha.

Outros casos

Isadora Duncan foi estrangulada quando a sua écharpe se prendeu na roda do descapotável onde passeava com um amigo.

O músico Keith Relf, vocalista da banda Yardbirds (onde também tocava Eric Clapton), morreu electrocutado quando ligava a sua guitarra ao amplificador.


Grande diplomata do tempo de Salazar, o embaixador Teixeira de Sampaio morreu de emoção ao cumprimentar a rainha D. Amélia, quando esta visitou Portugal na década de 40.

Primeira actriz latino-americana a chegar à fama em Hollywood, Lupe Velez morreu afogada na retrete, depois de ter tentado suicidar-se com sedativos. Os comprimidos causaram uma indigestão e a artista adormeceu enquanto vomitava…


Quando acompanhava o funeral do seu amigo Casal Ribeiro, Hintze Ribeiro, o primeiro-ministro do tempo da monarquia, morreu com um ataque cardíaco.

Durante o GP da África do Sul de 1977, Jacques Laffite atropelou um comissário que atravessava a pista a correr. O extintor que este transportava foi lançado ao ar, caindo violentamente na cabeça do piloto britânico Tom Pryce, que seguia atrás, causando-lhe a morte.


Pio XII, um dos mais consensuais Papas dos últimos séculos, morreu, na década de 50, devido a problemas cardíacos, causados por um interminável acesso de soluços.




Fonte: Revista TV7 Dias 05/11/98

(Fotos da Net)




Sem comentários:

Enviar um comentário