domingo, 3 de abril de 2016

Quinten Massys

A doença da Duquesa feia


 É o quadro mais popular da National Gallery, em Londres. Chama-se The Old Woman (A Mulher Velha, em Português), mas é conhecido como A Duquesa Feia. A obra pintada em 1513 pelo pintor flamengo Quinten Massys, retracta uma aristocrata com feições grotescas. Tão grotescas que durante décadas foram consideradas fruto da imaginação do artista. Mas, após um estudo realizado pelo University College, de Londres, descobriu-se que a senhora existiu mesmo e que sofria de uma doença raríssima.

Segundo Michael Baum,, professor de cirurgia do University College, a retratada sofria da doença de Paget, uma deficiência no metabolismo que alarga e deforma os ossos. Costuma afectar apenas os membros inferiores, mas em casos muito raros ataca o crânio.

O quadro, incluído na exposição Faces do Renascimento: Van Eyck a Ticiano, inaugurada no dia 15 de Outubro de 2008 na National Gallery, serviu de inspiração a outros artistas. O ilustrador sir John Tenniel, por exemplo, baseou-se nele para desenhar a Duquesa do livro Alice no País das Maravilhas. E até Leonardo da Vinci, ou pelo menos um dos seus aprendizes, copiou o retracto. Pensa-se aliás que os dois artistas trocavam desenhos.

Fonte: Revista Sábado
Foto da Net
© Carlos Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário