domingo, 5 de junho de 2016

António José Maia Pereira

Arte por Júlio Quaresma

António José Maia Pereira nasceu em Santo Tirso, em 1959, no seio de uma família de proprietários agrícolas. Desde muito cedo manifestou-se a sua vocação para as artes, para a qual foi incentivado por Fátima Azevedo, a sua professora no ciclo, e pela mãe que, desde os 5 anos de idade, o via desenhar sobre o pavimento de xisto negro da casa e, um pouco mais tarde, fazer os seus próprios brinquedos.
Entre 1980 e 85, licencia-se em pintura na Escola de Belas Artes do Porto, onde teve como mestres os pintores Domingos Pinho e Pedro Rocha, e chega mesmo a ser assistente nos últimos anos. Nessa mesma escola conhece Ana de Castro, escultora com quem vem a casar-se, em 1986. Nesse mesmo ano parte para Londres onde ficou a residir até 2000, altura em que regressa a Portugal. Faz uma pós graduação na St. Martins School em 86, e, em 89, e a vez do mestrado no Royal College.


“Botão”. Óleo sobre tela (75x100cm),datado de 2001

Galardoado com vários prémios, entre os quais se destacam o prémio “Benetton” da St. Martins School (86), o “Allen Lane Penguin Book”, no Royal College (89), e os primeiros prémios nacionais de pintura: I Bienal AIP (94) e Jovens Artistas BCM (95), José Maia apresenta-nos uma obra consolidada nos meios londrinos e sobretudo nas séries das Inundações, apresentadas na European Academy for Arts, que corporiza uma pesquisa sobre o tempo, os seus próprios fantasmas e a dimensão da pintura.

Fonte: Revista Caras
Texto: Júlio Quaresma
Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário