sexta-feira, 24 de junho de 2016

Osteoporose

A 24 de Junho assinala-se o Dia Mundial da Osteoporose.

Damos-lhe algumas dicas para a prevenção




A osteoporose ocorre quando a quantidade de massa óssea diminui, desenvolvendo ossos ocos, finos e de sensibilidade extrema, ficando mais sujeitos a fracturas. Apesar de ser considerada a doença da velhice, nem sempre aparece nessa altura e pode desenvolver-se durante anos ou décadas, por isso, a prevenção é importante. As instituições de nutrição recomendam a ingestão de 1200 miligramas de cálcio por dia partir dos 50 anos e 1000 miligramas antes dessa idade.

Infusão da Cavalinha


Esta planta é recomendada não pela grande concentração de cálcio, mas sim por ser rica em silício. Este mineral estimula a absorção do cálcio e, como consequência, fortalece a calcificação dos ossos.

Refeições equilibradas


Adira á comida tradicional portuguesa. Sabia que as sopas são ricas em cálcio? Escolha entre caldo verde, sopa de nabiças, de espinafres ou agriões. Os jaquinzinhos e a petinga frita também ajudam na calcificação dos ossos e, se conseguir, coma também as espinhas.

Leite em pó


Apenas uma colher (de chá) de leite em pó magro equivale a 50 miligramas de cálcio e tem a vantagem de não conter gordura. Basta adicionar uma colher a sopas guisados e bebidas.

Fonte: Revista Maria
Texto: Dr. Custódio César, Nutricionista
Foto da net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð