segunda-feira, 31 de março de 2008

Lourdes

150 anos de milagres
Lourdes está em festa até 8 de Dezembro de 2008. A comemoração dos 150 anos da primeira aparição de Imaculada Conceição a Bernardette Soubinours é o motivo das celebrações. O dia 11 de Fevereiro de 1958 marcou a história de uma pequena vila francesa e a vida de uma criança de 14 anos. Bernardette Soubinours contou que foi visitada 18 vezes pela imagem de Imaculada Conceição, entre 11 de Fevereiro e 16 de Julho de 1858, nas grutas de Massabielle, onde hoje é o santuário de Lourdes e estão edificadas a basílica e a moderna Igreja de Santa Bernardette.
As comemorações já começaram em Dezembro de 2007, mas prolongam-se até Dezembro do presente ano. O Santuário tem preparado um amplo programa de formação e divulgação do sentido teológico, devocional cultural para esta marcante data.
A pequena cidade situada no coração dos Pirinéus recebe, por ano, de mais de 140 países, cerca de seis milhões de visitantes, muitos deles doentes que esperam ser curados pelas águas da nascente da gruta de Massabielle.
Lourdes, hoje, é mais do que um lugar de espiritualidade. Com o crescimento do número de visitas, a cidade transformou-se num centro cosmopolita, com um património cultural e natural muito rico, que se adaptou à evolução turística e espiritual, oferecendo inumeros serviços e estruturas aos seus visitantes.
A cidade é conhecida pelas suas peregrinações e milagres, mas agora a fama estende-se ao turismo, pela sua privilegiada localização. É um ponto de partida ideal para sair á descoberta das montanhas dos Pirenéus e oferece condições para a prática de diversos desportos.
A grande oferta de actividades, turísticas ou de âmbito religioso, leva a que Lourdes tenha que albergar milhões de visitantes. Para, isso, na região, existem mais de 230 hotéis, fazendo com que seja considerada a segunda região hoteleira de França. Só a capital, Paris, consegue ultrapassar a cidade de Loudes.
Fonte: Jornal Sexta
29 de Fevereiro de 2008
(fotos da net)