domingo, 30 de março de 2008

No Passado 14 de Dezembro de 1911


Amundsen é o primeiro a chegar ao Pólo Sul


9 de Setembro de 1910. O explorador norueguês Roald Amundsen está na Madeira há três dias. Todos pensam que o arquipélago Português é um ponto de paragem na caminhada para chegar ao Pólo Norte, mas nessa altura já Amundsen tinha recebido a notícia do sucesso de Robert Peary no Ártico. Nessa noite, o aventureiro chamou toda a tripulação e comunicou-lhe o que apenas o irmão já sabia: o destino da viagem era o Pólo Sul. Foi também da Madeira que Amundsen enviou um telegrama para o rival Inglês Robert Scott, cuja expedição tinha sido anunciada em Setembro de 1909. " Lamento informar Fram a caminho da Antártida", dizia o telegrama enviado a Scott. Fram era o nome do navio de Amundsen.
Iniciava-se então uma das corridas mais emblemáticas do início do século passado. Por sorte ou melhor planeamento, Amundsen seria o primeiro a chegar. Eram três da tarde de 14 de Dezembro de 1911, quando o explorador e mais quatro homens chegaram ao pólo. Lá cravaram uma bandeira norueguesa e uma carta para Scott, qua a veria um mês depois a 18 de Janeiro. A notícia da façanha de Amundsen só conhecia a 7 de Março de 1912, quando finalmente conseguiu comunicar com o irmão.
Scott não chegaria a explicar as razões do seu fracasso, porque morreu durante uma tempestade, na viagem de regresso ao acampamento-base.
Fonte: Jornal Público P2
H.D.S.
(foto da net)