quarta-feira, 5 de março de 2008

Portugal

(foto da net)
País reciclou mais 94mil toneladas do que em 2006

Apesar do aumento de 26% Quercus garante que ainda há muito por fazer até atingirmos as metas comunitárias.
Os Portugueses reciclaram, no ano passado, mais 94mil toneladas de embalagens do que em 2006, de acordo com dados da Sociedade Ponto Verde. Apesar de se congratular com o aumento de 26%, para a Quercus ainda há muito por fazer para que o país cumpra as metas comunitárias que apontam para que, até 2011, sejam reciclados 55% dos resíduos colocados no mercado. No que toca ao tipo de materiais reciclados em 2007, as embalagens de plástico foram as que obtiveram um crescimento maior (34%), seguidas pelo papel e o cartão (32%). Em contrapartida, a reciclagem de vidro (13%) foi a que menos aumentou.
RECICLADAS 33396 Toneladas de embalagens de plástico em 2007
Mais 34% do que em 2007
O Centro de Informação de Resíduos da Quecus, considera que as campanhas da Sociedade Ponto Verde terão sido aquilo que influenciou os cidadãos a participarem cada vez mais na recolha selectiva. "Mas é preciso olhar para o futuro, de forma a ultrapassar-mos as metas para 20011", diz.
A fazer. Segundo o especialista, a generalização do sistema de recolha porta a porta e a procura de soluções para aumentar a reciclagem dos materiais menos recolhidos, como o vidro, são algumas das medidas que poderãoajudar a cumprir os objectivos. Sublinha-se ainda a necessidade de se "investir em novos tratamentos mecânico-biológicos, como a vermicompostagem, para melhor aprovitar os resíduos".
Por: Cristina Espada Jornal Meia Hora