quarta-feira, 19 de junho de 2013

Antúrio

Anthurium Cherzerianum

 

Esta planta é muito apreciada pela sua folhagem extremamente decorativa e pelo aspecto plástico, mas natural, das suas flores.

 
Cuidados

Esta planta não necessita de luz muito forte para florir e estar bonita. Deve estar exposta a luz média, junto a uma janela com alguma sombra. Se estiver afastada da fonte de luz, as folhas do antúrio crescem de forma irregular.
 
Apesar de tolerarem temperaturas baixas, até 13 graus centígrados, durante curtos períodos de tempo, estas plantas dão-se bem em temperaturas constantes entre os 18 e os 29 graus. A mistura deve ser mantida húmida quando a planta está em crescimento. No período de repouso, deixe secar um centímetro da camada superficial antes de voltar a regar.

 
Propagação

 

Separe os tufos mais pequenos na Primavera, certificando-se de que cada parte tem folhas e raízes saudáveis e carnudas.
 
Estes devem ser plantados num vaso pequeno, numa mistura é base de turfa, e o vaso deve ser colocado num local com luz média e a uma temperatura que ronde os 20 graus. Só deve regar o indispensável para a mistura se manter húmida até as raízes se tornarem activas. Se quiser obter resultados mais positivos pode colocar um tabuleiro eléctrico por baixo da planta para proporcionar calor.

 
Pragas e doenças

 

Esta planta é bastante resistente. Mesmo assim, a aplicação preventiva de insecticida, uma vez por mês, e uma adubação equilibrada podem contribuir para evitar pragas. Algumas doenças fúngicas podem atacar os antúrios, mas estas podem, no entanto, ser combatidas com sulfato de cobre. Se a planta estiver a enfraquecer, os pedúnculos das flores podem começar a vergar.
 
Para fazer face a esta situação, enterre estacas finas junto à orla do vaso e prenda os pedúnculos a estas com um arame revestido de plástico.

 
 
Fonte: Revista Correio Mulher
Fotos da net
Carlos Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário