quinta-feira, 5 de maio de 2016

Castor e Pólux

Irmãos inseparáveis

 
Castor e Pólux, os semideuses venerados tanto na Grécia como em Roma, eram inseparáveis desde o nascimento, apesar de um ser filho de um deus e o outro de um mortal. A mãe de ambos, Leda, mulher de Tíndaro, Rei de Esparta, foi violada por Zeus que se aproximou dela transformado-a em cisne. Em resultado dessa violação, Leda pôs dois ovos e de cada um nasceram duas crianças: Castor e Pólux, Helena e Clinemnestra. A paternidade das crianças ficou assim dividida: Pólux e Helena seriam filhos de Zeus, enquanto Clinemnestra e Castor teriam Tíndaro por pai.
Castor e Pólux cresceram juntos, como irmãos gémeos. Ambos partilhavam o gosto pelos combates e jogos, distinguindo-se Castor como domador de cavalos e Pólux como pugilista. Tinham grande amizade por dois primos, Idas e Linceu mas, chegados à idade adulta, começaram a ficar desavindos por desejarem as mesmas mulheres. Mais tarde tornaram-se mesmo inimigos, por motivo da partilha de uma manada que os quatro tinham roubado. Na luta que então travaram, Castor foi morto e Pólux, apesar de ferido, matou os seus primos. Pólux enterrou Castor e ergueu-lhe um monumento mas a tristeza era tão grande que pensou em suicidar-se. No entanto, por ser filho de Zeus era imortal, tendo que viver no Olimpo, enquanto o irmão ficaria para sempre no Hades, o Mundo Inferior.
A pedido de Pólux, Zeus permitiu que os gémeos ficassem juntos, em dias alternados, no Olimpo e no Hades. Os dois irmãos puderam assim, viver juntos para sempre, compartilhando o mundo um do outro.
Fonte: Revista Domingo Magazine
Texto: Manuel Rosado
Foto da Net
𺰘¨¨˜°ºð000/2016𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho