segunda-feira, 2 de maio de 2016

Descoberta nova espécie de Leopardo

100 anos a passar despercebido
 
A camuflagem era quase perfeita. No entanto foram as pequenas manchas no pêlo, em forma de nuvens, que chamaram á atenção dos investigadores do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). “É incrível que nunca ninguém tenha reparado. Há centenas de anos que andamos a observar este animal e nunca nos apercebemos que é único:” A análise ao DNA do leopardo nebuloso das ilhas do Bornéu e de Samatra revelou 40 diferenças em comparação com os seus familiares do Sudeste da Ásia continental. As suficientes para o incluírem numa nova espécie animal: neofelis diardi.
 
Apesar do novo nome de baptismo, a designação “nebuloso”, adoptada devido às manchas parecidas com nuvens, irá manter-se.
O pêlo cinzento-escuro e com duas listas nas costas, também o distingue do leopardo nebuloso, com nuvens maiores e de tom amarelado. Os peritos acreditam que a população desta nova espécie divergiu do seu ramo principal há 1,4 milhões de anos, conclusões apoiadas pelos testes genéticos que incidiram nos diferentes padrões, formas e coloração de pêlo.
 
A nova descoberta reforçou ainda mais a ideia de que o Coração do Bornéu, uma área com mais de 200 mil quilómetros quadrados de floresta tropical, é um verdadeiro paraíso animal por desvendar. Calcula-se que existam entre cinco e 11 mil exemplares do neofelis diardi nesta região, enquanto em Sumatra o número pode variar entre três e sete mil espécimes.

Fonte: Revista Nova Gente
Texto: Sónia Ramalho

Fotos da Net
𺰘¨¨˜°ºð000/2016𺰘¨¨˜°ºð
© Carlos Coelho