sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Burro

Perigo de extinção


Já foi um precioso auxiliar do homem nas tarefas agrícolas, mas rapidamente foi substituído pela máquina e quase se extinguiu.

O burro doméstico faz parte da família dos Equídeos e parece ter no burro selvagem africano um dos seus antepassados. Este último, cada vez mais raro, tem vindo a cruzar-se, naturalmente, com o primeiro. Os seus efectivos foram muito afectados pela competição com os animais domésticos e pela caça descontrolada. Das quatro subespécies conhecidas, uma está extinta e duas estão em vias disso. O burro selvagem africano habita as planícies herbosas, terrenos rochosos irregulares, semidesertos e montanhas Nordeste de África. As fêmeas vivem em récuas pouco estáveis com as suas crias, mas também podem integrar grupos mistos com jovens dos dois sexos. Os machos mais velhos optam por uma vida solitária ou em grupos próprios.

Protecção da espécie

São cada vez mais os entusiastas da protecção do burro doméstico, ideia que parece ter começado no algarve, por iniciativa de estrangeiros ali residentes. É uma ideia positiva, visto que se chegou a temer a extinção. Para manter um ou mais burros é necessário um terreno amplo, dotado de estábulos. A alimentação é feita á base de palha de cereais, feno, verdes, cereais ou uma ração composta completa, mas também apreciam frutos (maçãs) e raízes (cenouras).

Fonte: Revista Correio Mulher
Foto da Net
Texto; Vasco Cardoso
© Carlos Coelho