quarta-feira, 28 de março de 2007

Crenças Alternativas

“De tão pessoais e únicas crenças resulta o efeito perverso de não serem facilmente partilháveis, de não se conseguirem construir como referenciais minimamente estáveis e os de pertenças e interacções sociais.”

De há uns anos para cá tornou-se moda um conjunto de formas de estar, de algum modo “alternativas”, em que se mistura, a maioria das vezes atabalhoadamente, uma simpática psicologia positiva e simplificada, resquícios fisiológicos orientais, práticas antigas de cariz divinatório e mais umas coisitas entre o místico e o mágico.

No conjunto, a ideia é tão boa como outra qualquer e serve, no essencial, para as pessoas que lhe concedem centralidade viverem o melhor que podem, acreditando que umas quantas práticas lhes fazem bem e qua o acesso a uns tantos conhecimentos lhes garante aquele patamar de originalidade que as torna especiais.

Sendo dado que o facto de nos sentirmos detentores de uma qualquer verdade nos fortalece a auto-estima e o amor-próprio, em princípio nada há a opor e essas novas convicções que têm a particularidade de serem á medida e personalizadas, já que cada um escolhe o que lhe faz mais sentido.

De tão pessoais e únicas crenças resulta, entretanto, o efeito perverso de não serem facilmente partilháveis, de não se conseguirem construir como referenciais minimamente estáveis e organizadores de pertenças e interacções sociais. Ou seja, corre-se o risco de aumentar a incomunicabilidade e de usar retalhos de conhecimentos curiosos para distanciar os outros que não têm o mesmo tipo de ‘esclarecimentos’ e ‘iluminação’. E nas fés auto-erigidas há sempre elementos incompreensíveis, já que espelham personalidades, desejos e medos únicos e intransmissíveis.

O agradável de crenças e referências antigas e organizadas é que nos ajudam a distinguir os próximos dos distantes, implicam-nos na partilha do que há em comum, estabelecem-nos pertenças e enquadram-nos em redes em que não estamos sozinhos.

Não sendo a solução para todos os problemas e acarretando os seus próprios disfuncionamentos, ter uma religião, um clube, um grupo, uma cor ou uma nação é uma escolha de contacto, que a história do mundo mostra ter inegáveis vantagens.

Crenças individualizadas e fragmentadas, por seu turno, se destacam originalidades e idiossincrasias interessantes, também isolam os seus autores e põem a nu, com excessiva facilidade, confusões e angústias fundamentais. Sendo as pessoas o que são, quer dizer, seres de origem e vocação social, que muito mais facilmente descobrem o bem-estar no encontro com o outro do que numa zona de solidão altiva e hermética, dava jeito que não se exagerasse na elegia da originalidade e dos caminhos alternativos.

Fonte: Revista Caras /Psicologia

Texto/autor: Por Isabel Leal / Professora de Psicologia Clínica no ISPA

Foto da net

Sem comentários:

Enviar um comentário