quarta-feira, 15 de abril de 2020

Urtiga


Conheça os seus atributos medicinais

Cresce por todo o lado, sobretudo nesta altura do ano, e tem bastantes nutrientes, que fazem verdadeiros milagres. Saiba quais!


Quando se fala em urtigas, quase apostamos que a primeira coisa que nos vem à cabeça são as picadelas que sofreu em criança, quando ia para o meio do campo brincar. Pois é! Porém hoje em dia, as urtigas são tão mal-amadas como desejadas, sabia? ´E que elas são uma boa ajuda no que diz respeito ás alergias, anemia, exaustão ou fadiga, mas são também um excelente diurético. As urtigas existem agora nesta altura do ano e depois vão desaparecendo à medida qua o tempo começa a aquecer. É por isso mesmo que esta é a altura perfeita para fazer um chazinho ou usá-las na culinária, nomeadamente em sopas, e daqui tirar todos os seus benefícios.

De erva daninha a rainha



De origem asiática e europeia, a urtiga é utilizada pelo homem desde 4000 a.C. As suas fibras chegaram a ser utilizadas na fabricação de tecidos e, mais tarde, na produção de papel, mas é o seu poder medicinal que, actualmente, chama a atenção devido ao facto de ser muito rica em vitaminas, nomeadamente nas do complexo B, C e K, bem como em minerais, como o magnésio e o ferro, oligoelementos, betacaroteno, aminoácidos e cálcio.
Ainda assim, a urtiga é um superalimento nutritivo, curativo e desintoxicante, que cresce um pouco por todo o lado, estando por isso á mão de semear para a utilizarmos facilmente de acordo com os seus benefícios:

- Reduz o teor de ácido úrico no sangue, o que é bastante benéfico ao organismo, já que essa substância em excesso pode causar doenças cardiovasculares;
- Alivia os sintomas de artrose, de gota e de outras manifestações reumáticas;
- Melhora a irrigação sanguínea em todo o corpo;
- Melhora também o aspecto das unhas, combatendo as unhas fracas;
-Acção anti-inflamatória que ajuda no tratamento de doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Chá

Para fazer uma infusão qua a ajude a combater as alergias e purifique o sangue, faça-a com urtiga e trevo-vermelho: uma colher de sopa de cada uma das ervas em 500ml de água. Ferva a água e, depois de desligar o lume, introduza as folhas, deixando-as assentar durante a noite. De manhã, coe e beba.

Sopa

Ingredientes:
200g de folhas de urtiga
1 alho francês
3 batatas médias
1 cebola
1 nabo pequeno
Azeite
Tomilho
Sal
1 litro de água

Comece por fazer um refogado com o azeite e a cebola e, quando esta estiver lourinha, acrescente a água, o alho francês, as batatas e o nabo cortados aos pedaços.
De seguida tempere com o tomilho e o sal a gosto.
Deixe cozinhar durante dez minutos e adicione as folhas de urtiga. Deixe cozinhar por mais dez minutos e passe a sopa, ficando pronta a servir.
Bom apetite!

Sabia que…
…flores e folhas não são para ser fervidas? O que se deixa ferver são infusões feitas com raízes, mas, ainda assim, por pouco tempo.

Fonte: Revista Maria /Rita Leal
Fotos da net
© Carlos Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário