segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

As Mansões dos Famosos - 20

Na intimidade…
Yves Saint Laurent

Um retiro construído nos jardins do Castelo Gabriel é o sonho tornado realidade de Yves Saint Laurent. Os segredos das suas criações encontram aqui um refúgio perfeito.



O costureiro Francês elegeu a Normandia como o seu refúgio secreto, conciliando dois detalhes que considera fundamentais num espaço: a perfeita harmonia e o silêncio absoluto.


Yves Saint Laurent abriu-nos as portas do Castelo Gabriel e imediatamente um sumptuoso jardim surgiu, transportando-nos para outros tempos, outros mundos, outros sonhos. Pierre Bergé, amigo e colaborador do costureiro há muitos anos, é quem nos explica como surgiu a inspiração russa neste projecto e como a ajuda do decorador Jacques Grange foi preciosa. 


Edificar um chalé marroquino estava fora de questão, pois a mansão em Marraquexe de Yves Saint Laurent já cumpria o seu sonho oriental. Por outro lado, “ a exposição russa e a viagem a Moscovo em 1986 abriram um novo horizonte no nosso mundo. Comprámos, na altura, um livro de arquitectura local do século XIX e o estilo apaixonou-nos de imediato”, revelou Pierre. 

Foi daqui que surgiu igualmente a ideia de construir uma cabana onde o costureiro pudesse recolher-se e dar asas à imaginação, sem telefones, faxes ou qualquer outro tipo de tecnologia. No fundo, o retiro espiritual do estilista.
Segundo Pierre, “ por toda a casa pululam antiguidades, peças de mobiliário russo que foram adquiridas em leilões e em casas de especialidade. Temos cabeças de animais por todo o lado e uma porta que é uma verdadeira relíquia do antigo castelo de Grignan”.


O costureiro confiou a construção deste espaço na encosta da Normandia a artesãos locais e em redor de toda a cabana foram plantadas bétulas para completar, na plenitude, o ambiente russo pretendido.
Saint Laurent permanece no local sempre acompanhado por amigos, a quem gosta de mostrar os cerca de 40 hectares trabalhados no mais ínfimo pormenor pelo seu decorador, mas sob a sua orientação.


Tomar chá na sua cabana em dias invernosos é um luxo do qual não abdica sempre que a nostalgia o invade. “ Venho para aqui para que nada nem ninguém me encontre”, revela-nos o famoso desenhador, que acrescenta: “ Aqui gosto de pegar nos meus manuscritos, nas notas que escrevo quando estou inspirado. E aqui vivo momentos inesquecíveis, sem limites no meu horizonte… por momentos tudo pára e volto a escrever outra vez!...

Fonte: Revista Flash

Créditos: Fototeca
©CarlosCoelho