quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Turanor Planet Solar: O maior barco solar do mundo!

Turanor Planet Solar: O maior barco solar do mundo!



Este barco construído na Alemanha e idealizado pelo suíço Raphael Domjuan, tem o catamarã com mais de 35 metros de comprimento, tem instalados 537 metros quadrados de células fotovoltaicas, que permitem navegar durante o dia e a noite sem produzir dióxido de carbono.


O Turanor Planet Solar é o primeiro barco solar que conseguiu dar a volta ao mundo.
Os cerca de 60 mil quilômetros da rota da turnê mundial mostram, conclusivamente, que a energia renovável, neste caso o sol, é desenvolvida o suficiente para ter um maior papel em nossas vidas, basta oferecer a oportunidade e o apoio necessários para agilizar e facilitar a sua implantação.

 
O barco alcança uma velocidade de 8 nós, apresenta uma cobertura superior de 540 metros quadrados de painéis solares, o sistema de armazenamento lhe permite navegar por três dias sem luz solar.



MS Turanor PlanetSolar, conhecido sob o nome do projecto PlanetSolar, é o maior barco movido a energia solar do mundo. O navio foi projectado por LOMOcean projecto, construído por Knierim Yachtbau em Kiel, Alemanha, e lançado em 31 Março de 2010.

Em maio de 2012, tornou-se o primeiro veículo eléctrico solar, a circunavegar o globo.


Características técnicas

O barco de 31 metros é coberto por 537 metros quadrados, de painéis solares avaliado 93 kW, que por sua vez ligar-se a um dos dois motores eléctricos em cada casco. Há 8,5 toneladas de iões de lítio baterias em dois cascos do navio. A forma do barco permite-lhe atingir velocidades de até 14 nós. O casco foi modelo testado em túnel de vento e foi tanque testado para determinar a sua hidrodinâmica e aerodinâmica. O barco foi concebido para ser utilizado como um iate de luxo após a tentativa de registo está concluído.

Atualmente está a ser usado como um laboratório de investigação marinha flutuando pela Universidade de Genebra.

Vista do arco, mostrando os três cascos.
O barco está registrado na Suíça e foi financiado por um empresário alemão. Custo de construção foi de € 12,5 milhões.  O nome Turanor, derivado de JRR O romance de Tolkien O Senhor dos Anéis, traduz-se em "The Power of the Sun".


Em todo o mundo

Em 27 de Setembro de 2010, Turanor PlanetSolar partiu de Mónaco a circunavegar o globo apenas com a ajuda da energia solar. Um dos objectivos do projecto foi o de concentrar a consciência pública sobre a importância das energias renováveis para a protecção ambiental.


O barco tinha uma tripulação de seis pessoas. O capitão da expedição foi o francês Patrick Marchesseau, mas no ponto médio da circum-navegação (na Nova Caledónia, em meados de maio de 2011) o francês canadense Erwann Le Rouzic assumiu-se como capitão, para compartilhar a responsabilidade do comandante com o Capitão Marchesseau. Outros participantes foram Christian Ochsenbein (Berna, Suíça) e Jens Langwasser (Kiel, Alemanha); bem como o líder iniciador do projecto,presidente e expedição Raphaël Domjan (Neuchatel, Suíça).


Uma escala significativa foi Cancun, no México, durante a Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas 2010 realizada lá desde 29 novembro-10 Dezembro de 2010.

Durante a expedição, Turanor PlanetSolar quebrou dois recordes: a mais rápida travessia do Oceano Atlântico em barco solar e da maior distância já percorrida pelo veículo eléctrico solar.

Problemas técnicos com o sistema de hélice obrigou o navio a ficar em uma porta asiática param duas semanas de manutenção.

Turanor PlanetSolar retornou ao Mónaco em 4 de Maio de 2012, após 584 dias velejar ao redor do globo.

A embarcação foi então agendada para uma remodelação para que pudesse ser fretado para turistas no Mar Mediterrâneo. Cruzeiros são planejados com 12 passageiros e quatro tripulantes a bordo.


 2013 Voyage e recorde transatlântico

Depois de um reequipamento motor, Turanor PlanetSolar quebrou seu próprio recorde, cruzando o oceano Atlântico a partir de Las Palmas de Saint Martin, no Caribe, em apenas 22 dias, quatro dias mais cedo do que na viagem de circum-navegação. O barco deixou Las Palmas em 25 de Abril e chegou em Marigot em Saint Martin em 18 de maio A viagem levou a Miami, Florida, e depois continuou como uma expedição científica ao longo da Corrente do Golfo. Na viagem de volta o barco chegou a St John, Terra Nova, 01 agosto de 2013 antes de ir para o outro lado do Atlântico.

Vista traseira do Turanor.

O nome Turanor significa "A força do Sol" , "Vitória" é proveniente da saga JRR Tolkien do "Senhor dos Anéis".
O Turano Planet Solar é o maior barco solar do mundo, já recebeu o recorde Guinness que certifica o barco eléctrico mais rápido a cruzar o Atlântico.
Raphael Domjan, idealizador do projecto e capitão desse enorme catamarã ecológico, com esse projecto quer demonstrar ao mundo que:
- O grande potencial das energias renováveis, em especial a energia solar é de grande importância para os avanços tecnológicos;
- O sentido prático da energia durável e sugestões práticas para seu uso;
- Incentivar a investigação científica e o avanço tecnológico na área de energias renováveis;
- Informar ao público sobre a importância das energias renováveis;
- Promover a eficiência da energia de interacção amistosa entre economia e ecologia, para trabalhar com êxito sem problemas.

Que em breve o planeta possa contar com empresas sérias que ofereçam alternativas de energia limpa e renovável, conseguindo assim quebrar a oposição dos "caciques do petróleo".

Fonte:Texto e fotos 
http://www.observatoriosideral.net / 
© Carlos Coelho