sábado, 7 de fevereiro de 2015

Memórias

O inventor do biquíni foi Louis Réard, um engenheiro mecânico francês


Sedutoras noutros tempos

Em 1946, os EUA fizeram testes nucleares no atol de Bikini, no Pacífico. No mesmo ano, os franceses rebentaram outra bomba: na passerelle!

Já tinha terminado a 2ª Guerra Mundial quando Paris exibiu o biquíni. Cinco dias antes, o mundo tinha-se chocado com os testes nucleares no Oceano Pacífico, no atol de Bikini, e a alusão veio a propósito… Foi condenado, declarado um atentado aos costumes e teve que ser re-desenhado para ficar mais decente… Mesmo assim levou algum tempo até tornar-se Ex-libris da sedução, nos anos 60, pela mão, e corpo, das actrizes de cinema.
Atingiu o topo da popularidade com efeito em filmes  e musicais e tornou-se um símbolo pop para manifestações políticas e sociais.



Até ao início do século XX nunca ninguém ligou muito à praia. Quando os banhos começaram a ser considerados bons para a saúde e as pessoas começaram  a ir para a praia, a grande preocupação era tapar o corpo o mais possível.



A sociedade condenou o uso do biquíni, considerando-o imoral. Muitas modelos dos anos 50 recusavam ser fotografadas em biquíni e só permitiam o flash com fatos-de-banho que não comprometiam o decoro.


Houve países que proibiram completamente o uso do biquíni e Portugal, com Salazar no poder, foi um deles… Um fato-de-banho assim já era considerado bastante ousado!



Louis Réard teve que reformular o biquíni para conseguir que fosse aceite: subiu a parte de baixo de forma a tapar o umbigo e colocou-lhe uns folhos para disfarçar as formas. A parte de cima deixou de ser apenas feita de dois triângulos presos por finas tiras e ficou parecida com os enormes soutiens da época.



Uma foto comum de pin up venerada pelos soldados americanos durante as duas guerras mundiais. Logo a seguir, o biquíni destronou completamente a era dos fatos-de-banho.



Para mostrar como o invento era pequeno, Louis Réard dizia que o biquíni só seria explosivo se conseguisse passa-lo por uma aliança de casamento! Na foto, Laurie Sibbald, modelo pin up, posa sedutora e provocante num quase considerado nu erótico para a época, em 1965!

Fonte: Créditos ADS e Casa da Imagem
Fonte: Revista Flash nº 60
© Carlos Coelho