sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Beijar

Beijar dá saúde e muito prazer

Estudo desvenda novos mistérios


Molhado, Tímido ou espontâneo, saiba o que ocorre no organismo no momento em que dois amantes se beijam. Os resultados são, no mínimo , interessantes.
Ao contrário da canção As Time Goes By, do filme Casablanca, que dizia que um beijo, há que admitir que uma das melhores sensações que existem é dar o primeiro beijo no homem em quem se está interessada.
Agora várias pesquisas científicas tentam entender o seu significado e a diferença entre a forma masculina e feminina de beijar, bem como as diferentes reacções químicas que este acto desencadeia, sempre importantes para o início do amor entre casais. Os estudos em volta desta temática foram debatidos na Associação Americana para o Avanço da ciência, em Chicago, nos Estados Unidos da América.
Na pesquisa realizada a cerca de 15 casais heterossexuais, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, os cientistas constataram que o beijo é o ponto de partida para a escolha do parceiro, até porque o cérebro humano é mais dedicado a recolher informações através da língua e dos lábios do que, por exemplo, das costas, e isso é muito mais forte entre as mulheres do que nos homens. Deste modo verificou-se que a maior parte das mulheres só aceitaria ter relações sexuais após beijar o parceiro, enquanto eles iriam para a cama mesmo sem este requisito. A comprovar a teoria popular, elas dificilmente se envolvem com alguém que beija mal.

Principais diferenças


Também os investigadores norte-americanos da Universidade de Raugers, em Nova Jérsia, procuraram desvendar outros sinais enviados pelo acto de beijar. Para a grande maioria dos homens, o beijo vai levar ao sexo, não importa como; enquanto, para as mulheres, isso ocorre apenas num terço dos casos. Parece que só existe um ponto em que os dois lados estão em sintonia: um beijo pode terminar uma discussão, apesar de as mulheres o encararem como uma forma de intimidade e os homens como um poder para seduzir.

O outro lado da moeda

Porém, se o beijo pode abrir as portas para momentos íntimos, também pode ter um lado menos positivo e um significado de “beijo da morte”, sobretudo para as relações que estão a começar, isto é, muitas das vezes um beijo mal dado pode acabar com o inicio do romance. A comprovar esta teoria, um trabalho feito na Universidade de Lafayette examinou a saliva e o sangue de diversos casais que passaram 15 minutos neste acto. Os cientistas descobriram que quando começou a experiência, as mulheres tinham níveis significativamente mais altos do que os homens da hormona que estimula a disposição de formar um casal. No entanto estes níveis diminuíram quando fizeram os mesmos testes depois de completada a primeira parte da experiência.
Este “beijo da morte” foi um resultado surpreendente e evidencia que nem sempre um beijo mais ousado dá os resultados desejados, apesar dos investigadores atribuírem isso ao facto da pesquisa ter sido feita num centro de estudos e não num ambiente mais propício. “Estamos a realizar mais pesquisas num ambiente mais romântico, com sofá, flores, velas e música”, explicou uma das coordenadoras do estudo.

Curiosidade entre lábios


Durante o beijo, cerca de 29 músculos faciais estão em movimento. Por outras palavras, pode ser usado como exercício eficiente para prevenir o aparecimento de rugas.
Um beijo romântico rápido queima entre uma a três calorias. Um beijo de boca aberta com contacto de língua de curta duração pode queimar cinco calorias. Um beijo de um minuto pode gastar até  26 calorias.
Quem beija troca saliva, contendo diversas substâncias, como gordura, sais minerais, proteínas...
A troca dessas substâncias pode incentivar a produção de anticorpos, pela sua relação com antigénios associados a diferentes doenças.
Beijar ajuda a prevenir cáries, pois aumenta a produção de saliva, que colabora na limpeza da boca. Beijar apaixonadamente por 90 segundos eleva a pressão sanguínea e causa aceleramento cardíaco.
Aumenta também o nível de hormonas no sangue, reduzindo a expectativa de vida num minuto. Estima-se que os homens que diariamente beijam as mulheres antes de saírem de casa vivem cinco anos mais e ganham salários maiores do que aqueles que não o fazem. Os homens da última categoria também tendem a sofrer mais acidentes de trânsito.

Fonte: Revista Ana
Fotos da net
© Carlos Coelho