quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Curiosidades

Porque têm os Japoneses os olhos «em bico»?



Trata-se é claro, da sua origem genética – pura e simplesmente. Esta característica é comum a todos os povos de origem mongol, que apresentam fendas palpebrais mais rasgadas. Porém – ao contrário do que imaginam muitos ocidentais – os olhos amendoados dos Japoneses, Chineses e Coreanos não interferem na sua capacidade de visão. Eles vêem tão bem como nós.

Quem nasceu primeiro: O ovo ou a galinha?


Esta é uma das adivinhas mais populares do mundo – e, embora muita gente não o saiba, há uma resposta para ela: a galinha, claro! É verdade que, antes de as tolas das galinhas debicarem por aqui e por ali no nosso planeta, já existiam várias espécies de répteis ovíparos, o que faz com que o ovo (pelo menos no plano cronológico) seja mais antigo do que a galinha. No entanto, é evidente que o primeiro ovo de galinha foi posto por… outra galinha, ora essa !

Os cabelos continuam a crescer após a morte?


Sim – pelo menos durante algumas horas. A explicação deste enigma é que as células dos folículos pilosos contam com uma reserva nutricional (inclusivamente de oxigénio) que suporta o crescimento dos cabelos por mais algum tempo. O mesmo princípio garante o sucesso das técnicas de implante de cabelos retirados do couro cabeludo de uma pessoa para o de outra. Os cabelos são suficientemente fortes para sobreviverem fora do corpo até serem implantados noutro paciente.


Quando surgiu o dia da mãe?


Ao que tudo indica, há muito tempo, na Grécia. Há mais de dois mil anos, no início da Primavera, os Gregos faziam uma festa em homenagem a Reia, esposa de Crono a mãe de Zeus (o deus dos deuses). Isto parece marcar as origens da lenda, aperfeiçoada para a actualidade por volta de 1600, na Inglaterra; foi nessa altura que surgiu o Mothering Day (ou «domingo materno»). No quarto domingo da Quaresma, os trabalhadores britânicos eram dispensados das suas ocupações para passarem o dia junto das suas mães.


Porque se comemora o dia internacional do trabalho a 1 de Maio?


Esta data comemorada em muitos países marca o aniversário de um dia histórico: a 1 de Maio de 1886, mais de 500 mil trabalhadores fizeram uma greve na cidade de Chicago, então o maior pólo industrial dos EUA. Não houve qualquer confronto com a polícia: os trabalhadores saíram às ruas pacificamente, exigindo a redução do horário de trabalho. As reivindicações dos militantes foram aceites quando o horário comercial deixou de ter 13 horas diárias para passar a ser constituído por apenas oito.

Que são as «Estrelas Cadentes»?


Em rigor, nem sequer são estrelas! Isso mesmo: as luzes misteriosas que cruzam o céu nas noites claras, despertando as emoções dos casais apaixonados, não são mais do que pequenas partículas minerais em jornada pelo espaço. Mal uma dessas partículas entra na nossa atmosfera, o choque leva-a a incendiar-se, produzindo a impressão errónea de que uma estrela se despenhou do firmamento. Mas não deixe que a explicação científica quebre a magia da coisa: fazer pedidos a estrelas cadentes é uma das tradições lúdicas mais antigas do homem!

É verdade que rir é benéfico para a saúde?


Sim! Afinal, o riso estimula a produção de betaendorfina, o que se traduz numa melhoria da circulação no equilíbrio da pressão arterial e no fortalecimento das nossas defesas orgânicas contra vários agentes nocivos (infecções ou alergias). E isso não é tudo: rir também faz bem ao fígado, ao coração e ao aparelho digestivo! Sem contar que é um grande estímulo para a alma – o que todos já sabemos - , por melhorar a nossa disposição e revigorar o nosso ânimo face às adversidades.

Por que razões se suicidam os escorpiões quando estão em perigo?


Na verdade, essa ideia não passa de um mito, amplamente difundido. A teoria do «Círculo de fogo» (ponha-se um escorpião numa roda de fogo e, quando se sentir encurralado, ele acabará por pôr fim à vida com uma ferroada da própria cauda) não tem qualquer fundamento. O que pode acontecer a um escorpião nesta situação é que em pânico, pode perder o controlo da cauda e, eventualmente, aplicar a si próprio uma ferroada fatal. Mas em caso algum o animal cometeria um «Suicídio» de forma consciente. Além do mais, o escorpião não é a única criatura viva que teme o fogo: um ser humano submetido às mesmas condições também poderia morrer devido às alterações ocorridas no seu organismo em consequência das temperaturas altas.

Existe verdadeiramente um «Tecto do mundo»?


Sim – e essa localidade geográfica não esta em nenhum livro de aventuras do passado, mas no mundo real, mais exactamente a 8840 metros de altitude! Trata-se do cume do Monte Evereste, nos Himalaias. O nome homenageia o topógrafo George Everest, do exército colonial Inglês, que fez a medição geodésica da cordilheira no ano de 1843. Uma curiosidade: o monte Evereste não tem apenas esse nome; para os Chineses, a cordilheira chama-se Chu-um-lang-ma; já para os nativos do Nepal, o nome Evereste é outro: Sagarmatha.

Fonte: Revista Esperança
Fotos da Net
© Carlos Coelho