sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Amêijoa com 405 anos


Nem elefantes, nem mamutes, nem tartarugas, nem peixes pré-históricos. O animal mais velho do mundo é uma amêijoa. A surpreendente descoberta foi feita por um grupo de cientistas ingleses no fundo do Oceano Atlântico, a norte da Islândia. Depois de analisado e testado, chegaram à conclusão de que o bivalve tinha 405 anos.
Tinha, porque entre a recolha do oceano e a análise da sua concha, a amêijoa morreu.
Ming foi o nome dado pelos cientistas a um exemplar de amêijoa oceânica, encontrada no ano de 2006, e cuja idade foi inicialmente datada em 405 anos, através do método de contagem dos anéis da concha. Com esta notícia, Ming passou a fazer parte do Guinness Book por ser o molusco mais velho descoberto até à presente data. O recorde de Ming ultrapassa o de uma outra sua parente com 220 anos encontrada em 1982.

Uma segunda revisão dos anéis revelou que a idade real de Ming era afinal de 507 anos. A anterior estimativa foi subestimada devido à compressão dos anéis da concha (tal como se faz para saber a idade das árvores), havendo alguns anéis que ficavam sobrepostos sobre outros. A este método tradicional foram feitos outros testes mais avançados, entre os quais o teste do Carbono 14, podendo-se assim ter a certeza de que este molusco nasceu no ano de 1499 (mais ano, menos ano), na época da dinastia Ming na China, e apenas sete anos após a primeira viagem de Cristóvão Colombo até ao continente americano.
Para se ter uma ideia de longevidade, no seu primeiro ano de vida, Portugal estava sob o domínio Espanhol, Filipe II era o rei e William Shakespeare apresentava as suas primeiras obras. Quando completou 308 anos, Portugal passou a ser uma Republica. Alan Wanamaker, um dos cientistas afirmou ao ‘Sunday Times’ que não fazia ideia de que a amêijoa pudesse ser tão velha. Até que se deparou com a descoberta de mais de 400 linhas nas conchas. Em comparação com outros animais do planeta, convém referir que a mais velha tartaruga das ilhas Galápagos chegou aos 176 anos e um esturjão alcança os 150 anos de vida.

Fonte: Revista Notícias Sábado
Fonte/Autor : RS
Foto da net
𺰘¨¨˜°ºðCarlosCoelho𺰘¨¨˜°ºð

Sem comentários:

Enviar um comentário