sábado, 8 de junho de 2013

Rubens


Rubens
 
Peter Paul Rubens nasceu em 1577 em Siegen, Alemanha, onde o pai, Jan Rubens, um conceituado advogado de Antuérpia que se tornou amante da mulher do príncipe Guilherme de Orange, se exilaria. Após a morte do pai, a mãe regressa a Antuérpia com os filhos e Rubens passa a receber uma educação católica. Aos 21 anos, enquanto ajudante de Van Veen, é admitido na guilda dos pintores de Antuérpia. Viaja até Italia , onde conhece  o seu futuro mecenas, Vicenzo Gonzaga, duque de Mântua. O duque confia-lhe algumas missões diplomáticas que o levam a Espanha. Regressa a Antuérpia em 1608, por causa da morte da mãe, e no ano seguinte casa-se com Isabella Brant, de 17 anos. Entre 1622 e 1630 é igualmente requisitado como diplomata e pintor, dividindo-se entre as viagens e as encomendas de vários monarcas. Em 1630, quatro anos após a morte de Isabella, casa-se com Hélène Fourment, de 16 anos. Morre de gota aos 63 anos.
  

Com a exposição Rubens, la Adoración de los Magos, na qual, além de várias obras-primas do pintor flamengo, são apresentados os esboços feitos por Miguel Ângelo para a Capela Sistina, o Museu do Prado.
Poucos anos depois de ter sido executado, este quadro foi enviado para Madrid, passando a fazer parte da colecção real de Espanha. Vinte anos mais tarde, quando Rubens visita Espanha, entre 1628-1629, e se encontra com a obra, decide reformula-la e modifica uma série de detalhes. Decide mesmo aumentar o quadro em cima e na margem direita.
Até 1620 Rubens desenvolve dois estilos alternados, um pictórico, marcado pelos mestres italianos, com recursos a cores fortes e brilhantes, com apontamentos amarelos e vermelhos, e outro mais clássico, consistindo numa composição elaborada de cores frias. Considerado o pintor mais importante do barroco flamengo, Rubens, fosse qual fosse o tema ou a estrutura compositiva ou mesmo a utilização da cor, imprimia à obra o cunho de um grande colorista, a complexidade compositiva e a mestria de um magnífico desenhador, impregnando-a ainda com o seu estilo de vida alegre e livre.
“Adoração dos Reis Magos”, óleo sobre tela, pintado em 1609 para a Câmara de Amberes.
 
Fonte: Revista Caras
CarlosCoelho